Capa do livro: SURDEZ:<br> comunicação, educação e inclusão

SURDEZ:
comunicação, educação e inclusão

Autores: Celeste Azulay Kelman - Thabata Fonseca de Oliveira - Simone D`Avila Almeida (Orgs.)

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Sinopse

A gênese deste livro começa há muitos anos atrás, com cursos de extensão homônimos, oferecidos pela primeira organizadora desse livro. A demanda era muito grande e sempre excedendo em muito o número de vagas oferecidas. Primeiramente, os cursos foram oferecidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e, desde 2011, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cada curso era solicitado que se mantivesse um Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez. Assim nasceu o GEPeSS. Os temas das aulas, associados às pesquisas de algumas colegas, colaboradoras, doutorandas e mestrandas, geraram este livro.
O livro Surdez: comunicação, educação e inclusão divide-se em três eixos. O primeiro, mais genérico, aborda temas como surdez, sociedade e cultura. O segundo envolve as interfaces de áreas do conhecimento, como fonoaudiologia, tecnologias de informação e surdocegueira.
O terceiro fecha o ciclo, destacando os capítulos sobre educação em diálogo com as múltiplas dimensões que um processo educacional para surdos envolve, como a linguística e a interpretação. Entendemos que, dessa forma, oferecemos um livro a todos aqueles que se interessam pelo amplo espectro sobre surdez: professores, alunos, familiares e os próprios surdos, refletindo cada vez mais sobre sua história, cultura e identidade. Aproveitem a leitura.

Celeste Azulay Kelman

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2841-2
DOI: 10.24824/978854442841.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SURDEZ:<br> comunicação, educação e inclusão

Autores

ADRIANA RAMOS SILVA
Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação pela UFRJ. Especialista em Libras: ensino, tradução e interpretação pela UFRJ. Especialista em Surdez e Letramento pelos Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Certificada pelo Exame Prolibras/ MEC para o ensino e tradução da Libras no Nível Superior.

ALINE LIMA DA SILVEIRA LAGE
Possui graduação em Psicologia e mestrado em Ciência Ambiental pela UFF. É doutoranda em Educação no PPGE da UFRJ. Professora de Psicologia do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e filiada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

ANA DORZIAT
Possui graduação em Pedagogia (UFPB/PB), mestrado em Educação Especial (UFSCar/SP), doutorado em Educação (UFSCar/SP) e pós-doutorado (UL/Lisboa). É professora Titular da Universidade Federal da Paraíba/Campus I, Centro de Educação. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação (PPGE), com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos.

CELESTE AZULAY KELMAN
Graduação em Psicologia (UFRJ, 1972), mestrado em Educação (UERJ, 1995) e doutorado em Psicologia (UnB, 2005). Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS/UFRJ (integrante do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

EVA NAVEGANTES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Planejamento Escolar e Políticas Públicas (UGF/RJ), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Atuou na Educação Especial, na estimulação essencial de crianças surdas e com alunos surdos usuários de Implante Coclear, no Instituto Felipe Smaldone-Belém/PA. Atualmente é professora do Centro Integrado de Educação Especial-CIEES/PA, no atendimento a jovens e adultos da educação especial.

FRANCISCO JOSÉ OSTERNE
Fonoaudiólogo. Especialista em audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana e Otoneurologia pela UNIFESP.
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP. Fonoaudiólogo Clínico/ Setor de Implante Coclear – Saúde Auditiva da HUCFF/UFRJ.

GISELLY PEREGRINO
É licenciada em Letras pela UERJ, mestre em Letras e doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio. Também é especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Especial pela UGF. Já atuou na educação básica na rede pública e em instituições privadas de ensino. Atuou, ainda, em cursos de aperfeiçoamento e especialização em universidades federais. É professora no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

GUILHERME BARROS ARRUDA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica, com ênfase em Ensino de Geografia (UFRJ). Graduação em Geografia – Licenciatura e Bacharelado – pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Geografia do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA RIOS PEREIRA SANTOS
Possui graduação em Pedagogia (Orientação Educacional) pela Universidade Federal Fluminense (1987), graduação em Pedagogia (Magistério e Supervisão Escolar) pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011). Professora da Secretaria Municipal de Educação – SME/RJ.

LARISSA DA SILVA BRITO
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UFAM). Mestre em Educação (UFRJ), na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade. É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (UFRJ). Atualmente, também Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED-AM) e Professora na Universidade Federal do Amazonas (Faculdade de Educação).

LETÍCIA PEÇANHA MEDEIROS DA CUNHA
Fonoaudióloga e Pedagoga. Especialista em Educação Especial/Inclusiva. Mestre em Informática, na área Informática, Educação e Sociedade pelo PPGI/UFRJ. Coordenadora do CAS RJ – Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez/SEEDUC. Professora do AEE e Informática para Surdos/SME Duque de Caxias.

LUCAS ROMÁRIO
Possui graduação em Pedagogia (UFPB) e em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp), especialização em Educação em Direitos Humanos (UFPB), mestrado em Educação (UFPB) e é doutorando em Educação, na linha de Pesquisa Estudos Culturais da Educação (ECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

MARIA ISABEL KÓS
Fonoaudióloga. Especialista em audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP / Santa Casa SP. Mestre em Fonoaudiologia – Veiga de Almeida. Doutora em Saúde Coletiva – IESC / UFRJ. Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFRJ. Chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HUCFF/UFRJ

MARIANA GONÇALVES FERREIRA DE CASTRO
É Professora Assistente de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É intérprete e guia-intérprete de LIBRAS, atuando com pessoas surdocegas. Pesquisadora e Membro do GEPeSS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Surdez. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

RAFFAELA DE MENEZES LUPETINA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Psicopedagoga pela Universidade Candido Mendes (UCAM/AVM) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC).

RENATA DOS SANTOS COSTA
Mestre em educação (UFRJ). Especialista em educação de surdos (INES/DESU), Bacharel em tradução e interpretação de Libras/português (UFSC), Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Professora intérprete de Libras/português (Município de Nova Iguaçu), Tradutora intérprete de Libras português (INES/DESU), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPeSS-UFRJ). pesquisadora do GEPeSS (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez).

SILENE PEREIRA MADALENA
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), Mestre em Fonoaudiologia (2012), Psicopedagoga (1994), Fonoaudióloga (1988) e Professora (1979), com Especialização em Educação Infantil e Educação Especial (1980). É professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, responsável pela Oficina de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atua na capacitação de professores de Surdos do 1º segmento, no campo da Educação Matemática.

SIMONE D`AVILA ALMEIDA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Professora de classe bilíngue para alunos surdos da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (PMDC).

THABATA FONSECA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Mestre em Geografia (UFF). Especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território (UERJ). Licenciada em Geografia (UFF). Professora de Geografia do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPeSS/UFRJ).