Capa do livro: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO: <br>a escola como lugar de saberes e fazeres numa concepção interacionista

O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO:
a escola como lugar de saberes e fazeres numa concepção interacionista

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Clarice Maria Santana - Cleonice Maria Santana - Odália Alves Santana - Olinda Alves Santana - Esperança Herbênia Cavalcante

livro impresso
de R$ 65,90 por
livro digital
de R$ 65,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra possui 30 capítulos, apresentados em 04 (cinco) seções: Seção 1 –  Seção 1 - O Ensino da Geografia; Seção 2 – Vivencia e Recursos Pedagógicos; Seção 3 – O Espaço Institucional da Educação e Formação Dos Professores; e Seção 4 – A Geografia das Inclusões e/ou Exclusões.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2710-1
DOI: 10.24824/978854442710.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 350
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO: <br>a escola como lugar de saberes e fazeres numa concepção interacionista

Autores

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES –
Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste

ADRIANA SILVA FRANÇA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual de Roraima (2007). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia do Norte do Brasil (2013). Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2014).

ANA CARLA SANTOS ARAÚJO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

ANA MARIA FERNANDES DOS SANTOS COSTA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (2018); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão – Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER (2009); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2007).

ANDRÉ MATEUS ARAÚJO
Bacharelando do curso de Engenharia Civil na Estácio da Amazônia (Sociedade Educacional Atual da Amazônia); e Licenciando em Matemática na Estácio da Amazônia (UNISEB União dos Cursos Superiores Seb LTDA).

ANDRÉIA ROLINS DE SOUZA
Mestranda e doutoranda em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol na República do Paraguai-PY, Especialização em Ciência da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP, Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2009). Cursando Letras/Literatura Brasileira também pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2009) e em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros-ES (FAP). Especialização em andamento em Literatura Brasileira pelo PROMINAS Graduada em Normal Superior (2007).

AURY CÉLIA PINTO DE ARAÚJO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai-2018). Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional/Curitiba – UNINTER (2014). Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais pela Universidade Estadual de Roraima – (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia- Universidade Estadual de Roraima – UFRR (2008).

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Especialização Lato Sensu em andamento em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2017- / FAP); Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro fundador do Grupo de Estudos GeoContábeis.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia – UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR XIMENES
Doutoranda (2018-) e Mestre (2016) em Geografia Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Dra. Núbia Caramello. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Pólos (APECS-Brasil). Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA. Membro Fundadora do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro Fundadora do Grupo de Estudos GeoContábeis. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol  – UNADES – Paraguai (2016-). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLEUBENIR GONÇALVES QUEIROZ MELO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), Especialização em Ciências Da Educação pela Faculdade de Pinheiros (2017), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade FACETEN (2014), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Faceten (2014). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2009).

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

DARILENE SOUZA LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai) – (2018). Especialização em Psicicopedagogia (2013) pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior-FARES. Licenciatura Plena em Pedagogia (2012) pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES.

EDNETE FERREIRA CATARINO LINDOSO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

EDNILSON GOMES DA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Pesquisador do laboratório de Gestão de Território e Geografia Agrária da Amazônia. (LAGET). Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Possui graduação em Geografia licenciatura pela Universidade Federal do Acre (2009). Graduando em Bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é Técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal do Acre lotado na Coordenação de Ensino do Centro de Referência em Educação a distância desenvolvendo atividades direcionadas ao ensino técnico e superior. Possui experiência como Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO PRADO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2009) Especialista em Coordenação Pedagógica (2013). Atualmente é professora da Coordenação Regional de Ensino de Cacoal e também professora na Escola Fundação Bradesco de Cacoal.

ELIAS DE ARAUJO LOPEZ
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Enfermagem CEULJI/ULBRA Ano de conclusão 2010. Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

ELIETE DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

ELISANDRA MOREIRA DE LIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

ESPERANÇA HERBÊNIA CAVALCANTE CARVALHO
Membro do Conselho Municipal de Educação – CME/BV/RR, Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciência da Educação com ênfase em Currículo na Educação Infantil, pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Merenda Escolar, pela Universidade do Estado do Amazonas – UA (2000); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (1995).

ESTER COSTA FERREIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (2018); Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER (2009). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima – UERR (2007).

FLÁVIO GALVÃO COSTA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

GEIDSON MOREIRA PIMENTEL
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

IDA SELENE DO SOCORRO MEMÓRIA DE MIRANDA
Graduação em Direito pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia (2017).

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

LAÉRCIO LUIZ FRANÇA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba (2006). Licenciatura Plena em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Roraima (1996).

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DOS SANTOS MENESES
Especialização em Operacionalização da química física e matemática (2018), e Licenciatura Plena em Matemática (2016), pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, Cacoal, Rondônia, Brasil.

MARGARIDA MARIA ARAÚJO DE LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (2018); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Especialização em Metodologia do Ensino em Biologia e Química pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER (2009); Licenciatura em Química pela UFRR – Universidade Federal de Roraima (2008).

MARIA ALZENIRA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Licenciatura plena em pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, especialização em Gestão Orientação e Supervisão Escolar e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

MARIA CILENE GOMES RODRIGUES BARROZO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai-2018). Especialização em Ciências da Educação – Instituição de Ensino FAP: Faculdade de Pinheiros (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2008)

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA
Doutora em Ciência Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), graduada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e Programa de Pós-Graduação em Geografia – Doutorado e Mestrado. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO. Docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana – REGGILA.

MARIA DE NAZARÉ MORAIS MARTINS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai) – (2018); Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Instituição de Ensino FAP – Faculdade de Pinheiros; Licenciatura Plena em Português (2017) pela FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, Especialização Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Instituição de Ensino – FACINTR 0ER/IBPEX (2010); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2009).

MARIA ELIENE DA SILVA TEIXEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão Escolar – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2005); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2005).

MARIA FATIMA SANTOS AMARAL
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai) – (2018); Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2010 – 2011); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES (2005 – 2008).

MARIA IONETH OLIVEIRA AMORIM
Mestrado em Ciências da Educação. Universidade Nacional Experimental de Guayana, UNEG, Venezuela (2017), Graduações em Letras. Claretiano – Faculdade, Claretianorc, Rio Claro, Brasil, Especialização em Psicopedagogia. Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES, FARES, Boa Vista, Brasil. Graduação em Pedagogia. Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES, FARES, Boa Vista, Brasil (2013).

MARIA IRENE ALVES DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação Pela Universidade Del Sol, Unades, Paraguai (2018-); Graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Brasil, (2018).

MARIA LIZIANE SOUZA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2016 – 2018. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia – FAPERO/2016 – 2018. Pesquisadora do grupo de pesquisa GEPGENERO/2016 – 2018. Especialista em Perícia auditoria e Gestão Ambiental pela UNINORTE-ACRE/2013 – 2014. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC/2008 – 2012.

MARIA MADALENA LEMES MENDES MOREIRA
Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduação em Normal Superior pela Faculdade Educacional da Lapa (2008). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL (2010). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAROL (2010). Bacharel em Psicologia pela FAROL (2015). Orientadora educacional. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

MARIA NASARÉ MATEUS MORAES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai-2018). Especialização em Ciências da Educação – Instituição de Ensino FAP: Faculdade de Pinheiros (2017). Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Campus Boa Vista) (2009). Especialização em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) (2005). Licenciatura Plena em Matemática – Universidade Federal de Roraima – UFRR (2004).

MARIA ONEIDE SOUSA LOPES SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai) Segunda Licenciatura em Biologia (2017), Centro universitário (Claretiano); Especialização em Biologia e Química (2010), pela instituição de Ensino Internacional de Curitiba (Facinter); Licenciatura Plena em Química (2008); pela instituição de Ensino: Universidade Estadual de Roraima.

MARIENE VARELA DA COSTA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol-UNADES (Paraguai) – (2018); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros FAP (2017); Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER (2013); Bacharel em Pedagogia com Apostilamento em Licenciatura pela Faculdade Atual da Amazônia Roraima (2008).

MARIETH COLARES REBELO
Mestranda pela Universidad Nacional Experimental de Guayana_UNEG (Venezuela), Especialização em Pedagogia Escolar. Gestão. Coordenação. Orientação. Magistério superior. FAINTER Faculdade Internacional de Curitiba (2007). Licenciada pelo Instituto Superior de Educação em Roraima (2006).

MARILENE DOS SANTOS CATÃO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Docência Do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, FACETEN, Brasil (2012). Graduação em Pedagogia. Pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, FACETEN, Brasil (2010).

MIRIAN PEREIRA SUAVE
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia UNIR-PPGG/2017. Vinculada ao Laboratório de pesquisa: GETGA/LAGET/UNIR – Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia. Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2016); Especialização em Processamento das informações geográficas na gestão ambiental. (Carga Horária: 360h) pela Faculdade Rolim de Moura, FAROL, Brasil. Graduação em Geografia pela UNIR.

NEIY SOLANGE DE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993). Atualmente (2017-2018) é Coordenadora Regional de Educação – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

NEUSA MARIA LAZZARETTI DOS SANTOS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai); (Pós-Graduação em Ciências da Educação (Iaperon) (2018); Pós-Graduação em Educação Ambiental (Iaperon) (2018); Pós-Graduação em Gestão Escolar (Unir) (2003); Pós-Graduação em Geografia no Contexto Amazônico (Unir) (1998); Graduação em Geografia (Fafijan) (1983).

NILZETE ALVES DA COSTA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai); Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros-FAP (2017) Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba (2010), Licenciada em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (2014) Licencia em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima – UERR (2009).

NOELMA GUAITOLINI GONÇALVES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Mídias na Educação pelo Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2012); Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Nanuque (2014); Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP/RO (2011), especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2016); Gestão da Educação: habilidade em Adm, Supervisão, Inspeção Escolar pela Faculdade de Nanuque (2015); e Metodologia da Língua Portuguesa e Educação Matemática nas Séries Iniciais pela Faculdade de Pimenta Bueno(2011). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Tecnóloga em Gestão Ambiental pela UNOPAR.

NORMÉLIA MAFRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai-201Especialização em Ensino da Geografia pela pela Universidade Cândido Mendes – 2015. Pós-Graduação lato Sensu em Ciências da Educação 2017. Pela Faculdade de Pinheiros – FAP Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA 2011. Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima 2009.

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros).

PAULO CÉSAR BARROS PEREIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2018 – 2020. Pesquisador do grupo de pesquisa GEPCULTURA, CNPq/CAPES/2018 – 2020. Bacharel em Sistemas de Informação – FAMETA-Acre/2012 – 2015.

RAMILRIA ROMÃO DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia – FACETEN, Licenciada em Letras / Espanhol pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Pedagoga pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

ROBERTA CAVALCANTE DE CARVALHO
Graduada em Ciências Contábeis, pela Faculdade Atual da Amazônia – FAA (Boa Vista/RR). Ano 2007. Graduanda em Pedagogia Licenciatura. Universidade Paulista – UNIP. (Boa Vista – RR) Ano 2017.

ROGÉRIO NOGUEIRA DE MESQUITA
Mestrando em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGÊNERO. Atuou como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da UFAC, no ano de 2016. Tem experiência na rede federal, estadual e particular de ensino básico. Além de experiência na pesquisa, por meio do Programa de Iniciação científica (PIBIC), desenvolvendo o Projeto de Pesquisa: “Divulgação do IDEB e suas implicações na Organização da Escola e no Trabalho Docente”, nos anos de 2013 e 2014.

RONALDO DE OLIVEIRA CARVALHO
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciência da Educação com ênfase em Socialização na Educação Infantil, pela Faculdade de Pinheiros-FAP (2017), espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Merenda Escolar, pela Universidade do Estado do Amazonas – UA (2000); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima – UFRR(1995), Licenciatura Curta em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Para – UFPA (1984).

ROZENIRA DA COSTA CAMELO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai) – (2018); Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Instituição de Ensino FAP – Faculdade de Pinheiros; Licenciatura Plena em Português (2011) pela Instituição de Ensino FACIBA – Faculdade de Ciências da Bahia; Especialização em Educação Especial pela Instituição de Ensino – FACINTER/IBPEX (2010); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2007).

SANDRA REGINA DOS SANTOS SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Especialização graduada em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Ciências da Educação. Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Cacoal /RO (2010) e graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal/ RO (1998), Cursando Sociologia – UNOPAR.

SIMONI DA SILVA GONÇALVES
Mestrando em Ciências da Educação (2017), pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Faculdade de Pinheiros, Especialização em Pedagogia Escolar (2003) pela Universidade Internacional de Curitiba – IBPEX, Possui graduação em 70B LIC. Plena em Pedagogia-Magistério 1ª a 4ª Serie 1º Grau pela Universidade Federal de Roraima (2001). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Atendimento Educacional Especializado – AEE.

SOLANGE MARIA GERALDO ALCOFORADO
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol (Unades) Paraguai, Especialização em Ciência da Educação pela Faculdade de Pinheiros – Espírito Santo (a concluir) Licenciatura em Letras – Português pelo Instituto de Educação e Tecnologia de Salvador – Bahia (2014), Especialização em Educação Profissional Integrada Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Roraima (2010) Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Integradas de Patrocínio – Minas Gerais (2000) Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (2005), Graduação em Administração de Empresa pela Universidade Estadual da Paraíba (1995).

VLAGNER FIORESE
Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade del Sol – UNADES (Paraguai), mestre em Ciências da Educação pela Universidade del Sol – UNADES (Paraguai), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba (Uninter 2011); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP 2017); Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Assis Gurgacz (Fag 2007); Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica pelo Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR 2016).

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.