Autores: Maria Sara de Lima Dias
O livro de Maria Dias, com o título O Projeto de Vida: Sentidos do Trabalho Futuro, é o resultado de sua Tese de Doutorado defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC. Seu tema não poderia ser mais atual: compreender como os jovens, que estão em vias de conclusão de seus estudos superiores, concebem, visualizam e projetam suas expectativas dentro do mundo do trabalho. Tratando-se de uma sociedade que modifica e mesmo deforma os sentidos essenciais do trabalho - convertendo-os em meios para a valorização e riqueza de uma parcela absolutamente minoritária desta mesma sociedade, para as classes proprietárias – a autora apresenta um conjunto de dilemas e desafios que povoam o universo subjetivo dos estudantes que estão às vésperas de ingressar no mercado de trabalho.
Para tratar desse tema, ancorado num embasamento societal mais amplo, Maria Dias realiza um feliz diálogo entre a psicologia social e a teoria social do trabalho, concebendo-o em suas singularidades, antinomias e contradições. Sendo vital no processo de sociabilidade humana, a autora concebe o trabalho como centro dos projetos de vida e escolhas profissionais que se aproximam cada vez mais, especialmente quando a vida universitária começa a se findar.
E, sendo a sociedade atual cada vez mais restritiva e mesmo destrutiva em relação à existência de trabalho, particularmente para os jovens que são empurrados para um trabalho desprovido de sentido – e isso quando não para o desemprego - sua compreensão torna-se imperiosa. É por isso que esse livro é publicado em um momento: seu tema é, hoje, mais do que nunca, vital.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-269-6
DOI: 10.24824/978858042269.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
MARIA SARA DE LIMA DIAS
É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista