Capa do livro: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br>perspectivas de ensino e de aprendizagem<br> Volume 4

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
perspectivas de ensino e de aprendizagem
Volume 4

Autores: Gionara Tauchen, Altair Alberto Fávero (organizadores)

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Sinopse

Num cenário marcado pela democratização da Educação Superior, a avaliação na perspectiva de ensino e de aprendizagem constitui um dos mais importantes desafios das Instituições de Ensino Superior - IES. O que avaliar? Como avaliar? Quais os princípios e fundamentos que orientam os processos avaliativos? De que forma os docentes compreendem o papel da avaliação? No que consiste a avaliação por matriz de competências no contexto das metodologias ativas de ensino e aprendizagem na Educação Superior? De que forma a lógica do mercado interfere na definição dos critérios de qualidade na avaliação da Educação Superior? O que significa pensar as práticas avaliativas na perspectiva da educação inclusiva? Como a pedagogia da alternância pode se constituir um dispositivo avaliativo/formativo no contexto do Ensino Superior? De que forma o cinema pode contribuir para constituir processos avaliativos de afirmação da imagem positiva do ibero-ásio-ameríndio? No que consiste a aprendizagem autorregulada e a avaliação formativa no processo de retenção e permanência estudantil na Educação Superior? Estas e outras questões constituem o cenário de reflexão dos distintos capítulos que compõem o Volume 4 da Coleção Avaliação do Ensino Superior: perspectivas de ensino e de aprendizagem. A Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho CLACSO (2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México e Colômbia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2804-7
DOI: 10.24824/978854442804.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br>perspectivas de ensino e de aprendizagem<br> Volume 4

Autores

ALTAIR ALBERTO FÁVERO - BRASIL
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS – cadastrado junto ao CNPq), o qual desenvolve o projeto de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde março de 2014), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. É avaliador de Cursos do Inep desde 2010. Dentre suas inúmeras publicações, destacam-se: Interdisciplinaridade e formação docente (coletânea organizada com Carina Tonieto e Evandro Consaltér – CRV, 2018), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (coletânea internacional organizada com Gionara Tauchen – Volume I, CRV, 2017), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais (coletânea internacional  organizada com Gionara Tauchen – Volume II, CRV, 2017),  Epistemologias da Docência Universitária (Coletânea organizada com Carina Tonieto – CRV, 2016), Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (coletânea internacional organizada com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani – CRV, 2015), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (coletânea internacional organizada com Gionara Tauchen – CRV, 2016), Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (Coletânea organizada com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody - Mercado de Letras, 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (coletânea organizada com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2013), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (coletânea organizada com Edison Alencar Casagranda – Mercado de Letras, 2012), Leituras sobre John Dewey e a educação (coletânea organizada com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (Livro de autoria com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2010).

GIONARA TAUCHEN – BRASIL
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela UFSM. Pós-doutora em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na FURG. Líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2013-atual) da FURG. Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área da educação. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: docência e políticas de Educação Superior, educação comparada, epistemologia, educação em ciências, formação de professores. É Autora de diversos artigos publicados em periódicos qualificados de Educação e organizadora das seguintes coletâneas: Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (coletânea internacional  organizada com Altair Alberto Fávero – Volume I, CRV, 2017), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais (coletânea internacional  organizada com Altair Alberto Fávero – Volume II, CRV, 2017), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (coletânea internacional organizada com Altair Alberto Fávero – CRV, 2016).

ALONDRA BERENICE RUIZ VIRGEN – MÉXICO
Egressa da Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Colima/México (2013-2017).

ARNALDO NOGARO – BRASIL
Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Antropologia Filosófica (PUCRS) e graduado em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófia, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Atualmente é Reitor da URI e também professor titular dos Curso de Graduação e Pós-graduação em Educação. Membro do Conselho Editorial de diversos periódicos de educação e avaliador Institucional e de Cursos do Inep. Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação de Professores, certificado pelo CNPq e membro do Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES). Autor dos livros Professor reflexivo: práticas emancipatórias (CRV, 2015), As TICS nos labirintos da prática da educativa (CRV, 2016), Neurociência cognitiva para educadores (CRV, 2016), Acolhimento da criança dos 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017) Entre o poder e a submissão (CRV, 2018).

CARINA TONIETO – BRASIL
Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS – cadastrado junto ao CNPq), o qual desenvolve o projeto de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde março de 2014), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, destacam-se: Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér – CRV, 2018), Epistemologias da Docência Universitária (Coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – CRV, 2016), Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (Coletânea organizada com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody - Mercado de Letras, 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2013), Leituras sobre John Dewey e a educação (coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2010).

CELSO LUIZ PRUDENTE – BRASIL
Doutor em Cultura pela USP, Pós Doutor pelo IEL/UNICAMP, antropólogo, cineasta, Professor da UFMT e Curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. Membro de Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) e do Grupo de Estudos Educação & Merleau-Ponty (GEMPO). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

ELIANA ORTIZ CASTILLA – COLÔMBIA
Mestre em Educação (FURG/Brasil) e graduada em Filologia Clássica Pela Universidade Nacional de Colômbia. Catedrática da Universidade de Rosário na Escola de Ciências Humanas, com experiência em pesquisa nos temas de Permanência na Educação Superior, leitura e escrita na Educação Superior.

EVANDRO CONSALTÉR - BRASIL
Doutorando em Educação (bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Letras pela UPF. Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS), o qual desenvolve o projeto Interdisciplinaridade, docência universitária e políticas educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. É co-organizador com Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto da coletânea Interdisciplinaridade e Formação Docente (CRV, 2016).

HUMBERTO CALLONI - BRASIL
Doutor e Mestre em Educação (UFRGS), Licenciado em Pedagogia e Filosofia (UFRGS). Atualmente é professor Associado de Filosofia em cursos de licenciaturas e bacharelados da FURG. Pesquisador e docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Ambiental – PPGEA - da mesma Universidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade – GEC/FURG/CNPq.

JENNIFFER LOPERA MORENO - COLÔMBIA
Doutoranda em educação na Universidade dos Andes. Mestre em Antropologia Social pela Universidade dos Antes e Filóloga pela Universidade Nacional de Colômbia. Sua experiência docente tem se concentrado no ensino de leitura e habilidades de pesquisa na graduação e pós-graduação. Sua trajetória de pesquisadora tem se concentrado na pedagogia do ensino e na investigação curricular na Educação Superior. É professora e pesquisadora há cinco anos na Escola de Ciência Humana da Universidade de Rosário em Bogotá/Colômbia.

JUAN MANUEL CASTREJÓN AMEZCUA – MÉXICO
Egresso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Colima/México (2013-2017). Atualmente trabalha como docente na Secretaria de Educação de Jalisco/México.

LIDIANE L PUIATI PAGLIARIN – BRASIL
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS), o qual desenvolve o projeto Interdisciplinaridade, docência universitária e políticas educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil  Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na Educação Superior, coordenação pedagógica em escolas.

NORMA GUADALUPE MÁRQUEZ CABELLOS – MÉXICO
Doutora em Psicologia Educativa (Universidad Autónoma de Aguascalientes), Mestre em Desenvolvimento Docente (Universidad de Colima), Licenciada em Educação Especial (Universidad de Colima), Licenciada em Educação Pré-Escolar (ISENCO), Especialista em Altas Capacidades Intelectuais (Universidad de Salamanca/Universidad de Guadalajara). Membro do Sistema Nacional de Investigadores (Candidata) e autora de diversos artigos. Coordenadora e autora de capítulos de livros, manuais de estratégias docentes em torno das Altas Capacidades Intelectuais e Talentos Específicos, assim como temas sobre Educação Inclusiva.  Diretora de USAER em Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado de Colima e professora de tempo integral da Faduldade de Ciências da Educação da Universidade de Colima.

RAFAEL ALBERTO MÉNDEZ ROMERO – COLÔMBIA
Possui Ph.D em Educação Matemática, Mestrado em Modelização Matemática e Computacional, Especialização em Matemática Aplicada e Graduação em Matemática. Durante o desenvolvimento da tese de doutorado, foi pesquisador convidado na Kennesiw State University, onde colaborou com grupos de pesquisa de métodos avançados de investigação qualitativa e de educação matemática. Tem sido professor de varias universidades colombianas, assim como professor colaborador honorífico da Universidade de Valladolid. Sua investigação gira em torno da educação matemática, formação docente, modelos de competências profissionais docentes e de excelência docente, justiça social em matemáticas, mediação tecnológica em educação dentre outras. Atualmente é coordenador do serviço de Matemáticas da Universidade de Rosário – Colômbia.

RODRIGO EDER ZAMBAM - BRASIL
Doutor em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Filosofia (UNISINOS). Licenciado em Filosofia (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia (UPF). Atualmente é professor efetivo de Filosofia do Instituto de Educação da FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade – GEC/FURG/CNPq.

SARA ALIRIA JIMÉNEZ GARCÍA - MÉXICO
Doutora em Educação, professora/pesquisadora da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima (México) e membro do sistema Nacional de Pesquisadores (nível I) do Programa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt). Dentre os temas de suas pesquisas destacam Culturas, políticas e economia aplicadas à ciência, à educação, inovação e desenvolvimento sustentável.

SEBASTIÃO SILVA SOARES - BRASIL
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wasceslau Braz e Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Integra a Rede de Pesquisadores de Indução à Docência, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Marcelo Gacía, da Universidade de Sevilla, Espanha. Realizou doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Tem experiência nas áreas de Letras e Pedagogia. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal do Tocantins no Curso de Licenciatura em educação do Campo.

SERGIO ALEJANDRO RODRÍGUEZ JEREZ - COLÔMBIA
Doutor em sociedade do conhecimento e ação nos âmbitos da educação, comunicação dos direitos e das novas tecnologias. Mestre em Docência. Especialista em Analítica da sociedade do conhecimento. Psicólogo, Catedrático da Escola de Ciência Humanas da Universidade de Rosário – Colômbia. Docente/Pesquisador da Escola de Filosofia e Humanidades da Universidade Sergio Arboleda. Membro do Grupo de Pesquisa INVEDUSA.