Capa do livro: CONVIVÊNCIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS EM DEBATE: <br>conversando com educadores

CONVIVÊNCIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS EM DEBATE:
conversando com educadores

Autores: Fátima Gonçalves Cavalcante - Mônica de Vasconcellos Dias - Marisa Siggelkow Guimarães - Gabriella Ferrarese Barbosa - Claudia Tadéa Ferreira de Jesus - Luciana Oliveira dos Santos - Rejane de Souza Rocha Valdene (Orgs.)

livro impresso
de R$ 73,02 por
livro digital
de R$ 73,02 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro analisa o caminho de um Programa de extensão e pesquisa voltado a educadores do ensino fundamental e reflete sobre os desafios que as escolas enfrentam hoje para promover a convivência, lidar com diferentes formas de violência e garantir direitos. Trata-se da reflexão de um percurso de cinco anos de colaboração entre dois núcleos interdisciplinares, um laboratório de pesquisa de um centro universitário e um núcleo de apoio a escolas de uma secretaria de educação, ambos do município do Rio de Janeiro.  Sendo uma produção interdisciplinar da área da Educação, em intercessão com as áreas da Saúde Pública, Direitos Humanos, Psicologia e Psicanálise, o livro integra teoria e prática.
Com a proposta de um Programa de ensino, na forma de Cursos de extensão e pesquisa, elaborada também mediante negociações que integraram a demanda de uma secretaria de educação, foi possível acompanhar os cursos, registrar, organizar e analisar falas e processos dialógicos gerados nas interações presenciais. A metodologia de trabalho buscou desenvolver uma troca horizontalizada com educadores, favorecendo um pensar e um dizer sobre suas práticas profissionais, num aprendizado mediado pela acolhida à diversidade, partilhando conhecimentos e entendimentos por uma escuta da diferença.
A prática colaborativa aqui estudada convida os leitores a desmistificarem os lugares do acadêmico, do pesquisador, do público e do privado, da gestão política, trazendo o educador como um "investigador" reflexivo. Quando todos se sentam numa roda e se permitem dialogar – a partir de uma escuta que leva em conta a empatia, o respeito às diferenças e singularidades, a busca de soluções compartilhadas e o manejo de conflitos, inspirando-nos no livro Juntos, de Richard Sennett (2012) –, descobrimos que juntos  somos mais, podemos mais e fazemos mais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2824-5
DOI: 10.24824/978854442824.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CONVIVÊNCIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS EM DEBATE: <br>conversando com educadores

Autores

ACÁCIA ZENEIDA KUENZER
Graduada em Pedagogia (PUC-Paraná, 1972), mestre em Educação (PUC-Rio Grande do Sul, 1979), doutora em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-São Paulo, 1984). Professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná. Atualmente professora da Universidade Feevale, docente do Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos temas: educação e trabalho, educação profissional, educação tecnológica, formação de professores, ensino médio integrado e formação inicial e continuada de magistrados e servidores que apoiam a prática jurisdicional. Autora de inúmeros livros na área, entre os quais Pedagogia da Fábrica, 8ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
 
ANITA CÉLIA DA COSTA PEIXOTO
Graduada em Psicologia (Universidade Gama Filho, 1987), especialista em Psicologia Clínica (UERJ, 1993), especialista em Neurociências aplicada a longevidade (UFRJ, 2012), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2017). Experiência como professora, orientadora pedagógica e diretora de escola (SME-RJ). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

CLAUDIA TÁDEA FERREIRA DE JESUS
Graduada em Pedagogia (Instituto Isabel – Centro de Ciências Humanas e Sociais, IICCHS, 1984), especialista em Psicopedagogia Institucional (UVA, 2001), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2010). Experiência como professora e orientadora pedagógica (SME-RJ). Pesquisadora e fundadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

DANIELA DE CARVALHO BRAGA
Graduada em Psicologia (UVA, 2012). Professora da Escola Americana do Rio de Janeiro. Experiência de iniciação científica com projetos na área da deficiência, prevenção da violência e garantia de direitos da criança e do adolescente, bolsista da FAPERJ (2012). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

ELIZABETH PEREIRA PAIVA
Graduada em Psicologia (UFRJ, 1979), mestre em Educação (UFF, 1989), especialista em Educação Especial (UNIRIO, 1999), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ, 2001), especialista em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ, ENSP, 2006), especialista em Segurança Pública, Cultura e Cidadania  (UFRJ, 2008). Funcionária da Secretaria da Justiça. Psicóloga do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Experiência em docência universitária na área de psicologia e direito (UVA-RJ). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

ERICA MONTEIRO CARAPETICOW
Graduada em Direito (UERJ, 1997), graduada em Psicologia (UVA,2015), formação em Psicomotricidade Somática Relacional (Anthropos – Centro de Desenvolvimento do Homem, 2008). Experiência em psicoterapia e iniciação científica, bolsista da FAPERJ (2012). Organiza oficinas para ensino e prática do Jogo de Xadrez. Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

FÁTIMA GONÇALVES CAVALCANTE
Graduada em Psicologia (UERJ, 1988), mestre em Psicologia Social (UERJ, 1996), doutora em Ciências/ Saúde Pública (Ensp/Fiocruz, 2002), pós-doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz, 2008), pós-doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ, 2016). Experiência em docência universitária na graduação de Psicologia e no Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA-RJ), e no Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG). Pesquisadora colaboradora do Departamento Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/Ensp/Fiocruz, 2000-2018). Coordenadora e fundadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA, 2008-2018).

IVONE GONÇALVES CARDOSO
Graduada em Psicologia (UVA, 2017), graduada em Engenharia Elétrica, Eletrônica e Telecomunicações (Universidade Gama Filho, 1987). MBA em E-Business (2003), Gestão e Administração de Negócios (2003) e Gerência de Projeto (FGV-RJ, 2004).  Experiência na área da Engenharia e Psicologia e em Gestão estratégica de projetos. Pós-graduanda em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Pesquisa e Psicologia Transpessoal (UNIPAZ-RJ). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

GABRIELLA FERRARESE BARBOSA
Graduada em Psicologia (Universidade Gama Filho, 1988), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2008). Experiência em docência universitária na graduação de Psicologia (Centro Universitário Celso Lisboa). Psicanalista, atua em Psicologia Clínica e na prevenção de violência contra crianças e adolescentes.  Pesquisadora e fundadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA, 2008-2016).

KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA RIOS PEREIRA SANTOS
Graduada em Pedagogia (UFBA, 1990), especialista em Linguística Aplicada (UERJ, 1996), especialista em Education, Early Childhood Education (Coastal Carolina Community College, USA, 2004), mestre em Educação (UERJ, 1998), doutora em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMPE, 2011). Experiência como professora e gestão em educação (SME-RJ). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Surdez da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEPeSS-UFRJ). Professora e gestora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (SME-RJ).

LEILIANE SILVA DE ALMEIDA RIBEIRO CARDEAL
Graduada em Psicologia (UVA, 2014). Experiência em iniciação científica com projetos na área da prevenção da violência e garantia de direitos da criança e do adolescente e saúde da pessoa idosa (Bolsista da Faperj, 2013-2014). Prática em Psicologia Clínica. Residente em Psicologia Clínica Institucional do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2018). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

LUCIANA OLIVEIRA DOS SANTOS
Graduada em Psicologia (UVA, 2013), mestre em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz, 2016). Experiência em iniciação científica com projetos na área da prevenção da violência e garantia de direitos da criança e do adolescente. Docência no MBA em Gestão de Recursos Humanos (UVA, 2015-2018). Atuação como Coordenadora e Educadora de Desenvolvimento Pessoal e Social (Projeto Social em escolas do município de São João da Barra, RJ). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

LUIZ JOSÉ VERÍSSIMO
Graduado em Comunicação (UFRJ, 1983), graduado em Psicologia (PUC-RJ, 1991), graduado em Filosofia (UERJ, 2005), formação em Psicoterapia Vivencial (Centro de Terapia Vivencial NPV, 1990), mestre em Filosofia (UERJ, 1997), doutor em Filosofia (UERJ, 2002), pós-doutor em Filosofia (UERJ, 2017). Experiência em docência universitária na graduação em Psicologia (UVA), e na Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário (PUC-RJ) e no Curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial (UNIPAR). Membro da Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF). Colaborador do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

LUIZ FERNANDO GUALDA
Licenciado em Letras (UFF, 1970), bacharel em Direito (UFF, 1970) e especialista em Educação (UFF, 1984). Experiência no magistério há 40 anos. Professor e Coordenador de Português do Colégio Pedro II. Professor de Português do Liceu Nilo Peçanha. Professor de Português e Orientador Pedagógico do Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro. Professor de Português da Faculdade de Formação de Professores da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Educação e Cultura (CDRH/ UERJ). Gerente de Controle e Avaliação de projetos do Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP), do Centro Educacional de Niterói. Chefe da Divisão de Educação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Niterói-RJ. Autor de O novo Acordo Ortográfico: mudanças e permanências ortográficas no português. Niterói (RJ): Livraria Panorama Editora, 2009.   

MARCELO HENRIQUE DA COSTA
Graduado em Psicologia (Universidade Santa Úrsula, 1990), mestre em Psicologia Social (UERJ, 1996), doutor em Psicologia Social (UERJ, 2009). Experiência em docência universitária na graduação em Psicologia (UVA) e como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCM/UERJ). Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio de Janeiro (SEDES/PCRJ, 2009-2012). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS/UERJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos Contemporâneos (LABORE-UERJ). Pesquisador do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

MARISA SIGGELKOW GUIMARÃES
Graduada em Psicologia (Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Theresa – FAMATH, 2004), licenciada em Matemática (UFF, 1978), especialista em Psicopedagogia (CEPERJ, 1989), especialista em Teoria Psicanalítica (Universidade Santa Úrsula, 1999), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2008). Experiência em docência universitária na Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Psicanalista. Membro da Letra Freudiana (Niterói-RJ). Pesquisadora e fundadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA, 2008-2016).

MARIA CRISTINA SALOMÃO ALMEIDA
Graduada em Serviço Social (UFRJ, 1969), mestre em Serviço Social (PUC-Rio, 1979). Experiência em docência superior e consultora de inúmeros projetos sociais na área dos direitos da criança e do adolescente (Banco da Providência, Rede Pró-meninas, UNICEF, UNESCO, OI Futuro, entre outros). Professora convidada da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto Superior de Educação Pró Saber. Professora convidada do Curso de Responsabilidade Social do Instituto de Economia da UFRJ. Professora do Curso de Responsabilidade Social e Elaboração de Projetos Sociais da Universidade Veiga de Almeida. Consultora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).      

MÉRCIA CABRAL DE OLIVEIRA PINTO CANCELA
Graduada em Psicologia (Universidade Gama Filho, 2002), mestre em Educação (UERJ, 2008), doutora em Educação, Programa de Pós-gradução em Educação (ProPed-UERJ, 2018). Experiência como professora de anos iniciais do Ensino Fundamental e em educação especial e educação inclusiva. Pesquisadora colaboradora do grupo Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais (UERJ). Gestora do Núcleo de Apoio Integrado às Unidades Escolares (NIAP), Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2012-2016).

MONICA DE VASCONCELLOS DIAS
Graduada em Psicologia (PUC-Rio, 1989), especialista em Terapia Familiar Sistêmica (NÚCLEO), especialista em Psicologia Jurídica (Universidade Cândido Mendes), mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio, 1995), doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio, 2000). Experiência em docência universitária na graduação em Psicologia e Direito (UVA) e professora colaboradora no Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal (PUC-RJ). Pesquisadora e fundadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA, 2008-2018).

NILZA ROGÉRIA DE ANDRADE NUNES
Graduada em Serviço Social (UFRJ, 1989), mestre em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social (UFRJ, 2006), doutora em Serviço Social (PUC-Rio, 2015), com doutorado sanduiche na University of Dundee (Escócia). Experiência em docência universitária em Serviço Social (UVA). Professora convidada da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS). Professora de Pós-Graduação, Graduação e Extensão do Departamento de Serviço Social (PUC-RJ). Pesquisadora do grupo Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (Trappus/PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

PRISCILA MÄHLMANN MUNIZ DANTAS
Graduada em Psicologia (UVA, 2018). Experiência em iniciação científica com projetos na área da prevenção da violência e garantia de direitos da criança e do adolescente e na área da saúde do idoso (Bolsista da Faperj, 2016). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

REJANE DE SOUZA ROCHA VALDENE
Graduada em Psicologia (UVA, 2004), formação em Mediação de Conflitos Judiciais (Escola de Administração Judiciária – ESAJ, 2012), formação em Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero (Serviço de Educação e Responsabolização para Homens Autores de Violência – SERJ, 2012), formação de tutores para Ensino à Distância na área de Violência e Saúde (Claves/Ensp/Fiocruz, 2014).Psicóloga do Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro. Central de Penas e Medidas Alternativas e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

VANESSA TRAVASSOS RIBEIRO DOS SANTOS
Graduada em Psicologia (Universidade Santa Úrsula, 2003), especialista em Psicologia Hospitalar (UVA, 2013), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2015), doutoranda em Ciências da Saúde (IFF/Fiocruz, 2016-2018). Experiência em docência universitária no Curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar (UVA). Prática na área da Psicologia clínica e em homecare pediátrico. Psicanalista e Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

VÂNIA DE FRANÇA COELHO
Graduada em Educação Física (Universidade Castelo Branco -UCB, 1989), especialista em dança (UCB, 1990), especialista em Terapia Psicomotora (Universidade Estácio de Sá – UNESA, 1993), especialista em Saúde Mental Infanto-Juvenil (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, 2003), mestre em Psicanalise, Saúde e Sociedade (UVA, 2017). Professora de Educação Física e Psicomotricista do Colégio Santo Inácio. Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

VERA CRISTINA PEREIRA DE SOUZA AZEREDO DE OLIVEIRA
Graduada em Administração de Empresas (Universidade Moacyr Sreder Bastos, 1991), graduada em Direito (Universidade Gama Filho, 1995), especialista em Direito Especial da Criança e do Adolescente (UERJ, 2010). Advogada especializada em Direito da Criança e do Adolescente (UERJ). Experiência em docência universitária como convidada do curso de Pós-Graduação em Direito Especial da Criança e do Adolescente da Faculdade de Direito (UERJ). Integrante da coordenação colegiada do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA, Rio de Janeiro), coordenadora geral do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM, RJ). Colaboradora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).

YONE BUONAPARTE D'ARCANCHY NOBREGA NASSER
Graduada em Psicologia (PUC-Rio, 1985),  especialista em Psicossomática (Instituto de Medicina Psicossomática – IMPSIS, 1985), especialista em Saúde Mental Infanto-Juvenil (PUC-Rio, 1994), especialista em Psicologia Junguiana e Docência Superior (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação – IBMR, 2000), mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA, 2008). Experiência em Psicologia Clínica e Orientação Vocacional e Profissional. Bolsista de Apoio Técnico pela Faperj (2011-2014). Pesquisadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI-UVA).