Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: <br>a prática pedagógica em evidência 2 - Volume 37

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO:
a prática pedagógica em evidência 2 - Volume 37

Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias (Orgs.)

livro impresso
de R$ 41,50 por
livro digital
de R$ 41,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro mostra como as políticas educacionais recentes estão prejudicando o trabalho de todos os docentes de Educação Física que atuam no Ensino Médio. Em contraponto, professores e professoras do componente relatam experiências educativas que narram o movimento de resistência que está sendo feito dentro dos muros escolares.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2940-2
DOI: 10.24824/978854442940.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: <br>a prática pedagógica em evidência 2 - Volume 37

Autores

ADMIR SOARES ALMEIDA JÚNIOR
Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha de Educação Física. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar do PROEFE. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos vinculados à produção de narrativas.

ADRIANO GONÇALVES DA SILVA
Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Oricolé – Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.

ANDRÉA DE OLIVEIRA BARRA
Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – São Paulo/SP; Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde; Especialista em Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras; Graduada em Licenciatura / Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Docente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG).

CLÁUDIO MÁRCIO OLIVEIRA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutor em Educação pela UFMG no ano de 2011. É Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. É coordenador do subprojeto de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) da UFMG, tendo atuado neste mesmo programa institucional da CAPES entre 2013-2016 pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordena também o Grupo de Pesquisa CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais e pertence ao PROEFE – Centro de Extensão, Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar, ambos vinculados à UFMG. Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e participou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes modalidades de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade.

DAIANA MACHADO DOS SANTOS
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar. Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
bacharel e licenciado em educação física pela universidade são judas tadeu (2008). especialista em educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica:   Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

ELLEN GEOVANA GONÇALVES
Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) campus – ESEFFEGO. Bolsista de iniciação científica pelo projeto de pesquisa "Juventude, práticas corporais e Ensino Médio".

FELIPE DE SOUZA JESUS
Graduado em bacharel e licenciatura em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2014), premiado com o Mérito Acadêmico por quatro anos consecutivos (2011-2014). Atualmente é Professor de Educação Básica II (PEBII) das disciplinas Educação Física e Atividades Curriculares Desportivas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE SP), para Ensino Fundamental e Médio. Atua principalmente com os temas: Lazer e recreação, Práxis da Brincadeira e do Jogo e Currículo.

GABRIEL CARVALHO BUNGENSTAB
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Sociologia. Atualmente é professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Autor de diversos artigos em periódicos especializados e do livro “Sobre juventude e educação física” (Editora Giostri).

IRLLA KARLA DOS SANTOS DINIZ
Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP – Rio Claro e professora EBTT de Educação Física do IFSP – Campus Capivari. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos sobre dança na escola, aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar e produção de materiais didáticos.

JOSÉ ÂNGELO GARIGLIO
Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em educação física escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

LARISSA VICENTE TONACIO
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Campus Marte. Nutricionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo. Pós-Graduanda em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (2017-2018). Mestra em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2013-2015). Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo (2014-2015). Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo (2009-2012). Técnica em Nutrição e Dietética pela Escola Técnica Carlos de Campos (2007-2008).

LUCIANA VENÂNCIO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Foi bolsista de Doutorado FAPESP (2010-2014). Atualmente é Professora Adjunta Classe A na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF/UFRN-Natal). Foi professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Pesquisa e leciona temas referente à Educação Física escolar e relação com o saber, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes. Coordena o eixo de pesquisa Educação Física e relação com o saber do grupo de pesquisa saberes em ação (Instituto de Educação Física e Esportes/UFC). Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membro da REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber). É membro do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar.

LUIZ SANCHES NETO
Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs), e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP. Professor em universidades na região metropolitana, interior e litoral norte de São Paulo (2001-16). Professor da rede municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores(as). Membro do grupo autônomo de “Professores(as)-Pesquisadores(as)” de Educação Física Escolar (desde 2005), NEPEF-FPCT (Unesp) [Antena CRIFPE-Brasil], GEPEFEC (USJT), da rede internacional de pesquisa SINC – Special Interest Network on Complexity, AERA – American Educational Research Association e ISATT – International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011). Atualmente é coordenador do eixo de pesquisa sobre “processos formativos colaborativos” no grupo Saberes em Ação do IEFEs e responsável pelas “relações internacionais” da Revista Brasileira de Educação Física Escolar: .

MARIA TERESA MONDIN
Professora de História, Filosofia e Sociologia do Ensino Fundamental e Médio nas Redes pública e particular.

MARIE LUCE TAVARES
Doutoranda em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Estudos do Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), e, Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), e membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer – ORICOLÉ. Possui experiência e atua nas áreas de Educação Física Escolar; Educação Física e Esportes; Educação Física e Pessoas com Deficiência; Lazer e Grupos Sociais; Gênero e Sexualidade; Lazer e Terceira Idade; Lúdico e Educação. Pesquisas nas áreas de Educação Física e Gênero, Atividade Física e Pessoas com Transtornos Psiquiátricos; Lazer e Idosos Institucionalizados; Lazer e Meio Ambiente; Lazer e Terceiro Setor; Esporte, Lazer e Políticas Públicas; e Lazer e Público LGBT.

THAÍS RIBEIRO MONTALVÃO
Graduanda na Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Goiás – Faculdade do Esporte-ESEFFEGO. Bolsista de Ações Extensionistas e Bolsista Voluntária de Iniciação Científica (IC). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Física Escolar; Juventude, Práticas Corporais; Lazer; Formação de Professores; Ginástica; Artes Circenses; Cinema; Epistemologia.

THIAGO VILLA LOBOS MANTOVANI
Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Atualmente é professor de educação física do Governo do Estado de São Paulo, professor de educação física – Externato São Rafael e instrutor de atividades físicas – Serviço Social do Comércio SP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

TIEMI OKIMURA-KERR
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino fundamental na EMEF Desembargador Amorim Lima e do ensino superior no Centro Universitário Unisant’anna. Foi educadora on-line do curso EAD de especialização em Educação Física pela Redefor-Unicamp e tutora no curso semipresencial de Pedagogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a nove anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP. Atualmente realiza o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV – Universidade Federal de Viçosa – MG (2009). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pedagoga pela UNIUBE – Universidade de Uberaba – MG (2015). Mestra em Educação Física (2016) e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Atuou como professora de Educação Física na Coeducar – Cooperativa Educacional de Viçosa – Educação Infantil: 2010 – 2011 – Ensino Fundamental II e Médio: 2012 – 2015. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos – SP.