Capa do livro: METODOLOGIA DE PESQUISA:<br> práticas metodológicas nas ciências humanas

METODOLOGIA DE PESQUISA:
práticas metodológicas nas ciências humanas

Autores: Eder Aparecido de Carvalho (Org.)

livro impresso
de R$ 30,90 por
livro digital
de R$ 30,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Metodologia de Pesquisa: Prátcas Metodológicas nas Ciências Humanas apresenta uma coletânea de cinco capítulos que compõe o eixo teórico da obra. O propósito da obra foi perpassar temas que se direcionam à metodologia de pesquisa, nos campos teórico e prático.
O primeiro capítulo aborda a relação teoria-método-técnicas no campo das Ciências Sociais. Atentou-se principalmente para os cuidados a serem observados, na prática da pesquisa, a fim de se evitar as armadilhas existentes na pesquisa de campo. O segundo capítulo fornece uma visão panorâmica da pesquisa qualitativa etnográfica. O terceiro capítulo apresenta a perspectiva crítica da Escola de Frankfurt e a dialética negativa como recurso teórico-metodológico que permeia os estudos frankfurtianos. O quarto capítulo busca ilustrar a relevância da utilização do diário de campo como instrumento de pesquisa qualitativa sobre o agir do Coordenador Pedagógico. Por fim, o quinto capítulo concebe a leitura como uma das atividades mais presentes no cotidiano e apresenta algumas estratégias de leitura como técnicas que possibilitam a aquisição da informação textual no contexto acadêmico de ensino.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2777-4
DOI: 10.24824/978854442777.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 110
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

METODOLOGIA DE PESQUISA:<br> práticas metodológicas nas ciências humanas

Autores

CAMILA MARIA CORRÊA ROCHA
Professora na Área de Letras do Instituto Federal Catarinense
(IFC) – Campus Brusque. Doutora em Estudos Linguísticos pela
Universidade Estadual Paulista (Campus de São José do Rio
Preto) e Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade
Estadual de Londrina (UEL).

EDER APARECIDO DE CARVALHO
Professor na Área de Sociologia do Instituto Federal Catarinense
(IFC) – Campus Brusque. É membro do Grupo de Pesquisa “Ci-
ências e Desenvolvimento Social” (CDS/IFC/CNPq). Também
é Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP – FCLAr) e Mestre em Ciências Sociais pela
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

IVAIR FERNANDES DE AMORIM
Professor na Área de Educação/Pedagogia do Instituto Federal de
São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga. Mestre e Doutor em
Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (FCL –
Campus de Araraquara).

LAURO LODO PRADO
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela
Universidade de Araraquara (UNIARA) e Doutorado
em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo
(PUC-SP). Pesquisador de pós-doutorado do Centro de Estudos
Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) – Portugal.

NEURACI ROCHA VIDAL AMORIM
Professora de Educação Básica I na Rede Municipal de Ensino
de Votuporanga. Também leciona na Faculdade Futura (ICETEC), mesmo município. Mestra e Doutoranda em Estudos
Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Campus de
São José do Rio Preto).