Capa do livro: MEMÓRIA E TRAVESSIA:<br>resgate de itinerários de professores na escola de engenharias de Itajubá

MEMÓRIA E TRAVESSIA:
resgate de itinerários de professores na escola de engenharias de Itajubá

Autores: Adilson da Silva Melo - Carlos Alberto Máximo Pimenta - Giovanni Horácio Guimarães - Rita de Cássia M. T. Stano (Orgs.)

Este livro, resultado do projeto de pesquisa "MEMÓRIA E TRAVESSIA: resgate de itinerários de professores na Escola de Engenharias de Itajubá",  financiado pelo CNPq, propõe refletir sobre a constituição da identidade e da memória professoral ao longo de determinado período da história da Universidade Federal de Itajubá.

Teve a pretensão de explicitar, enquanto instituição educativa, os diversos e diferentes modos de fazer e de processar a prática docente, levando-se em consideração as mudanças processadas ao longo dos construção da instituição, com o objetivo de apreender a identidade institucional a partir das vozes e das narrativas de professores dando lugar ao saber no cotidiano acadêmico.

 

Ao longo da sistematização dos dados coletados vislumbrou-se a necessidade de promover a análise dos modos de produção do saber pedagógico empreendido presentes em diferentes épocas, devidamente contextualizadas, para, a posteriori, registrar a memória constitutiva dos sujeitos que trilharam o percurso do saber docente na instituição.

Portanto, a publicação deste livro é bem vinda para se pensar os percursos institucionais de diferentes universidades com as características da UNIFEI, uma vez que essas relações podem ter similaridades. No caso específico, os saberes docentes foram capturadas e registradas durante a investigação, porque os procedimentos de análise dos dados evocavam da memória dos sujeitos os redesenhos significados elaborados historicamente acerca de modos próprios e singulares de fazer e pensar a educação de engenheiros, por quase um século.

 

Dentro desse campo de informações evidencia-se a história da instituição, em perspectivas documentais, oralidades e memórias de professores sobre o seu saber-fazer pedagógico. Em equivalência, nesta proposição, esta a relação entre história e memória, num biográfico, a partir de vários relatos, depoimentos e documentos que permitiram a apreensão do subjetivo, objetivamente marcado pelas próprias rugas e situações experimentadas nos diversos lugares sociais onde foi se constituindo a própria identidade institucional.

 

Eis aqui um belo exercício, no sentido de que o refazer de um percurso de construção de valores pode subsidiar a discussão acerca das proposições político-estratégias de uma Universidade, que se predispõe em ser tecnológica por excelência. 

 

 

Rita Stano

Dra em Educação

Universidade Federal de Itajubá

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-235-1
DOI: 10.24824/978858042235.1
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

MEMÓRIA E TRAVESSIA:<br>resgate de itinerários de professores na escola de engenharias de Itajubá

Adilson da Silva Mello

Graduado em filosofia doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP.

Atualmente é pesquisador e professor do GEPE de Humanas do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá. autor do livro "Sá Mariinha das Três Pontes" pela Editora Santuário.

E-mail: prof.adilsonmello@gmail.com

 

Carlos Alberto Máximo Pimenta

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté (1990); mestrado (1995) e doutorado (2001) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto II e pesquisador do GEPE-Humanas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Autor de vários artigos e livros, dentre eles "Sociologia da Juventude" (Editora Universitária Cabral, 2006); "Violência: natural ou sociocultural?" (Editora Paulus, 2006); e "Antropologia Urbana: diálogos com Márcia Regina da Costa" (Editora Armazém Digital, 2009).

E-mail: carlosalbertopimenta@gmail.com

 

Giovanni Horácio Guimarães

Mineiro de Itanhandu transplantado para Itajubá na infância. Músico e poeta por teimosia. Graduado em História pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá. Mestre em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da PUC – SP de 1997 a 1999. Trabalhou como educador em escolas públicas de Itajubá e região. Desde 2003 integra o quadro permanente da Universidade Federal de Itajubá, como professor. Lotado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. É professor do curso de Administração, de Física Licenciatura e de várias engenharias. Entre as disciplinas lecionadas estão: Sociologia das Organizações; Metodologia de Pesquisa aplicada à Administração; Filosofia das Organizações; Filosofia da Educação: Ciências Humanas e sociais. Integra o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Humanas. Desenvolve pesquisa nas áreas: História das Instituições Escolares, Cultura e Identidade Organizacionais; Trabalho, indivíduo e Cultura. É professor conteudista do curso de especialização em “Gestão de pessoas e projetos sociais”. Desde 2010 integra o programa de Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo co mo doutorando, desenvolvendo pesquisa sobre “História das Disciplinas Acadêmicas”.

E-mail: ghg@unifei.edu.br

 

Rita de Cássia M. T. Stano

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá. Mestre em Supervisão e Currículo pela PUC-SP e Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Humanas da Unifei. Coordenadora do Curso de Especialização a distância em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP. Coordenadora da pesquisa “Trajetórias professorais e Identidade Institucional da Unifei” financiada pelo Cnpq.

E-mail ritastano@gmail.com