Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2734-7
DOI: 10.24824/978854442734.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANA CLAUDIA FIGUEIREDO REBOLHO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, graduação em História pelo Centro Universitário Central Paulista, Pós-Graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Central Paulista, Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Doutora pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”- Faculdades de Ciências e Letras Campus de Araraquara - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar- Linha de Pesquisa ?Sexualidade, Cultura e Educação Sexual?, integrante do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX), pertencente a UNESP de Araraquara. MBA em Gestão, Docência e Novas Metodologias pelo UNICEP. Atualmente é Professora em Tempo Integral nos cursos de Pedagogia e Educação Física no Centro Universitário Central Paulista.
CÉLIA REGINA VIEIRA DE SOUZA-LEITE
Graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica (CUBM-RP, 1980); Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo (USP-RP, 1987); Especialização em Psicossomática e Psicossomática Clínica (1996); Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Psicologia (USP-RP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, com experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, subjetividade, psicanálise e educação, psicologia da comunicação (educação e mídia), identidade, sexualidade e gênero. Líder do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito no Contexto escolar-CUML/CNPq; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq.
CLAUDIA VINCENTY ZOTO
Directora del Instituto de Investigaciones Antropológicas y Arqueológicas (IIAA) – Universidad Mayor de San Andres – Bolívia.
GREGORIO VALERA VILLEGAS
Possui doutorado em Antropología filosófica pela Universidad Central de Venezuela(2001). Professor de Filosofia da Educação e Pesquisador em Programas de Pós-Graduação na Universidad Central de Venezuela e na Universidad Simón Rodríguez. Doutor em Filosofia da Educação com estudos pósdoutorais na Universidad de Barcelona.
GUILHERME FAQUIM SIMÃO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2014), e está cursando Mestrado na área de Psicologia e Saúde do Departamento de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
JOÃO PAULO ZERBINATI
Psicólogo clínico de orientação psicanalítica. Graduado em Psicologia pela PUC-Campinas (2014). Mestre em Educação Sexual pelo primeiro programa de pós-graduação do Brasil em Educação Sexual pela UNESP-Araraquara (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq, com pesquisas ancoradas no eixo investigativo; As diversidades sexuais: sujeito/corpo/desejo/corporeidade na pós-modernidade. Obtém estudos e publicações acadêmicas especialmente em Psicanálise, Sexualidade Humana, Psicopatologia, Saúde Mental e Tópicos Específicos em Educação.
LUCILIA DE JESUS VICENTE USSENE
Mestre em Ciências de Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) - Portugal, Graduada e Bacharel em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Actualmente é Professora da Língua Portuguesa (11ª à 12ª Classe), período da tarde, na Escola Secundária de Laulane e também é Professora convidada nas disciplinas de Métodos de Estudo e Técnicas de Expressão na Universidade São Tomás de Moçambique. Tem mais de 20 anos na área de Educação, principalmente no ensino da Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão e Métodos de Estudos. Autora do Manual de Exercícios de Preparação para exames de Admissão, no âmbito da Implementação do projecto UG/IFP – Lichinga (2007-2008).
MARCO AURÉLIO MARTINS PRAÇA
Professor universitário, atua nas disciplinas de Filosofia, Filosofia da Educação, Ética e Responsabilidade Social e Educação na Diversidade Cultural, na Universidade Brasil. É Mestre em Educação e Sociedade pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa - Portugal), onde realizou pesquisa sobre a importância das práticas culturais no trajeto escolar e formação cidadã. Também é Mestre pelo Centro Universitário Moura Lacerda, onde desenvolveu pesquisa acerca das relações entre profissão e gênero. Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Moura Lacerda e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente participa, como aluno especial, da disciplina Fenomenologia do Mundo da Vida e Subjetividade Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP.
MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS
Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1985) Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo (1983). Pós-Doutorado em linguística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP (1994) Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós-Graduação - nível de mestrado e doutorado em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - USP- campus de Ribeirão Preto, SP Linha de pesquisa: Psicologia Processos Culturais e Subjetivação. O Projeto ?Processos culturais e subjetivação: Sexualidade e Desenvolvimento: Eixos estruturantes: 1º O mosaico da família contemporânea e as relações de gênero; 2º Subjetividades binárias e não binárias de sujeitos: sexo, sexualidade, corpo/desejo/corporeidade na contemporaneidade; 3º O corpo em sua temporalidade: o processo do envelhecer, do adoecer e o (des)erotizar-se; 4º A sexualidade de sujeitos com deficiências. E a metodologia qualitativa fenomenológica é eleita para conduzir o desvelamento de horizontes compreensíveis dos fenômenos indagados. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq (site: www.sexualidavida.com.br); pesquisadora do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito no Contexto escolar-CUML/CNPq. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual nível de mestrado categoria profissional da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Araraquara, SP. Linha de pesquisa: Desenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professores.
MARIA JAQUELINE COELHO PINTO
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (1991), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Especialista em Psicodrama pelo Instituto Rio-pretense de Psicodrama (IRP), certificada pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Professora adjunto e sub-chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), vice-coordenadora e orientadora do Programa de Mestrado em Psicologia e Saúde da FAMERP. Membro do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida USP/CNPq. e Psicologia e Saúde FAMERP/CNPq. Experiência na área da Saúde e Hospital e de Psicologia clínica, com ênfase em Sexualidade Humana.
MILENE SOARES AGRELI
Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP (2018) com auxílio CAPES. Mestre em Psicologia pela FFCLRP-USP (2012). Pós-Graduada em Intervenção Familiar pela FAMERP (2008). Pós-Graduada e com Aprimoramento em Psicologia da Saúde pela FAMERP (2008). Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2005).