Capa do livro: DEIXA QUE A MINHA HISTÓRIA EU CONTO!

DEIXA QUE A MINHA HISTÓRIA EU CONTO!

Autores: Maria do Amparo de Sousa - Lia Scholze - Regina Célia Rebouças Dalston - Juliana Eugênia Caixeta - Maria Inês Araújo Campos - Leila Carla da Silva - Geiziane de Santana Leite - André Ricarte C. de A. Medeiros - Raimunda Leila José da Silva - Paulo França Santos (Orgs.)

Este livro é parte de uma experiência de extensão e voluntariado universitário, O Projeto “Deixa que a minha história eu conto!” desenvolvido em Areal, bairro de Águas Claras, Brasília-DF, com um grupo de artesãs. 2013 e 2014. O objetivo era ouvir essas mulheres artesãs, gerando espaços, métodos e dinâmicas favoráveis à construção de narrativas de si, gravar suas histórias de vida e publicá-las em forma de livro. A expectativa era que desenvolvessem um sentido de pertencimento ao grupo e, de forma mais consciente, um processo de transformação de suas vidas em nível individual e coletivo.
Ao narrarem sobre si, as artesãs refletiram sobre seus processos de transição e crise, criando os meios para que as mudanças acontecessem no modo como posicionavam a si e aos outros, tendendo a formas positivas de autoconfiança, auto-respeito e auto-estima, conforme expressam em suas narrativas.
O produto é um registro sócio-histórico de uma época.  Particularidades máximas de vidas específicas. Lembranças de eventos enquanto aconteciam, narrados com a qualidade pura do acontecer na vida. É possível que a publicação dessas histórias de vida promova reflexão e mudanças no modo como a sociedade posiciona essas trabalhadoras e favoreça uma cultura de inclusão social das participantes das profissionais da área e da mulher em geral.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2870-2
DOI: 10.24824/978854442870.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DEIXA QUE A MINHA HISTÓRIA EU CONTO!
ANDRÉ RICARTE COSTA DE ARAÚJO MEDEIROS
Licenciado em educação física pela universidade católica de Brasília em 2013. Bacharel em educação física pela Universidade Católica de Brasília, UCB, em 2014. Mestrando no programa de pós-graduação stricto sensu em educação física da UCB. Professor de educação física pela secretaria de estado de educação do Distrito Federal.

GEIZIANE DE SANTANA LEITE
Técnica em Recursos Terapêuticos Manuais (Massoterapia), pela Faculdade SENAC – Brasília, 2015. Graduando em Fisioterapia, pela Faculdade Anhanguera de Ciências e Tecnologia de Brasília – FACITEB. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Terapias Manuais voltados a Terceira Idade e Neuro Pediatria. Grande Área: Fisioterapia, Recursos Terapêuticos Manuais e Qualidade de Vida.

JULIANA EUGÊNIA CAIXETA
Graduada, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, UnB. Professora Adjunta da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Membro do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC). Coordenadora dos seguintes Projetos de Pesquisa e Extensão da Faculdade UnB Planaltina: Educação e Psicologia – Mediações Possíveis em Tempos de Inclusão. Coordenadora de dois projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal: Deixa que minha história eu conto! Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do projeto Educação (Edital FAP DF – 4/2017) e Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade (Edital FAP DF – 013/2016). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa em Pensamento e Cultura, da UnB. Temas de interesse: mediações para inclusão, responsabilidade social e identidade; metodologia qualitativa na pesquisa e prática educativa; direitos humanos; voluntariado e extensão universitária.

LEILA CARLA DA SILVA
Psicóloga Clínica, Pedagoga, Neuropsicóloga, graduada pela Universidade Católica de Brasília. Pedagoga, Neuropsicóloga e Psicóloga do Trânsito. Experiência como professora do Ensino Fundamental e atua como Psicóloga Clínica, Psicóloga do Trânsito e Neuropsicóloga.

LIA SCHOLZE
Doutora em Educação. Pesquisadora na área da Linguagem, com enfoque em Filosofia da Linguagem. Principais referências teóricas: Martin Heidegger, Jorge Larrosa, Hannah Arendt, Gadamer. Atuou como Professora e Pesquisadora na Universidade Católica de Brasília, UCB, nos Cursos de Filosofia, Especialização em Gestão Educacional, e Pedagogia; também atuou em projetos de extensão nessa instituição.

MARIA DO AMPARO DE SOUSA
Graduada em Letras. Mestre em Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio Cultural pela Universidade de Brasília (UnB).  Doutora em Psicologia, pela linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela UnB. Professora Substituta da Universidade de Brasília, Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem. Bolsista CAPES-DGU no ano de 2009, quando integrou o projeto, doutorado sanduíche, Memória, Identidade e Cultura Cidadã, no Departamento de Psicologia Básica da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão da Faculdade UnB Planaltina: Educação e Psicologia – Mediações Possíveis em Tempos de Inclusão. Pesquisadora de dois projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal: Deixa que minha história eu conto! Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do projeto Educação (Edital FAP DF – 4/2017) e Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade (Edital FAP DF – 013/2016). Experiência na área de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: dimensão ética do desenvolvimento; cultura e desenvolvimento humano; responsabilidade social e identidade profissional solidária; mediações para inclusão; narrativas de si e construção de significados; metodologia qualitativa na pesquisa e prática educativa; direitos humanos; voluntariado e extensão universitária.

MARIA INÊS ARAÚJO CAMPOS
Graduada em Letras-Português pela Universidade Católica de Brasília, foi extensionista na área de Expressão Escrita e Oral em Língua Inglesa. Também foi bolsista do projeto “Deixa que a minha história eu conto”, onde fez parte da equipe que trabalhou recolhendo narrativas femininas de artesãs da comunidade Areal, em Taguatinga-DF. Pesquisadora de Língua Portuguesa e Linguística, atua profissionalmente como editora, redatora, produtora de conteúdo e revisora.

PAULO FRANÇA SANTOS
Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador – BA (1991), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006) e Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Madrid (2009). Professor Hospitalar da Associação das Pioneiras Sociais (Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação). Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão da Faculdade UnB Planaltina: Educação e Psicologia – Mediações Possíveis em Tempos de Inclusão. Pesquisador de dois projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal: Deixa que minha história eu conto! Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do projeto Educação (Edital FAP DF – 4/2017) e Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade (Edital FAP DF – 013/2016). Tem experiência nas áreas de Educação e Saúde com ênfase em Reabilitação atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, paralisia cerebral, psicologia cultural, educação, inclusão, tecnologia assistiva, histórias de vida e construção de significados.

RAIMUNDA LEILA JOSÉ DA SILVA
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2016). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Planaltina de Goiás/GO. Psicopedagoga responsável pelo Departamento de Educação Inclusiva do Centro Municipal de Apoio e Inclusão do Município de Formosa/GO. Professora da Educação Superior, atuando no Curso de Pedagogia da Faculdade do Planalto Central (FAPLAC) em Formosa/GO. Coordenadora de atividades do projeto de Pesquisa e Extensão da Faculdade UnB Planaltina: Educação e Psicologia – Mediações Possíveis em Tempos de Inclusão. Pesquisadora de dois projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal: Deixa que minha história eu conto! Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do projeto Educação (Edital FAP DF – 4/2017) e Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade (Edital FAP DF – 013/2016). Temas de interesse: Educação; Educação Inclusiva; Educação Ambiental; Ensino de Ciências e Educação em ciência-tecnologia-sociedade (CTS).

REGINA CÉLIA REBOUÇAS DALSTON
Doutora em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia. Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou com Engenharia Ambiental e Qualidade Nuclear nas Indústrias Nucleares no Brasil, com experiência internacional (Alemanha e França). Professora da Universidade Católica de Brasília. Área de interesse e pesquisa: Meio Ambiente, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos, ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais, biossegurança, radiações ionizantes e proteção radiológica.



ARTESÃS
LINDACI JESUS SANTOS
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JESUS
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MARLI FERREIRA DOS SANTOS

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