Autores: Leonardo de Oliveira Leite - Fernando Eustáquio C. Utsch Moreira (Orgs.)
A partir da percepção de que a formação de consultores até então tem ocorrido a partir da iniciativa dos próprios profissionais, elaboramos um projeto editorial que contemplasse não somente o referencial teórico necessário aos consultores, mas apresentamos também metodologias consistentes para a atividade. A proposta deste livro é, portanto, preencher lacunas teóricas e metodológicas necessárias à formação de novos consultores e à consolidação de consultores que já atuam no mercado, mas que se deparam frequentemente com as dificuldades da profissão.
Nesse sentido, Consultoria Organizacional na Ótica Tecnoprática é um livro voltado para profissionais que já se aventuram ou desejam se aventurar em atividades de consultoria. Aventurar-se porque é uma profissão para quem é autônomo, independente, individualmente responsável pela sua formação e sua permanência no mercado. Dessa forma, pretendemos fornecer elementos para uma ancoragem teórica e metodológica à carreira e ao profissional de consultoria.
Além disso, não se pretende abordar a consultoria no âmbito das empresas privadas somente, mas também no âmbito de Organizações Públicas, Organizações do Terceiro Setor, Fundações, Sociedades de Economia Mista, Cooperativas, enfim, organizações de qualquer natureza jurídica. Por isso, optou-se pelo termo Consultoria Organizacional, por ser mais abrangente. É importante que o futuro consultor saiba se posicionar de acordo com o contexto em que esteja atuando, para fugir do lugar comum de soluções padrões para problemas diferentes, de diferentes dimensões e graus de complexidade.
As organizações necessitam de profissionais que as auxiliem na tomada de decisões, na solução de problemas, desde os mais simples aos mais complexos. Não importa o porte da organização, em algum momento ela necessitará de um consultor. Cooperar para a preparação deste profissional é o maior objetivo deste livro.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-247-4
DOI: 10.24824/978858042247.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Fernando Eustáquio Campos Utsch Moreira
Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-Minas. Professor do curso de Administração da Faculdade Senac Minas, onde leciona as disciplinas Projeto de Consultoria, Administração de Operações e de Serviços e Sistemas e Métodos Administrativos. Professor dos cursos de Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cotemig, onde leciona a disciplina Banco de Dados. Analista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Publicou o livro Trabalho e Sociedade: representações e significados (como organizador e co-autor, pela Editora CRV, em 2009). Publicou o capítulo Consumo, sociedade de consumo e suas representações, do livro Sociedade e Consumo: Múltiplas Dimensões na Contemporaneidade (como autor, pela Juruá Editora, em 2010). Publicou o artigo: Instituições seculares sob a influência da globalização: um estudo de caso da Sociedade São Vicente de Paulo (como co-autor, pela Revista de Administração da FEAD-Minas, em 2006) e mais 3 artigos pela Revista de Administração da Faculdade SENAC Minas.
Leonardo de Oliveira Leite
Possui Máster Universitario en Nuevas Tecnologias de