Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS

Autores: Emerson Diógenes de Medeiros - Ludgleydson Fernandes de Araújo - Maria da Penha de Lima Coutinho - Lidiane Silva de Araújo (Orgs.)

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Sinopse

"Este libro presenta un análisis profundo de las prácticas implementadas para abordar diferentes ámbitos de la vida, abordados desde la experiencia de diferentes investigadores en sus áreas. La evidencia metodológica presentada será una referencia para el mejoramiento de las prácticas psicosociales actuales"
(Pablo Mendez-Bustos, Universidad Católica del Maule. Chile)

“El presente libro incluye diferentes capítulos donde en cada uno de ellos se presentan investigaciones recientes sobre las representaciones sociales desde los aspectos epistemológicos e históricos, así como aspectos más novedosos sobre las representaciones sociales y consumo de sustancias, enfermedades, educación, aspectos jurídicos y políticos. El libro incluye investigaciones con resultados muy interesantes, por lo que su lectura resulta fundamental en los campos de la psicología, sociología, educación y salud entre otros”.
(María del Mar Sánchez Fuentes, Universidad de la Costa. Colombia)

Por sua abrangência e diversidade, esta obra é de interesse para todos os profissionais que trabalham com a Teoria das Representações Sociais. Ainda que predominem capítulos focalizando a saúde, são 11 dos 18 que constituem o livro, no âmbito dessa temática a diversidade se destaca, dando voz a jovens, segmentos rurais, profissionais da saúde, professores e pessoas afetadas por doenças. Os outros capítulos reafirmam a pluralidade de caminhos que a TRS permite, discorrendo sobre a crise brasileira, o agente penitenciário e a paternidade, entre outros assuntos, e contribuindo também com incursões metodológicas e epistemológicas.
(Zeidi Araujo Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil)

O livro apresenta diversidade de capítulos teóricos e empíricos, o que traz importantes contribuições para o estudo da Teoria das Representações Sociais. As pesquisas apresentadas trabalham com temáticas atuais e relevantes socialmente, tornando a leitura fundamental para os pesquisadores da área.
(Andréa Barbará S. Bousfield, Universidade Federal de Santa Catarina. Brasil)

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2692-0
DOI: 10.24824/978854442692.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 340
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS

Autores

ORGANIZADORES
EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Psicólogo. Mestrado (UFPB) e Doutorado em Psicologia Social (Universidade Federal da Paraíba-UFPB). Pós-Doutorado em Psicologia Social (Universidade Federal da Paraíba) com ênfase nas bases normativas do comportamento social. Professor Adjunto 4, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPI / UFDPar), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da mesma IES. Bolsista de Produtividade UFPI. Coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica do Delta - LABAP/ UFDPar. Membro do GT da ANPEPP: “Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica”.

LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAÚJO
Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Stricto Sensu) da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus de Parnaíba/PI). Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidad de Granada (Espanha) com período sanduíche na Università di Bologna (Itália), Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB. Membro do GT Relações Intergrupais: exclusão social e preconceito da ANPEPP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestrado em Psicologia da Saúde pela UFPB. Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB, sendo coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e da Saúde Coletiva, além de coordenadora e professora do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior da Paraíba.

LIDIANE SILVA DE ARAÚJO
Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutora e Mestra em Psicologia Social e graduada em Psicologia (Licenciatura/Formação em Psicologia Clínica) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


AUTORES
ÁDILO LAGES VIEIRA PASSOS
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial-FACID | DEVRY. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Faz parte do PSIQUED: Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar da UFPI.

ADRIANO SCHLÖSSER
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina/campus Videira. Pesquisador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS/UFSC.

ALESSANDRA RAMOS CASTANHA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

ANDERSON MATHIAS
Doutor em Representações Sociais e Comunicação pela Universidade Sapienza de Roma – Itália. Atualmente doutorando em Psicologia Social na Universidade do País Basco – Espanha.

ANDRÉA XAVIER DE ALBUQUERQUE DE SOUZA
Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrado em Psicologia (UFPB) e Doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em Psicologia (UFPB).

ANDRÉIA ISABEL GIACOMOZZI
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS/UFSC.

ANDRESSA DE MACÊDO CARDOSO
Graduanda em Medicina. Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

ANGRA CRISLAYNE LIMA DA SILVA
Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Saúde Mental pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED.

ANNA CLARA DE ARAÚJO CARDOSO
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, componente do grupo de pesquisa em Imunoparasitologia e Doenças Neglicenciadas.

BRIGIDO VIZEU CAMARGO
Doutor em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro fundador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS/UFSC.

BRUNO KLÉCIUS ANDRADE TELES
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Mestre em Ciências (Linha Sociedade, Saúde e Ambiente) pela UNIVASF. Atualmente é docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Atua na área da Saúde Coletiva, Controle Social, Planejamento e Gestão em Saúde, Psicologia Social.

CHRISTIANE RAMOS CASTANHA
Enfermeira, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DANIEL HENRIQUE PEREIRA ESPÍNDULA
Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univasf. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: Violência, Exclusão, Psicologia da Saúde, Adolescência/Juventude, Representações Sociais e Práticas Educativas.

DARIO PAEZ
Doutor em psicologia social pela Universidade de Louvain – Bélgica. Atualmente professor titular de psicologia social na Universidade do País Basco – Espanha. Diretor do grupo de pesquisa “Cultura, Cognição e Emoções”.

EDNA DE BRITO AMARAL
Psicóloga no Núcleo de Saúde da Família – NASF 3 de Cocal dos Alves-PI, formação em psicologia pela Universidade Feral do Piauí. Mestre em Sociologia pela UFPI. Especialista em Saúde Mental pela FLATED e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí. Áreas de atuação e interesse: saúde coletiva, educação, medicalização social e da educação.

EMERSON DO BÚ
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Faz parte do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e da Saúde Coletiva da UFPB. Professor do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior da Paraíba.

EVANILDA SOUZA DE SANTANA CARVALHO
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é docente do Departamento de Saúde da UEFS, pesquisadora e líder do Cogitare: Pesquisas sobre corpo, gênero, representações e práticas de cuidado.

EVELIN CHAGAS MONTEIRO
Psicóloga, graduada pela Universidade Tiradentes/UNIT (2011), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade PIO-X (2013) e especialista em Psicodrama pela PROFINT (2016). Atualmente atua como psicóloga na PROFINT e no Centro de Integração Empresa Escola/CIEE.

FABIANA PORTO SILVA
Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia e Especialista em enfermagem obstétrica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Enfermagem pela UEFS. Atualmente é Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de São Gonçalo e docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências.

FABRYCIANNE GONÇALVES COSTA
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Neuropsicologa pelo (UNIPÊ), Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente atua como Psicóloga Clínica e docente no Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

FAUSTON NEGREIROS
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Stricto Sensu) da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus de Parnaíba/PI). Coordenador do PSIQUED - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar da UFPI. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

IARA ANDRADE DE OLIVEIRA
Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

JEANE OLIVEIRA FREITAS
Bacharel em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Enfermagem pela UFBA e doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é docente da Escola de Enfermagem da UFBA, pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Vulnerabilidades, Drogas e Gênero.

JOÃO WACHELKE
Doutor em Psicologia Social e da Personalidade pela Università degli studi di Padova (Itália). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

LUANA ELAYNE CUNHA DE SOUZA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

LUANA FREITAS PINTO
Psicóloga e mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

LUCIA MARISY SOUZA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Docente dos Programas interdisciplinares Extensão Rural e Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf. Pró-Reitora de Extensão desde 2011 na UNIVASF. Tem experiência na área de Educação do campo, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento territorial. Pesquisadora de produtividade do CNPq em Extensão inovadora.

LUCIANA MARIA MAIA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

LUIZA LINS ARAÚJO COSTA
Graduada em Psicologia (2014) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016), doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Faculdade Sete de Setembro - FASETE (Paulo Afonso/BA).

MARCUS EUGÊNIO OLIVEIRA LIMA
Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia Social (UFPB/ 1997), Doutor em Psicologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É atualmente Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA SANTOS
Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Psicóloga (UFPE) com doutorado em Psicologia (Universidade de Toulouse le Miral). Realiza pesquisa na área da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento.  Bolsista de Produtividade do CNPq (Pq 1C).

MAYARA CUSTÓDIO PEREIRA
Psicóloga e mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

RAQUEL PEREIRA BELO
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco com formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Associada 1 na Universidade Federal do Piauí nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia; membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP ‘Relações intergrupais: preconceito e exclusão social’.

RENATA LIRA DOS SANTOS ALÉSSIO
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Psicóloga (UFPE) com mestrado e doutorado em Psicologia (Universidade de Aix-Marseille). Atua nas áreas da Psicologia Social, Psicologia Social da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento.

SÍLVIA BARBOSA CORREIA
Psicóloga, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Docente do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

STELLA RIBEIRO BORGES
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).

SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA
Doutora em Psicologia. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Gerontologia e do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da UFPB. Pesquisadora vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais/UFPB. 

TATIANA CARLA CARVALHO AMORIM GUISANDE
Enfermeira. Residente em Urgência e Emergência. Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

TATIANA DE LUCENA TORRES
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora associada no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), membro do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho (GPST), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GEPET) e do Grupo de Trabalho – Representações Sociais na ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

VICENTE SARUBBI JR.
Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professor do programa de doutorado em Psicologia Educacional no Centro Universitário FIEO.

YURI SÁ OLIVEIRA SOUSA
Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Psicólogo (UFPE) com mestrado e doutorado em Psicologia (UFPE). Realizou estágio doutoral (2014-2015) no Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Aix-Marseille. Atua na área da Psicologia Social a partir de temas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.