Capa do livro: RELIGIÃO & EDUCAÇÃO DE SURDOS: <br>desafos e métodos

RELIGIÃO & EDUCAÇÃO DE SURDOS:
desafos e métodos

Autores: Silvio Santiago-Vieira (Org.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro versará sobre as interfaces do ensino religioso escolar (ERE) e metodologias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de educandos Surdos, tendo como objetivo oferecer um panorama de atividades e assuntos que envolvem a área do ERE, abordando aspectos históricos e legais, bem como  mitológicos e da sua organização para a Educação de Surdos, contextualizando o ensino e a aprendizagem ao apontar a dimensão epistemológica e prática no currículo escolar adaptado para Surdos inseridos em unidades especializadas, escolas comuns inclusivas ou escolas bilíngues para Surdos

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2451-3
DOI: 10.24824/978854442451.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

RELIGIÃO & EDUCAÇÃO DE SURDOS: <br>desafos e métodos

Autores

SILVIO SANTIAGO-VIEIRA
Mestre em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (UNIDA/ES). Especialista em Língua Brasileira de Sinais – Libras (FAM), em Atendimento Educacional Especializado – AEE (UNISABER/AD1) e em Psicopedagogia Institucional (FACIBRA). Graduado em Letras-Libras e Matemática. Instrutor de Libras (Prolibras/UFSC/MEC 2010). Professor de Educação Especial/Libras do Departamento de Ensino Especializado (DEES) e professor de Libras no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, ambos, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do PARFOR/UEPA. Diretor Acadêmico do Instituto de Educação e Cultura do Pará (IEPA) e Coordenador do Grupo de Estudos Surdos & Interfaces (GESI/IEPA). Atualmente se dedica nos estudos sobre Religião e Surdez, especificamente Fenômeno religioso em sujeitos Surdos dos espaços urbanos, Discursividade religiosa de Surdos, Terminologia em Libras e Educação de Surdos.

ANA ELOISA LIMA MONTEIRO
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião. Em 2015-2016, atuou no Grupo de Estudos de Religiões de Matrizes Afro-Brasileiras e Africanas (GERMAA/Uepa). É professora da Educação Básica tendo como linha de pesquisa religiões de matrizes africanas/ psicologia e religiosidade.

DAMÁRIS DE JESUS SILVA DA CONCEIÇÃO
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA/Uepa) na Linha de Pesquisa Prática pedagógica no Ensino Religioso. Participa do Projeto de Pesquisa Proposta Pedagógico para aulas de Ensino Religioso no 6º ano do Ensino Fundamental.

DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA
Doutora em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (2014), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestra em Estudo de Linguagens, linha de pesquisa Leitura, Literatura e Identidade (2008), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (1998 – UNEB), Avaliação (2002 – UNEB) e Mídias na Educação (2013) , pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Graduada em Letras com Inglês (1995 – UNEB). Pertence ao quadro docente da Universidade do Estado da Bahia, desde 2001, e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, desde 1994. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), Campus IV, Jacobina – BA. Atuou em programas de capacitação e formação profissional, como PROESP, Plataforma Freire e Programa Todos pela Alfabetização – TOPA, de 2009 a 2011. Formadora do Projeto Leituração Ano III. Coordenadora Pedagógica do Polo de Jacobina do Programa Universidade para Todos (UPT), em 2017. Possui experiência em ensino (Língua Portuguesa, Práticas Discursivas, Leitura, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia do Trabalho Científico, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa), extensão (Formação de Leitores, Contação de Histórias, Produção Textual e Avaliação) e pesquisa, atuando como líder do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR), no DCHIV, UNEB. Além disso, é Membro Efetivo da Academia Jacobinense de Letras, escritora, organizadora e revisora de textos acadêmicos.

DIEGO JONATA CARVALHO DIAS
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Graduando do curso de Licenciatura em História no Centro Universitário Internacional (Uninter). Membro do Grupo de Estudo Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA/Uepa). Membro também do Grupo de Estudos Surdez & Interfaces (GESI/Iepa). Desenvolve pesquisas na linha Religião e Surdez, Religião e Inclusão, Religião e Saberes, estudando especificamente o fenômeno religioso e suas possibilidades no âmbito das religiões de matrizes afro-brasileira e afro-paraense.

EDINALDO NUNES DE ARAUJO
Estudou Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo José Manuel da Conceição – São Paulo. Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil desde 2002. Cursa 3° Ano do curso de Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Pastor da Igreja Presbiteriana de Icoaraci/Belém desde 2003.

FABÍOLA CAROLINE DA COSTA RAMOS
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

GABRIEL BRITO DOS SANTOS
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Membro do Grupo de pesquisa Arte, Religião e Memória (ARTEMI/Uepa). Desenvolve pesquisas na linha Religião e Estudos em Cultura Visual e participa do Projeto de Pesquisa Religião e Quadrinhos.

GABRIELA LIMA DE MEDEIROS
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Membro do Grupo de pesquisa Arte, Religião e Memória (ARTEMI/Uepa). Desenvolve pesquisas na linha RELIGIÃO e Estudos em Cultura Visual e participa do Projeto de Pesquisa Religião e Quadrinhos.

JACKELINE DA SILVA CUNHA
Graduanda do quarto ano do curdo de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Participa do Grupo de Estudo de Religião na Amazônia.   
  
JÉSSICA RANIERI SANTANA CONDURU VIÉGAS
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

JONAS SOUZA DA CUNHA JUNIOR
Discente do curso de Licenciatura em Ciências da Religião (UEPA). Tem interesse em pesquisas na área do Ensino Religioso e Movimentos religiosos.

NALTON RODRIGUES CAMINHA
Natural de Belém-Pará. É discente no curso de Licenciatura em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Arte, Religião e Memória (ARTEMI/Uepa), na Linha de Pesquisa Religião e Quadrinhos: estudos em cultura visual. Atua principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica e metodologia do Ensino Religioso Escolar (ERE). Atualmente pesquisa sobre: i) arte sequencial; ii) Sebastião Mota de Melo (1920 – 1990); iii) alimentação e religiosidade.

OZIVAN PERDIGÃO SANTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Especialista em Técnicas de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdades Integradas Ipiranga (FAI), Licenciado em Ciências da Religião (UEPA) e Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, polo EaD Belém/PA) e Proficiente no uso e ensino de Libras por meio do PROLIBRAS 2007 (UFSC/MEC). Membro do Grupo de Estudos linguísticos (GELPEA/Uepa). Professor efetivo de Ensino Religioso por meio da Secretária de Educação e Cultura do Estado do Pará – SEDUC e Professor Assistente I do Curso de licenciatura em Letras/Libras UEPA. Autor do livro “Interpretação de Libras: retextualiazando sinalizações de um professor surdo”. Desenvolve pesquisas sobre Ensino Religioso, Movimentos religiosos com pessoas surdas, Tradução e Interpretação de Libras, Estudos linguísticos de Libras e Educação de Surdos. 

PEDRO AUGUSTO VALE DA SILVA
Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

SUELLEM DE CARVALHO MELO
Cursa Licenciatura em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Participa do Grupo de Estudos Surdos & Interfaces (GESI) do Instituto de Educação e Cultura do Pará (Iepa), na linha de pesquisa discursividade religiosa de pessoas surdas e Terminologia da Religião em Libras.

SILVIO SANTIAGO-VIEIRA
Mestre em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (UNIDA/ES). Especialista em Língua Brasileira de Sinais – Libras (FAM), em Atendimento Educacional Especializado – AEE (UNISABER/AD1) e em Psicopedagogia Institucional (FACIBRA). Graduado em Letras-Libras e Matemática. Instrutor de Libras (Prolibras/UFSC/MEC 2010). Professor de Educação Especial/Libras do Departamento de Ensino Especializado (DEES) e professor de Libras no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, ambos, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do PARFOR/UEPA. Diretor Acadêmico do Instituto de Educação e Cultura do Pará (IEPA) e Coordenador do Grupo de Estudos Surdos & Interfaces (GESI/IEPA). Atualmente se dedica nos estudos sobre Religião e Surdez, especificamente Fenômeno religioso em sujeitos Surdos dos espaços urbanos, Discursividade religiosa de Surdos, Terminologia em Libras e Educação de Surdos. 

WALISON ALMEIDA DIAS
Tem formação acadêmica em Licenciatura em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), atua enquanto pesquisador nos Grupos de Pesquisa/Estudos: Grupo de Pesquisa Arte Religião e Memória (ARTEMI/Uepa), na linha de Arte Sequêncial e Religião; Grupo de Estudo Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA/Uepa), além da participação no Grupo de Estudos Surdos e Interfaces (GESI) do Instituto de Educação e Cultura do Pará (IEPA). Enseja-se, dentro das linhas de pesquisa, a perspectiva decolonial dos saberes epistemológicos práticos e pedagógicos em busca de novas metodologias de ensino que visam contemplar a realidade da educação contemporânea.

WERMERSON MEIRA SILVA
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade[MPPED-UNEB], Pós Graduado em Tradução e Interpretação de Libras pela [Universidade Paulista- 2012]. Graduado no curso de Licenciatura em LETRAS/LIBRAS pela [Universidade Federal da Paraíba – UFPB – 2016], Graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia pela [Universidade Paulista- 2011]. Proficiente em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – LSB – [MEC – 2007] e Proficiente para o Uso e o Ensino da Língua Brasileira de Sinais – LSB – [MEC -2008]. Coordenador do Curso em Licenciatura de Pedagogia EAD pela [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB]. Coordenador do curso de extensão: Construção do Saber – ÈDÈ LAMÍ. Coordenador do Projeto multicampi: Centro de Aprendizagem em Língua Brasileira de Sinais – CALIBRAS. Professor da disciplina em Língua Brasileira de Sinais- LSB na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor [LEFOR-UNEB] , atuou como Coordenador do subprojeto Interdisciplinar com a linha de ação: Educação Inclusiva pelo Programa de Iniciação a Docência – PIBID[2014 a 2016] , Atuou como Coordenador das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa no Programa Universidade para Todos – UPT – [2015 a 2016]. Atuou como Professor da Disciplina Libras e Educação Inclusiva do Programa de Formação de Professores – PARFOR/ UNEB e UESB [2013 a 2014] Atuou como Coordenador do colegiado de pedagogia da UESB/ campus Itapetinga,{2014 a 2015] , Coordenador do projeto: LIBRAS: O Idioma que se Vê/ Itapetinga – UESB e Atuou como Tradutor e Intérprete de LSB do primeiro telejornal em Libras da Bahia o UESB Notícias Especiais e apresentador do quadro na mesma emissora Estatal denominado Sinais no Mundo.