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PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA:
legado para uma educação humanizadora

Autores: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (Org.)

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Sinopse

A Pedagogia do oprimido, de Paulo, superou todas as experiências brasileiras, e mesmo mundiais, em favor dos oprimidos, até então conhecidas porque uniu como ato indissolúvel, que na realidade é, a questão política das reivindicações de classe com a necessidade do ato de escolarizar-se, de educar-se. Foi mais além: deu foro político ao campo educativo [...]. Enfim, criou dentro e a partir da dinâmica sócio-histórico-cultural uma teoria do conhecimento dialógico-libertadora. Proclamou, assim, a dialeticidade e a politicidade do ato de educar. Reconheceu como necessária ao ato de educar a amorosidade. Culminou seu sonho possível na crença de que homens e mulheres novos poderão estabelecer, em união, a democracia.
Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire)

A pedagogia do oprimido é um projeto de libertação maior, que não caberia num único livro. Ela precisa ser desdobrada, realizada, irradiada, "corporificada", na expressão de Freire. Como é uma pedagogia da insurgência, os movimentos de resistência e luta vão criando outras pedagogias possíveis, contra-hegemônicas, como ele mesmo o fez: pedagogia da esperança, pedagogia da pergunta, pedagogia da autonomia etc. Nesse sentido, os ensaios que compõem este livro podem ser considerados como novos capítulos dessa pedagogia.
Moacir Gadotti

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2813-9
DOI: 10.24824/978854442813.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA:<br> legado para uma educação humanizadora

Autores

ANA PAULA BRAZ MALETTA
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Estudos Sociais da Infância, Linguagens, Educação Infantil, Currículo e Didática. 

CIRLENE CRISTINA DE SOUSA
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada em História, Mestre em Comunicação Social e Doutora em Educação. Atua, também, como deletante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da FaE/CBH/UEMG.

DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA CHACON
Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Detém formação em três áreas, a saber:  Filosofia, Pedagogia e Teologia / Ciência da Religião. Atualmente realiza pesquisas nos seguintes temas: Filosofia da Religião, Epistemologia, Pedagogia Crítica e Direitos Humanos.
 
DANIELA OLIVEIRA R. DOS PASSOS.
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada e Mestre em História e Doutora em Sociologia. Atualmente está vinculada ao quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da FaE/CBH/UEMG.
 
FRANCISCO ANDRÉ SILVA MARTINS
Professor Efetivo da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Doutor em Educação. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Extensão e Pesquisa em educação de Jovens e Adultos) e do Observatório da Juventude (FaE-UFMG). 

JACQUELINE DA SILVA GONÇALVES
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Pedagoga de formação, suas pesquisas se concentram em Currículo, Avaliação, Planejamento e Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos em instituições de Educação Infantil.

LÚCIO ALVES DE BARROS
Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduado em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política. Desenvolve pesquisas acerca da Violência, Segurança Pública e Educação em Regime de Privação de Liberdade.
 
MARCIAL MAÇANEIRO
Professor e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Graduado em Estudos Sociais e, pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma, obteve o título de Doutor em Teologia. Desenvolve, atualmente, pesquisa em Pneumatologia e Experiência Cristã; Trindade e Religiões Abraâmicas, e  Estudos de Teologia & Ecologia.