Autores: Elizabeth Ângela dos Santos - Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Waldinéia Antunes Alcântara Ferreira
O presente livro trata sobre as questões referentes as relações de gênero na profissão docente, com enfoque nos cursos de formação de professor@s para os anos inicias do Ensino Fundamental (Pedagogia). Busca-se delinear as representações sociais de alunas egressas do curso de pedagogia, visualizando as representações que estas têm sobre a feminização da profissão docente. Procura-se saber como as alunas egressas percebem atualmente a feminização de sua profissão e qual é a relação desta percepção com a orientação que está sendo dada a esta “profissionalidade” e com a “solidificação” da carreira e “identidade docente”. As relações de gênero atravessam as profissões, classificando os lugares sociais que devem ser ocupados pelos indivíduos conforme o seu sexo. Portanto, as relações transversais de poder que perpassam as interações sociais são construções históricas e culturais, que se delinearam ao longo do tempo, pois a sociedade nos arranja e nos constrói. Nessa perspectiva a educação é vista como fator fundamental na sociedade, sendo visualizada como uma das potenciais ferramentas para desconstruir essas relações desiguais que existem em nossa sociedade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-252-8
DOI: 10.24824/978858042252.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 94
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Elizabeth Ângela dos Santos
É natural de Poxoréo/MT, atualmente reside na cidade de Juara – MT. Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Exerce a docência na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, desde 2009. Pesquisadora na área de sexualidade, gênero e educação feminina. Militante de movimentos sociais voltados para os direitos das minorias, relacionando as temáticas educacionais como possibilidade de equidade social entre todas.