Capa do livro: ROBÓTICA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: <br>o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula

ROBÓTICA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM:
o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula

Autores: Marcelo Vieira Pustilnik (Org.)

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Sinopse

A robótica educacional tem se destacado na cultura maker como uma das interessantes possibilidades de mudança nas práticas educacionais. O fazer implica em refletir, planejar, montar, refletir novamente, ou seja experienciar o tema a ser estudado de forma envolvente e significativa. Isso resulta que as experiências maker no ensino promovem melhores resultados na aprendizagem. Nós do Grupo de Pesquisa Aprende STEAM (Science, Tecnology, Engeneering, Arts and Mathmatics) temos trabalhado e pesquisado os impactos na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, os possíveis usos com alunos com altas habilidades e na formação de professores para capacitá-los a introduzir de forma curricular a robótica, o leitor encontrará alguns resultados nesta obra. Convidamos outros pesquisadores para apresentar usos da robótica educacional em diversos níveis de ensino e em contextos variados. São profissionais de universidades públicas brasileira com muitas experiências e pesquisas realizadas nesta área ou com as tecnologias digitais. Ao inserirmos a robótica educacional na cultura maker, estamos falando do aprender fazendo, indo além da inclusão digital, ultrapassando o tornar-se usuário de aplicativos para aprender a ter domínio da máquina, sua linguagem e tecnologia. Ao aprender a programar passa a dizer para a máquina o que se quer que ela faça, ao contrário do usuário que só faz o que a máquina lhe oferece. Esperamos assim que este livro venha a ser uma fonte de inspiração para começar a mudar a relação professor ensina e aluno aprende, para aluno faz e por isso aprende com ajuda do professor

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2703-3
DOI: 10.24824/978854442703.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ROBÓTICA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: <br>o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula

Autores

MARCELO VIEIRA PUSTILNIK
Doutor em Educação na FE-Unicamp (2011). Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo IG-UNICAMP (2005), Graduado em Pedagogia pela FE-UNICAMP (2002), Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS - no Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa APRENDE STEAM (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2124597941052241). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, Educação e Ambiente. Leciona e pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem baseados na educação e tecnologias, no uso da robótica em educação e na educação a distância. Discute estes temas dentro da políticas públicas, política educacional e financiamento da educação. Desenvolve trabalhos em ensino das geociências no viés da educação ambiental.

SOLANGE MENDES
Possui graduação em PEDAGOGIA Habilitação ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (1988). ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DE SANTA MARIA(2001). Atuou como professora de pós-graduação e coordenadora de estágios - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA – CELER FACULDADES (SC). Atuou como Diretora de escola de 2003 a 2015. Tem experiência na área de Formação de Professores, Gestão Educacional e de Recursos Humanos. Atua como assessora educacional da ZOOM Education For Life no RS, desde 2013, em programas de Educação Tecnológica e Robótica Educacional, realizando capacitação de professores, oficinas e palestras. Palestrante nas Redes Particular, Estadual e Municipais de Educação. Principais temas: práxis ensino aprendizagem, formação profissional, formação de lideranças e equipes, planejamento educacional, educação tecnológica e robótica na aprendizagem.

LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. É líder do Grupo de Pesquisa “Tecnologia, Inovação e Comportamento Organizacional no Setor Público”. Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Tecnologias Educativas e Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento. Atua em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Tecnologias e Sistemas de Informação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações e Gestão de Pessoas. Colabora ainda como pesquisador com a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (Brasil), a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade da Madeira (Portugal) e a Universidade Nacional da Costa Rica.

MÁRCIA MYCHELLE NOGUEIRA DO NASCIMENTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduação em Geografa e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Geografa e História pela Faculdade Vale do Salgado.
Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É membro dos grupos de pesquisa “Tecnologia, Inovação e Comportamento Organizacional no Setor Público” (UNILAB) e “Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino aprendizagem” (UERN). Tem experiência na área de Educação, Ensino de História e Tecnologias Educativas com ênfase em Apps, dispositivos móveis e mobile learning.

ORTENIO DE OLIVEIRA
Mestre em CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade (2018) pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Administração pela Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas (1995) e pós-graduação em Comércio Eletrônico pela PUC Minas Poços de Caldas (2002). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, suporte técnico em áreas administrativas e na educação, atuando principalmente com robótica pedagógica. Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

DANIEL MILL
Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

MARCUS BASSO
Com graduação em Matemática (1985), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela (1996) e doutorado em Informática na Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, é professor associado do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologia Digitais e Aprendizagem em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na Educação Matemática, psicologia cognitiva e formação de professores no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação da UFRGS.

ELISA FRIEDRICH MARTINS
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Ensino de Matemática pela mesma universidade (UFRGS). Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal Ceará (2012) e doutorado em Educação (2016), pela mesma universidade. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Atualmente atua como consultora de Matemática da SEDUC-CE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da equipe de formação do projeto UCA-Ceará (Um Computador por Aluno) e do Projeto OBEDUC - Emult. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática e Didática.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto UFC Virtual. É Líder e Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa e Psicologia da Educação Matemática.

NARA JOYCE WELLAUSEN VIEIRA
Possui Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975). Professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Participou da Comissão de Acessibilidade e foi Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFSM nos anos de 2010 a 2013. É sócia fundadora e membro da Comissão Editorial do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD, sócia e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação - AGAAHSD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, abordando principalmente os seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, inclusão no ensino superior, atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação. É integrante do Grupo de Pesquisas CNPq da UNIP Inteligência e Criação: Práticas Educativas para Portadores de Altas Habilidades, coordenado pela Prof.ª Dra. Christina Cupertino.

LETÍCIA THEREZINHA PRATES DOS SANTOS
Graduanda de Psicologia na Universidade Luterana do Brasil- (ULBRA) Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM) Bolsista no Centro de Educação da Universidade Federal de santa Maria no Projeto PROLICEN, As crianças e jovens estudantes em contextos educativos: olhares sobre práticas educativas, culturas, relações de gênero e políticas públicas. Coordenadora professora Doutora :Sueli Salva. Coordenadora externa do projeto Coletivo de resistência Artística Periférica (CO-RAP), junto a Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria, coordenador interno professor Doutor: Guilherme Carlos Corrêa.

EVERTON WEBER BOCCA
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofa Ciências E Letras Imaculada Conceição (1987), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: educação, informática, educação a distância, sistemas multiagentes e informática e educação e robótica educacional.