Capa do livro: GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: <br>caminhos e horizontes de pesquisa

GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO:
caminhos e horizontes de pesquisa

Autores: Cynthia Paes de Carvalho - Ana Cristina Prado de Oliveira - Maria Luiza Canedo (Orgs.)

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Sinopse

Desde 2010 desenvolvemos estudos sobre gestão escolar articulando análises quantitativas a percepções dos agentes envolvidos na gestão e na implementação de políticas educacionais e seus reflexos nos resultados escolares. Esta publicação reúne um conjunto de diálogos entre estas pesquisas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2727-9
DOI: 10.24824/978854442727.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: <br>caminhos e horizontes de pesquisa

Autores

ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela PUC-Rio e Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, aprendizagem e políticas públicas, tendo publicado artigos nesta área.

ANA LUIZA HONORATO DE SALES
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora de Educação Infantil.  Dentre os temas pesquisados na área da Educação estão a relação das equipes gestoras com a implementação de políticas públicas e os principais desafios dos gestores.

ANDRÉ LUIZ REGIS DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela PUC-Rio, graduado em Pedagogia pela mesma universidade e atua como professor de Ensino Fundamental do CAP/UFRJ. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de educação, avaliação, estratégias de aprendizagem, metodologias de ensino e ensino de matemática. Atualmente também é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) e aluno do curso de especialização em ensino de Matemática - PED BRASIL (UVA).

ÂNGELO RICARDO DE SOUZA
Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (2014-2016) e Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES. Tem colaborado com diversas publicações da área de educação. Atuou por vários anos na educação básica. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.

CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bolsista do CNPq. Seus interesses de pesquisa na área educacional envolvem: gestão escolar, uso dos dados educacionais e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde atua desde 2008 como professora Adjunta e pesquisadora do Departamento de Educação. Desde 2010 coordena o grupo de pesquisa GESQ - Gestão e Qualidade da Educação - apoiado atualmente pelo CNPQ e pela FAPERJ. Orienta futuros mestres e doutores na área de gestão educacional e escolar, sociologia e política da educação. Colabora como parecerista com diversas revistas qualificadas da área e desde 2015 atua como consultora de atividades avaliação da área de Educação da CAPES.

EMÍLIA GIORDANO
Especialista em Empreendedorismo pela UCAM com formação em Psicologia pela PUC-Rio e professora de Geografia da SECT/Faetec. Seus campos de interesse de pesquisa são avaliação, aprendizagem, arte-educação, educação inclusiva, políticas públicas e gestão escolar.

FLÁVIA PEDROSA DE CAMARGO
Psicóloga organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Possui graduação em Psicologia pela mesma universidade (2008). Experiência na área de Educação especial com ênfase na deficiência intelectual e sua relação com o Mundo do Trabalho. Doutoranda em Educação pela PUC-Rio pesquisa gestão escolar e políticas públicas de educação especial.

JULIANA GOMES PEREIRA
Licencianda em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina, bacharel em Jornalismo pela mesma universidade e mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Atua como repórter freelancer e possui experiência como educadora em escolas públicas de Ensino Fundamental, em produção de documentários e conteúdos para mídias digitais. Suas principais áreas de atuação são: Comunicação; Desigualdades Educacionais; Direitos Humanos.

LARISSA FROSSARD RANGEL CRUZ
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé - FAFIMA (1993), Especialista em Psicomotricidade pelo Centro de Estudos da Criança - CEC (1998) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Orientadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Macaé. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Orientação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, memória, livro, educação, avaliação, história, história da educação, mulheres e Macaé.

LENON ARAÚJO DE MATOS
Mestre em Educação pela PUC-Rio e Assistente Social do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Educação. Atua nos temas de assistência estudantil, permanência escolar e políticas estudantis.

MARCELA PAQUELET FONSECA
Mestre em Educação pela PUC-Rio e Professora do Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II. Atuou como professora de Educação Física em diversas escolas municipais. Suas principais áreas de interesse são: política educacional, Educação Física nas escolas de tempo integral, escolas vocacionadas para o esporte e gestão de tempos e espaços escolares.

MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA
Possui mestrado e doutorado em Educação pela PUC-Rio. Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência de pesquisa e ensino, nas áreas de política educacional, desigualdades, gestão educacional, gestão democrática e escolar. Atuou por vários anos como professora e diretora de escola de ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS
Psicóloga formada pela UFRJ, concluiu o Mestrado em Educação pela PUC-Rio, onde atualmente cursa o Doutorado em Ciências Humanas- Educação. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas, avaliação da educação básica, relação ensino-aprendizagem, relação família-escola. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, da PUC-Rio.

MARIA LUIZA CANEDO
Doutora em Educação pela PUC-Rio e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/ FGV. Professora Adjunta do Departamento de Educação da PUC-Rio e Editora da revista Educação Online. Pesquisa os temas de: gestão escolar, fundamentos da educação e relação família-escola.

MARINA MEIRA DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela PUC-Rio e Professora do Colégio Pedro II. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas, gestão escolar, implementação de políticas educacionais e desigualdades, tendo publicado artigos nesta área.

VANDRÉ GOMES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisador da Fundação Carlos Chagas onde integra o comitê editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. No campo educacional já exerceu atividades de docência no ensino fundamental e médio, direção e supervisão escolar e formação de professores e gestores escolares. Tem como foco os seguintes temas: política e avaliação Educacional, gestão Escolar, Formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.