Capa do livro: APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores: Cassiana Magalhães - Nadia Mara Eidt (Orgs.)

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Sinopse

Vivemos um contexto delicado. Um período de grandes retrocessos políticos em que poucas são as boas notícias que nos chegam.  A sensação que temos é de que a cada dia surge uma nova ameaça a algum dos direitos sociais conquistados com tanta luta. As crianças, não são isentas a tal conjuntura. As ações e mobilizações dos Fóruns e Movimentos em defesa da infância e da educação infantil compõem a nossa resistência. Não podemos sucumbir! O livro “Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil” é, nesse contexto, uma luz de esperança que oferece subsídios para uma melhor compreensão das políticas recentes voltadas para a educação infantil, para uma reflexão sobre as especificidades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas. Mais do que isso: este livro nos oferece a possibilidade de conhecer trabalhos riquíssimos, que se sustentam contrariando todas as expectativas. Nos permite conhecer a luta travada por tantas pessoas, que seja na rede municipal de educação infantil, seja nas universidades (docentes e alunas) ou ainda nos Fóruns (estaduais e municipais) de Educação Infantil e que em seu dia-a-dia, não abandonam a luta em defesa dos direitos das crianças. Tenho certeza que a leitura deste livro pode não apenas nos fornecer subsídios teóricos sobre a educação infantil, como ainda, nos oferecerá inspiração para as novas lutas que ainda teremos que travar em defesa de bebês, de nossas crianças e da educação infantil. Que essas lutas venham acompanhadas de conquistas!

Gabriela Tebet – Faculdade de Educação - UNICAMP

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2749-1
DOI: 10.24824/978854442749.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

ORGANIZADORAS
CASSIANA MAGALHÃES
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Integra o Fórum de Educação Infantil do Paraná GT Pé Vermelho e é membro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

NADIA MARA EIDT
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná (2000). É mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e Doutora em Educação Escolar (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Principais áreas de atuação: formação de professores, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, queixas escolares, avaliação psicológica.

AUTORES
SOELI TEREZINHA PEREIRA
Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais; especialista em Psicopedagogia e Processo Pedagógico no Ensino Superior pela PUC/PR e graduada em Pedagogia pela UP/PR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Exigibilidade do Direito à Educação da UFPR, professora vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE/UFPR), integrante do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) e do Comitê Diretivo Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
Doutora em Educação (UEM) com período sanduíche na Universidade de Lisboa-Portugal. Mestre em Educação (UEM). Professora Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI).

ÂNGELO RICARDO DE SOUZA
Doutor em Educação (PUC/São Paulo) com período sanduíche em Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação (PUC/São Paulo). Professor Associado do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Membro do Conselho Acadêmico da Rede Latinoamericana de Estudos Epistemológicos em Políticas Educacionais (ReLePe).

ANDRÉA MORENO PITELLI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, colaboradora do FEIPAR-Pé Vermelho desde 2015 e do projeto de extensão “Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil”. É membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

CRISTIANE DOS SANTOS FARIAS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina em Educação na Linha de Política Educacional. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Pós-graduação em Gestão Escolar: Orientação, Coordenação e Supervisão Escolar; Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como professora em um CMEI na cidade de Londrina e na SEED como professora pedagoga pós-médio. Pesquisadora da CNPq nos Grupos Pesquisa: Política Educacional – Contribuições do Materialismo Histórico; - Parceria Público/Privado; - Travessias Luso Luso-Brasileiro na Educação da Infância; e o Projeto de Extensão: Apropriações teóricas para a Educação Infantil desde 2015. Colaboradora do FEIPAR Pé Vermelho desde 2015.

JULIANA PASQUALINI
Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara. Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela UNESP Araraquara e doutora pelo mesmo programa. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centre for Sociocultural and Activity Theory Research (Centro de Pesquisa Sociocultural e de Teoria da Atividade) (CSAT) da University of Bath, Inglaterra. Foi membro da Comissão Gestora da Subsede Bauru do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2010 a 2011) e coordenou de 2011 a 2016 o projeto de extensão universitária que produziu a “Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP”. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.

NADIA MARA EIDT
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná (2000). É mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e Doutora em Educação Escolar (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Principais áreas de atuação: formação de professores, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, queixas escolares, avaliação psicológica.

MARTA SUELI DE FARIA SFORNI
Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora da Universidade Estadual de Maringá, lotada no Departamento e Teoria e Prática da Educação e pertence ao corpo docente do Mestrado e Doutorado em Educação dessa Universidade. É líder do GEPAE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino –, investigando principalmente os seguintes temas: Aprendizagem Conceitual, Teoria da Atividade e Didática.

LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), nível de Doutorado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), realizado na Universidade de Évora, Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE/UEM).

SUELY AMARAL MELLO
Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-Câmpus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

HELOISA TOSHIE IRIE SAITO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Cursando estágio de pós doutoramento na faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.

MARTA SILENE FERREIRA BARROS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1991); Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ingá - UNINGÁ (2008); Especialista em “O Pensamento Educacional no Brasil” pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995). Especialização/Formação em Terapia de Família e Casal pela Faculdade Teológica Sul Americana (2009). Mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Prática Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sandwich em Sociologie de L´éducation pela Université Charles-de-Gaulle em Lille - França (2002-2003). Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Atualmente é professora Associada C- TIDE do Departamento de Educação - Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina UEL. É Lider do Grupo de Pesquisa FOCO - Formação Continuada: Implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural na Prática Docente e no Desenvolvimento Humano. Participa como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Leitura e Educação: Práticas Pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica- UEL; Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação – UNESP, Campus de Marília-SP; Infância, Educação Infantil e Formação de professores - UEL. Coordena o Projeto de Pesquisa: Formação e ação docente: implicações e possibilidades do marxismo e da teoria Histórico Cultural para o desenvolvimento humano. Áreas de atuação: Formação de professores, Educação Infantil, Infância e Aprendizagem; Saberes docentes e Prática pedagógica na Perspectiva Histórico Crítica; Desenvolvimento humano na perspectiva dialética e histórico cultural.

ÂNGELA SCALABRIN COUTINHO
Doutora em Estudos da Criança, professora na Universidade Federal do Paraná, membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB).

MARTA REGINA FURLAN DE OLIVEIRA
Pós doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus Marília, São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Infância (GEPEI) e coordenadora do projeto de pesquisa: Indústria cultural, educação e trabalho docente na primeira infância: da semiformação à emancipação humana. Coordenadora da comissão de pesquisa do Departamento de Educação da UEL. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da UEL. Coordenadora do curso de Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Vice coordenadora do colegiado de Pedagogia da UEL.

CRISTINA NOGUEIRA DE MENDONÇA
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação (UEL) e Doutora em Educação (UNESP/MARÍLIA). Docente do Departamento de Educação da UEL. Atuou durante 20 anos como Coordenadora de Educação Infantil na rede Particular.

CASSIANA MAGALHÃES
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Integra o Fórum de Educação Infantil do Paraná GT Pé Vermelho e é membro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

LUCINÉIA MARIA LAZARETTI
Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino, Trabalho educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq). Membro do grupo gestor do GT Pirapó/ FEIPAR/MIEIB.

FLÁVIA CRISTINA OLIVEIRA MURBACH DE BARROS
Doutora em Educação, Mestre em Psicologia, graduada em Pedagogia, docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Projeto de extensão “Brinquedoteca e a Formação de Professores: Ensino, Pesquisa e Práticas Pedagógicas” da FEMM – Fundação Educacional Miguel Mofarrej – FIO – Ourinhos. Membro do GEPEC – Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Continuada – UNICAMP – FE. Atualmente suas pesquisas tem direcionado ao tema formação de professores trazendo como base teórica os princípios e técnicas de Célestin Baptist Freinet e de autores da teoria histórico-cultural de Vigotsky.

RAFAELLA CRISTINE ZANETTI PORRINO
Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO, especialização em Psicopedagogia Institucional (CEJAC – Jundiaí). Atua como professora do Ensino Fundamental I no qual desenvolve projetos que contemplam a pedagogia de Celestin Freinet para a ascensão de um ensino humanizador.

GREICE FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília - SP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília - SP (2009) e Graduada em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério de 2º grau e Educação Especial na área de Deficiência intelectual pela mesma instituição. Possui especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Experiência comprovada no trabalho de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Partilha a coordenação do Grupo de Estudos da Infância: Teoria e Práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília e membro do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação (PROLEAO) liderado pelo pelo Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica nessa universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

DANIELLE NUNES MARTINS DO PRADO
Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (2018) e Universidade Estadual de Londrina (cotutela). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL 2016). Graduada em Pedagogia premiada com Láurea Acadêmica com média 9,62 (UEL 2002). Foi bolsista de Iniciação Científica CNPQ (1999-2000.) Especialista em Avaliação Educacional (UEL 2003) e em Psicopedagogia Institucional (2005). Pertence ao Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Londrina desde 2000, atuando como regente de classe no ensino regular, na Sala de Recursos Multifuncional e Supervisão Escolar. Atuou como Assessora Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Londrina CMEL (2008-2012), Coordenadora dos Projetos Pedagógicos (2013-2014), Conselheira Municipal de Educação (2013-2014) e Apoio Pedagógico de Projeto Político Pedagógico (2014 até 2017). Em 2016 participou como organizadora e autora de capítulos das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Atualmente tem função de Assessoria Pedagógica e formação dos Professores de Apoio a Inclusão na Gerência Educacional de Apoio Especializado e é Professora do Curso de Pedagogia da UNICESUMAR.

EDNA LIMA ALMEIDA DE SOUZA
Graduada em Pedagogia com conclusão de pós em Gerenciamento do Ambiente Escolar: supervisão e orientação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), pós-graduada em Psicopedagogia: pela Faculdade do Centro do Paraná (ABRASCE), colaboradora do FEIPAR – Pé Vermelho desde 2013 e do projeto de extensão “Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil”.

MIRNA DE CÁSSIA GUILHERME GENTILE
Formada em Pedagogia pela Unifil (2004); Especialização em: Avaliação Educacional pela UEL (2006); Adminstração, Orientação e Supervisão Educacional UNOPAR (2008); Diretora de CMEI desde 2013; Integrante do FEIPAR Pé Vermelho.

ROSILENE APARECIDA MOLONI MOREIRA
Especialista em Educação Infantil e Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Pertence ao Quadro próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Rolândia desde 1993, atuando como regente na sala de aula do ensino regular atuou como supervisora em escolas da rede por 16 anos. A partir de 2009 assumiu a gerencia da educação Infantil, Conselheira Municipal de (2009 - 2016). No ano de 2015 - 2017 acumulou a função de Gerente e Secretária Municipal de Educação. Há 6 anos (2012 - 2018) Formadora do PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Atua como Avaliadora na conclusão dos Cursos de Graduação e Especialização do Grupo UNINTER. Professora dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Iguaçu. Atualmente permanece na função de Gerente da Educação Infantil.

CATARINA MORO
Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Na mesma universidade graduou-se em Psicologia e doutorou-se em Educação. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós-Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli, na Università Degli Studi di Pavia. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Coordena o Projeto de Extensão “Educação Infantil: saberes e políticas em debate” e a Revista Virtual de Educação Infantil – ReVirEI.

DANIELE MARQUES VIEIRA
Professora substituta na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Na mesma universidade graduou-se em Pedagogia, realizou o Mestrado em História e doutorou-se em Educação, tendo sido bolsista da CAPES pelo programa de bolsa sanduíche durante agosto de 2014 a setembro de 2015, na Universidad de Barcelona, Espanha. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Tem realizado estudos sobre a fotografia como instrumento metodológico de investigação com crianças de 0 a 3 anos de idade.
 
JULIANA CARBONIERI
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É graduanda em Pedagogia pela UEL, colaboradora do FEIPAR- Pé Vermelho desde 2017 e do projeto de extensão “Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil”. É membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.