Capa do livro: A CIDADE PARA ALÉM DA FORMA <br>COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida <br>Volume I

A CIDADE PARA ALÉM DA FORMA
COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida
Volume I

Autores: Helena Copetti Callai - Tarcisio Dorn de Oliveira - Carina Copatti (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Nesta obra os autores enfocam conceitos importantes para pensar a cidadania, a educação e os espaços urbanos. O estudo ressalta temas contemporâneos, tais como, alimentação, trânsito, saneamento, subjetividade, infância, lazer, saúde, meio ambiente, planejamento urbano, gênero e direitos humanos, dentre outros, evidenciando a relevância de se pensar a dimensão educadora da vida nas cidades e nos lugares. O livro possibilita ao leitor um aprendizado amplo e geral sobre as principais questões e desafios implicados no debate sobre a urbanização, bem como destaca o potencial didático-pedagógico implicado nos estudos sobre as relações sociais e espaciais.


Sidinei Pithan da Silva
Doutor em Educação
Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em
Educação nas Ciências – PPGEC / UNIJUÍ
Setembro / 2018

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2795-8
DOI: 10.24824/978854442795.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 302
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CIDADE PARA ALÉM DA FORMA <br>COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida <br>Volume I

Autores

ADRIANA MARIA ANDREIS
Graduada em Estudos Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI. Graduada em Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI. Especialista em Ensino da geografia pela Universidade Franciscana – UFN. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

ALANA RIGO DEON
Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

ALEXÁNDER CELY RODRÍGUEZ
Graduado em Ciências Sociais pela Universidad Pedagógica Nacional. Especialista em Teorias, Técnicas e Métodos de Investigação Social pela Universidad Pedagógica Nacional. Mestre em Educação pela Universidad Pedagógica Nacional. Doutor em Educação pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas y Universidad del Valle. Professor da Universidade Pedagógica Nacional – Bogotá.

ALFONSO GARCIA DE LA VEGA
Doutor em Geografia pela Universidade Autónoma de Madrid – UAM. Professor da Universidade Autônoma de Madri – UAM.

ALISSON VERCELINO BEERBAUM
Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

CARINA COPATTI
Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela Faculdade UNIASSELVI – FAMESUL. Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

CARINE ISABEL BOTH PINTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Educação Especial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

CLÁUDIA ELIANE ILGENFRITZ TOSO
Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em O Ensino de Geografia e da História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

CRISTHIAN MOREIRA BRUM
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Franciscana – UFN. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Pós-Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

DANIEL FERNANDO SANCHEZ NAVARRO
Graduado em Ciências Sociais pela Universidad Pedagógica Nacional de Colômbia – UNP/Colômbia. Mestrando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

ELISABETE DO CARMO DAL PIVA
Graduada em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de História pela Faculdade de Educação São Luís – FESL.  Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

ELMIR JORGE SCHNEIDER
Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

GABRIEL DA SILVA WILDNER
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

GABRIELA DAMBRÓS
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em TICs aplicadas à educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Especialista em Educação Profissional e Tecnologia pelo Instituto Souza – IS. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

GERSON AZULIM MÜLLER
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

GRETI APARECIDA PAVANI
Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

HELENA COPETTI CALLAI
Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí – FAFI. Mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Autónoma de Madrid – UAM/Espanha.

ISABEL KOLTERMANN BATTISTI
Graduada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

JAEME LUIZ CALLAI
Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Especialista em Documentação Científica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

JANDHA TELLES REIS VIEIRA MÜLLER
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado para Grupos Especiais pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

JOSÉ CARLOS DA SILVA TELLES
Graduado em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

LUCIANA STUMPF RISTOF
Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública – ESP-SES/RS. Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

MARISTELA BORIN BUSNELLO
Graduada em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Mestra em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

MARISTELA MARIA DE MORAES
Graduada em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Pós-doutoranda (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ .

MARTIN KUHN
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Graduado em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Administração da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Pós-Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

MATHEUS MENDONÇA DA ROCHA
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

NOELI VALENTINA WESCHENFELDER
Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI. Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Pré Escola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

NUBIA MORENO LACHE
Graduada em Ciências Sociais pela Universidad Pedagógica Nacional. Mestra em Educação pela Universidad Pedagógica Nacional. Doutora em Educação pela Universidad Pedagógica Nacional. Professora da Universidade Distrital Francisco José de Caldas – Bogotá.

RUDIÃO RAFAEL WISNIEWSKI
Graduação em Letras – Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

WALTER FRANTZ
Graduação em Ciências Naturais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Economia da Cooperação pela University of Münster – WWU/MÜNSTER. Doutor em Ciências Educativas – Sociologia, Pedagogia e Ciências Políticas pela University of Münster – WWU/MÜNSTER.