Capa do livro: PESQUISA EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO:<br> desafios teóricos e metodológicos

PESQUISA EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO:
desafios teóricos e metodológicos

Autores: Genilson Ferreira da Silva - Iracema Oliveira Lima - Maria Sigmar Coutinho Passos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,50 por
livro digital
de R$ 62,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Em seu segundo livro, intitulado “Pesquisa em História e Educação: desafios teóricos e metodológicos”, os membros que compõem o Grupo de Pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino-NHIPE, mais uma vez, se deram ao desafio de reunir estudos de historiadores que, primando pela interdisciplinaridade, se propuseram a investigar sobre questões metodológicas que orientaram e orientam as pesquisas e práticas de ensino dos mesmos. Trata-se de um livro que busca, em seu argumento, fomentar problematizações e reflexões que contemplam noções de fontes de pesquisa em História e História da Educação; a importância dos arquivos como lugar de preservação de documentos; a promoção de discussões acerca de referenciais historiográficos; a compreensão a respeito de recortes teóricos; entre outros temas que foram desafios nos processos de pesquisa e ensino. Enfim, é uma obra que aproxima o diálogo da História e outras áreas do conhecimento, a saber, Educação e arquivística, por exemplo.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3013-2
DOI: 10.24824/978854443013.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISA EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO:<br> desafios teóricos e metodológicos

Autores

ANTONIETA MIGUEL
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pelo Programa PPGEduc da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991) especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI, Caetité. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

FELIPE EDUARDO FERREIRA MARTA
Possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Bauru (2001), Mestrado e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 2004 e 2009 respectivamente. Pós-doutorado junto a Virginia Polytechnic Institute and State University – Virginia Tech – USA (2015). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva junto ao Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista) atuando como docente no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade da UESB.

FERNANDA DE OLIVEIRA MATOS
Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela mesma Universidade. É professora da Educação Básica no município de Caetité-Bahia. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

GENILSON FERREIRA DA SILVA
Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Mestre pelo mesmo em Educação e Contemporaneidade pela mesma Universidade. É professor Assistente do Curso de História do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Caetité da UNEB. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Didática da História-LAPEDHI/UNEB. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Perspectiva e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

IRACEMA OLIVEIRA LIMA
Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. Professora Titular do Curso da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História-LAPEH/UESB. Coordena o Projeto de Pesquisa “Ensinar e aprender história: educação história e seus sujeitos” (UESB). Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO
Doutorando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Possui mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu-FVC. É professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Caetité da UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa “História e Formação do Pensamento Político na Época Moderna”. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

JOÃO REIS NOVAES
Doutorando em História Social pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. É mestre em História Social também pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Assistente do Curso de História Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Caetité da UNEB. Coordenador do Projeto de Pesquisa “História política e relações de poder na região Sudoeste da Bahia (1930-1989)”. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

JOSÉ AUGUSTO RAMOS DA LUZ
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1994); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil – UAB na UEFS. Tem experiência na área de História (no ensino presencial e na modalidade EaD), com ênfase em História da Bahia e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas:Metodologia e Didática do ensino de História, História da Educação, cultura organizacional escolar, sociedade e infância.

JOSLAN SANTOS SAMPAIO
Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Mestre pelo mesmo programa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Professor de História da Educação Básica do Instituto de Educação Euclides Dantas em Vitória da Conquista/Bahia. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

MANUEL ROLPH CABECEIRA
Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (1983, 1984), Mestre em História Social (História Antiga) pela mesma universidade (1999), Doutor pela UFF (2013). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde fundou, com outros docentes e pesquisadores, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF) e atua na área de Ensino de História e da História da Antiguidade Greco-Romana e da Alta Idade Média. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

MÁRCIA CRISTINA LACERDA RIBEIRO
Doutora em História Antiga pela Universidade de São Paulo-USP, onde também faz seu pós-dourado. Professora Adjunto do Curso de História do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Caetité da UNEB. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga-LABECA/MAE/USP. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino-NHIPE/CNPq/UNEB. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Perspectiva e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

MARIA SIGMAR COUTINHO PASSOS
Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Doutora em Educação (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFBA), vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) e ao Núcleo de História Social e Prática de Ensino (NHIPE). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia, campus I e professora da Educação Básica. Tem experiência na área de Formação de Professores e Formação do Professor de História, Ensino de História, Políticas Públicas, Tecnologia da Informação e Comunicação. Membro do Núcleo de Ensino – NHIPE/CNPq-UNEB.

MILENE DE CÁSSIA S. GUSMÃO
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNI-RIO (2001). Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como docente pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do qual participa desde a implantação em 2010. Atuou como coordenadora geral do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB no período de 2001 a 2016.