Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE:<br> enfoques, sentidos e desafios

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE:
enfoques, sentidos e desafios

Autores: Iracema Campos Cusati (Orgs.)

Esta obra, que apresenta o tema da Formação de Professores/as contém textos elaborados a partir de pesquisas de campo e bibliográficas abordando questões emergentes relacionadas à educação na contemporaneidade. A temática da formação de professores nos cursos de Pedagogia e nas Licenciaturas transita nas análises dos autores que buscam incessantemente compreender o cotidiano escolar, as práticas e as formas de trabalho presentes na escola. A literatura tem destacado que o distanciamento entre o fazer pedagógico notadamente reflexivo e a formação de professores demandam propostas inovadoras em todos os níveis de ensino. Os capítulos que integram este livro foram escritos por licenciandos, mestrandos, alunos egressos e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina juntamente com pesquisadores(as) que têm participado, colaborativamente, em profícuas discussões, sejam em bancas de defesa ou em parcerias autorais acadêmico-científicas, buscando estimular as iniciativas destes e de outros pesquisadores/as da área de educação que reconhecem, valorizam e incorporam os saberes docentes às suas ações. A proposta é desenvolver uma reflexão sobre o campo de investigação que, se não é emergente, pelo menos requer necessário para a compreensão do significado da docência segundo a perspectiva da formação, da atuação e das políticas educacionais brasileiras face aos contornos das reformas educativas nacionais e internacionais.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2784-2
DOI: 10.24824/978854442784.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE:<br> enfoques, sentidos e desafios
SÍLVIA LETÍCIA CASTRO COSTA
Mestre em Educação no Programa de Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – PPGFPPI. Professora da Rede Pública de Ensino no Estado da Bahia. Licenciada em Pedagogia e Matemática.

MARÍLIA ROCHA AMANDO
Educadora física e mestranda do Programa de Pós Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco campus Petrolina.

IRAN FERREIRA DE MELO
Doutor em Letras pela USP e professor de Linguística e Língua Portuguesa da UFRPE. Desenvolve pesquisas e coordena o Outras Palavras – Núcleo de Estudos em Teoria Crítica do Discurso.

JOSÉ RAIMUNDO DE ARAÚJO
Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG e em Ciências Ambientais pela UEMG/UFAM. Bacharel em Estatística pela UFMG. Professor de Estatística Aplicada à Educação da FaE/UEMG. Chefe do Departamento de Psicologia da Educação e Metodologia da Pesquisa (DPEMP) da UEMG.

MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Doutora em Educação – UFPB, Mestre em Administração – UFPB, Especialista em EaD – UNIGRAN/EaD, Bacharel em Ciências Contábeis – UFPB e Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN/EaD. Professora Associada do Centro de Educação da UFPB e professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB.

AMANDA DE SOUZA ALBUQUERQUE
Mestranda do PROFMAT/UNIVASF. Licenciada em Matemática – UPE campus Petrolina. Professora das redes públicas de ensino de Petrolina-PE e do estado de Pernambuco.

DEIVD ANDRADE PORTO
Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco campus Petrolina. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

MARIA HELDA FERREIRA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE – campus Petrolina. Professora da rede pública de Ensino Fundamental.

JULIERME CASTRO DOS SANTOS PINHEIRO
Licenciando em Matemática pela Universidade de Pernambuco/UPE campus Petrolina.

ANNE DANIELLE CASTRO PAULO
Licenciada em Matemática pela UPE campus Petrolina. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia.

ROSILEIDE DOS SANTOS GOMES SOARES
Mestra em Educação- UPE Campus Petrolina pelo Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Especialista em Psicopedagogia – Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Petrolina (2004) Graduada em Pedagogia Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Petrolina (2001), Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco à disposição da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina.

KLEBER FERREIRA COSTA
Mestre em Linguagem e Ensino – UFCG, Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE).

MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Doutora em Educação - UFPB, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).