Capa do livro: ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO: <br> perspectivas da (multi)seriação

ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO:
perspectivas da (multi)seriação

Autores: Salomão Antônio Mufarrej Hage - Iranete Maria da Silva Lima - Dileno Dustan Lucas de Souza (Orgs.)

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Sinopse

O objetivo deste livro é contribuir para o fortalecimento e a ampliação do debate nacional sobre as escolas do campo e quilombolas (multi)seriadas, por meio da apresentação de resultados de pesquisas e de experiências formativas realizadas e vivenciadas em distintos territórios nacionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2573-2
DOI: 10.24824/978854442573.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 394
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO: <br> perspectivas da (multi)seriação

Autores

ACÁCIA APARECIDA OREJANA
Possui graduação em Pedagogia pela UFMS (2016). É professora concursada da Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

ALINE MARINHO DE MELO PEREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela UFMS (2016).

ANA CLÁUDIA PEIXOTO DE CRISTO LEITE
Possui graduação em Pedagogia – UFPA (2002). Especialista em Gestão Escolar – UEPA (2004). Mestre em Educação – UFPA (2008). É Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Pará. É coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão: Educação, Saberes e Cultura do Campo na Amazônia, ESACAM, e do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Amapá (NEA-AP) da Universidade Federal do Amapá.

BEATRIZ SOUZA BARRAL
Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Linha de Pesquisa: Políticas Públicas na Educação do Campo. Especialização no tema Brasil: Estado e sociedade. Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e também no campo de estudo Educação do Campo. Possui experiência na área de educação como docente da disciplina de Sociologia do Ensino Médio e professora de escola do campo.

CHARLES MAYCON DE ALMEIDA MOTA
Doutorando em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc/UNEB. Mestre em Educação e Diversidade – UNEB. Professor da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Várzea do Poço-Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO.

CINTHYA LÚCIA MARTINS TORRES SARAIVA DE MELO
Professora adjunto de Língua Portuguesa do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutora e Mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do NELFE – Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e da Escrita (LETRAS/CAC/UFPE), do Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (LELIN/CAA/UFPE) e do GEPECQ (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/CAA/UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC/CAA).

CRISTIENE ADRIANA DA SILVA CARVALHO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra-Minas Gerais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO).

DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA
Graduado em Pedagogia pela UFRJ, Mestre em Educação pela UERJ, Doutor em Educação pela UFRGS. Pós-doutorado pela UFMG e Pós-doutorado pela UFPA. Grupo de pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo (TRAME).

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Pesquisador 1C CNPq. Pós-Doutor em Educação pela FEUSP e pela Universidade de Paris 13-França. Doutor em educação pela FACED/UFBA. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13- Paris 8). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de La Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador do Projeto: “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (CNPq e FAPESB).

ÉRICA FERNANDA JUSTINO
Graduada em Normal Superior, Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO). Atualmente Coordenadora Estadual da Educação do Campo e Educação Escolar Indígena na SEE/MG e Coordenadora Estadual do Programa Escola da Terra em Minas Gerais.

FABIANA APARECIDA FRANCO RODRIGUES
Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Fazenda Rio Grande. Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco- RJ/ 2010, Especialista em Psicopedagogia institucional pela Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte/2011, Especialista em Educação do Campo pela Universidade Tuiuti do Paraná/2014. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas, da Universidade Tuiuti do Paraná (NUPECAMP – PPGEd/UTP 2010-2017) E Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná/ 2015 a 2017.

FÁBIO DANTAS DE SOUZA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

FÁBIO JOSUÉ SOUZA DOS SANTOS
Fábio Josué Souza dos Santos Possui graduação em licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1998, 2006, 2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores / Campus Amargosa. Foi coordenador de área do “Pibid Classes Mulisseriadas” (UFRB/Capes, 2011-2018). Docentes do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB). É líder do grupo de pesquisa Observatório da Educação do Campo no Recôncavo Vale do Jiquiriçá-Bahia (Observale/CFP/UFRB). É membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho/UNEB).

GEANE SILVA GUIMARÃES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Salgado de Oliveira (2010). É servidora concursada da Prefeitura Municipal de Breves (PMB) como Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e lotada no Centro de Educação e Desenvolvimento Profissionalizante (CEDEP). Atualmente é professora do Curso de Inclusão digital ofertado à comunidade em geral através da parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Breves, SEMED, CEDEP e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA
Doutora em Educação/UFPA, Mestre em Educação pela UEPA. Professora da UFPA, Campus Universitário de Cametá/PA da Faculdade de Educação do Campo. Participa do Observatório da Educação Superior do Campo vinculado a CAPES, integra à Rede Universitas/BR e o Grupo de Estudos em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de l’Éducation – École Normale Supérieure de Lyon e pós-doutorado em Educação, com ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEduC) do Centro Acadêmico do Agreste; e no Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Centro de Educação. Coordena o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC/UFPE); representa a UFPE no Comitê de Educação do Campo de Pernambuco; integra a Comissão Executiva do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). É líder do Grupo de Pesquisa GPENAPE e pesquisadora dos Grupos Fenômenos Didáticos e GPEMCE da UFPE, e GEPERUAZ da UFPA.

IVÂNIA PAULA FREITAS DE SOUZA SENA
Professora, pedagoga, especialista em Gestão pública Contemporânea, mestre em Educação, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – UFBA. É docente da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VII – Senhor do Bonfim.

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Doutora em educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa – México, com pós-doutorado em Educação pela PUC-RIO. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

IZETE MAGNO CORRÊA
Mestre em Educação e Políticas Públicas – PPGED/UFPA. Servidora da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) desde 2009.

JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Possui graduação em Pedagogia – Administração Escolar (1999) Magistério (2000), Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA). Desenvolve atividades na Educação Básica como técnica em educação, com vinculo efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). No Ensino Superior é Professora Assistente III da Universidade do Estado do Pará.

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica-DIVERSO.

LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Coordenadora do PPGE/UEFS.

LUIZA NAKAYAMA
Professora Titular da Universidade Federal do Pará e Coordenadora Adjunta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, com bolsa da CAPES). Membro da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Chefe do Laboratório de Biologia de Organismos Aquáticos (LABIO). Fundei e coordeno a Sala Verde POROROCA Espaço Interativo Socioambiental Paulo Freire, convênio MMA/UFPA, registrado na UFPA (Portaria 16/2007/CCB) e no CNPq, como Grupo de Pesquisa e na PROEX-UFPA, como Programa Sala Verde Pororoca, com quatro subprojetos em andamento, dentre eles o EACINE.

MÁRCIO ADRIANO DE AZEVEDO
Doutor em Educação pela UFRN. Cursou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho, em Portugal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN.

MARIA ANGÉLICA CARDOSO
Possui Mestrado em Educação pela UFMS, Especialização em Formação Docente para a Educação Infantil e Fase Inicial do Ensino Fundamental pela UNIDERP e Doutorado em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professora adjunta da Faculdade de Educação/UFMS.

MARIA ANTÔNIA DE SOUZA
Coordenador do PPGEd Mestrado e Doutorado em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenadora do NUPECAMP – Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas-UTP.

MARIA CLAUDENE DA SILVA CRUZ
Pós-graduada em: Políticas de Igualdade Racial na Escola (III Curso de Especialização em Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia-Implementação da Lei 10.639/03/UFPA e Coordenação Pedagogia e Planejamento/COTEMAR. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2012), pela Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa (GPEFORP) e do Projeto de Extensão: memoria, Identidade e Educação Patrimonial no Nordeste Paraense. Tem experiência na função de Assessora Pedagógica do Curso regular/UPA. Atualmente é bolsista do Curso de História/PARFOR da Universidade do Estado do Para no Campus X- Igarapé- exercendo a função de Assessora pedagógica. Atualmente exerce a função de pedagoga no ambiente não escolar na Secretaria de Assistência Social (SEMASS), Igarapé-Açu.

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2010), Pós-Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2015), Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2006), com graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997). Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora colaboradora do ESA – Mestrado profissional em Ensino e Saúde na Amazônia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS. Coordena o Grupo de Pesquisa “Práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar” – GPEFORP, e o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no Município de Igarapé-Açu/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Gestão Escolar e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, currículo, didática, educação infantil e prática de ensino.

MARIA ISABEL ANTUNES-ROCHA
Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO). Assumiu a Coordenação de Formação do Projeto Escola da Terra em Minas Gerais. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com os temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Representações Sociais, Psicologia Social.

MARIA LURDIMAR PINHEIRO CAMPOS
Pedagoga, professora de escola ribeirinha da Rede Municipal de Afuá/PA.

MAYRA DA SILVA CORRÊA
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Sociologia e Educação Ambiental e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Ambiental e Educação do Campo. Atualmente desenvolve estudos no campo da Avaliação da Aprendizagem em Escolas Rurais Multisseriadas. Atua como Especialista em Educação na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e Professora na Secretaria Municipal de Educação de Belém. (SEMEC).

NATALINA MEDEIROS DOS SANTOS
Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2012), pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar e do Projeto de Extensão: Memória, Identidade e Educação Patrimonial no Nordeste Paraense. Possui experiência na área da Educação com ênfase em pesquisa educacional. Atualmente exerce a função de coordenadora Administrativa na Universidade do Estado do Pará – Campus X/Igarapé-Açu.

NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Estado do Pará (1988), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Foi Pró-Reitora de Extensão da UFPA no período de 2005/2009. Foi Diretora do Instituto de Ciências da Educação no período de 2002-2005. É Professora Titular da Universidade Federal do Pará, Orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) de 2017-2019, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica – NEB/UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Planejamento da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão e administração da educação, sistema municipal de educação e democratização da gestão educacional, programas e projetos federais e seus impactos na escola básica. Atualmente coordena projetos de extensão e Pesquisa que trata das dinâmicas instituídas na gestão e organização pedagógica das escolas públicas a partir da implantação de processos de tempo integral, além de diversos programas e projetos federais, em especial o Programa Mais Educação. É colaboradora e integrante do Projeto “Experimentações de Políticas de Inovação na Educação Básica no Estado do Pará 2017-2020”.

REGINA BONAT PIANOVSKI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1981). Professora de pós-graduação e graduação. Especialista em psicopedagogia, psicomotricidade e educação especial. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas, da Universidade Tuiuti do Paraná (NUPECAMP – PPGEd/UTP). Doutora em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem temas: psicomotricidade, aprendizagem, potencialidades e psicopedagogia.

ROSIANE DE SENA CUMARU
Pedagoga, professora de escola ribeirinha da Rede Municipal de Afuá/PA.

SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE
Possui graduação em Agronomia (1982) e em Pedagogia (1987), mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1995), Doutorado Sanduíshe pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. Na área de Educação, privilegia as seguintes temáticas: educação do campo, políticas educacionais, educação de jovens e adultos, currículo e formação de professores na Amazônia.

SIMONE DA SILVA RIBEIRO
Docente de educação básica no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora onde atua nas séries iniciais do ensino fundamental. Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: educação e territorialidade, conhecimentos tradicionais, currículo e cotidiano escolar. Coordenadora do grupo de pesquisa ECUS (Educação, Cultura e Sustentabilidade).

SUANY RODRIGUES DA CUNHA
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2013). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior do Amapá (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Tem experiência na área de Educação, em pesquisas com ênfase em educação do campo, condições de trabalho docente, prática pedagógica, ribeirinhos e escolas com classes multisseriadas, multicicladas, multi-etapa, educação inclusiva e coordenação pedagógica. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e Grupo de Estudos e Pesquisa: Educação, Saberes e Cultura do Campo na Amazônia (ESACAM).

TÂNIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pós-Doutorado PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil na UEPA. Atualmente é vice coordenadora do Programa de Mestrado em Educação PPGED-CCSE-UEPA. Tem experiência na área de Educação especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas e formação de professores, educação infantil, educação popular.

VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO
Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Pará – UFPA (2002). Especialista em Informática e Educação, Universidade do Estado do Pará – UEPA (2004) e Psicopedagogia Clínica e Institucional, Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2010). Mestre em Educação, linha de pesquisa: Formação de Professores, Universidade do Estado do Pará – UEPA, (2013). Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2014-2018). Atualmente é professora concursada Nível Superior Licenciatura Plena em Pedagogia – Secretaria Municipal de Educação de Breves. Especialista em Educação pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – 13ª U.R.E. – Breves. Foi Professora Colaboradora e Substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Breves-Pará (2013-2016). Tem experiência nas áreas de Formação de Professores, Educação do Campo, Classes Multisseriadas/Multianos, Metodologia de Pesquisa, Psicopedagogia e Informática Educativa. Faz parte do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense – GEPEA.

ZANETE ALMEIDA GUSMÃO
Possui graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutoranda em educação para a ciência DINTER UEPA/UNESP. Professora Assistente III – Universidade do Estado do Pará, servidor estadual – Secretaria de Estado de Educação. Grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre a Docência (Líder); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).