Capa do livro: ESTADO, POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: <br> questões em debate

ESTADO, POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO:
questões em debate

Autores: Maria José Ferreira Ruiz - Eliane Cleide da Silva Czernisz (Orgs.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro apresenta resultados dos estudos do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Este grupo desenvolve pesquisas, tendo por base a discussão da relação entre Estado e educação, e a análise dos encaminhamentos das políticas para a gestão da educação e do ensino médio. Diante disso, os treze artigos que compõem este livro possibilitam ampliar e integrar o diálogo entre pesquisadores da UEL e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação de outras IES públicas, que fizeram interlocuções teóricas com nosso grupo de pesquisa. São pesquisadores da região Sul e Sudeste, a saber da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UINIOESTE) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Estes pesquisadores têm se preocupado em fomentar o debate acerca das políticas e gestão da educação básica, a fim de compreendê-las a partir das questões socioeconômicas, ideológicas, entre outras, que medeiam a implantação destas políticas nas escolas públicas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3007-1
DOI: 10.24824/978854443007.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTADO, POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: <br> questões em debate

Autores

MARIA JOSÉ FERREIRA RUIZ
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Graduada em Pedagogia pela UEL (2003). Atualmente é docente da UEL, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve estudos vinculados ao Grupo de pesquisa: Estado, políticas públicas e gestão da educação (UEL). As temáticas das pesquisas enfatizam a relação entre Estado e gestão da educação, democratização da educação em diferentes níveis e modalidades, redefinição do papel do Estado e relação público/privado. A pesquisa mais recente trata da democratização da educação e das implicações das parcerias público-privadas para as políticas e gestão da educação.

ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação pela UNESP/Marília, pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. É professora associada da Universidade Estadual de Londrina atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos temas: Gestão da Educação; Educação e Trabalho; Política do Ensino Médio e da Educação Profissional; Política da Educação Superior.

VERA MARIA VIDAL PERONI
Vera Maria Vidal Peroni é pós-doutoranda em Educação, professora do curso de pós-graduação em educação da UFRGS e professora visitante na UFPEL. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das implicações da relação público-privada para a democratização da educação.

ROBERTO ANTONIO DEITOS
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1992), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, na área de história, filosofia e educação. Pós-Doutorado em Educação (2012) pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2011). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, política educacional brasileira, organismos internacionais, ensino médio e educação profissional e estado.

ANGELA MARA DE BARROS LARA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Associada. Aposentada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, Estado, educação, políticas públicas e políticas educacionais.

ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação da UNIOESTE. Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES. Coordenadora do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Atua principalmente nos seguintes temas: política social e educacional, políticas educacionais para o ensino fundamental e médio, políticas de gestão escolar, reforma do estado, gestão do trabalho e educação.

RAQUEL ALESSANDRA DE DEUS SILVA
Mestranda em Educação (PPG/UEM), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi bolsista, entre os anos de 2014 a 2016, do Programa de Educação Tutorial (PET). Participou, entre 2013 a 2014, do Programa de Educação para Jovens e Adultos (PROEJA) da UEM. Realiza pesquisas na área de Políticas e Gestão Educacional, com ênfase nas políticas de formação de professores. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da UEM.

JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
Possui graduação em Pedagogia (1997), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutoramento sanduíche apoiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora adjunto nível C do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de Política e Gestão em Educação. Chefe Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (2016-03/2018). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil – UAB/UEM (2017-03/2018). Atuou por vários anos como professora na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais e a relação público e privado; Políticas para Valorização e Formação de professores e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil. Líder do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. É associada à ANPED, ANPAE, FINEDUCA, ANFOPE e membro efetivo do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB).

SILVIO CESAR NUNES MILITÃO
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da UNESP/Campus de Marília e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente.

GISELLE CHRISTINA CORRÊA 
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPR), Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR) e Informática na Educação, Mestrado e Doutorado em Educação (UFPR). Foi colaboradora no NuPE/UFPR (Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná). Atualmente é consultora pedagógica da Diretoria Executiva da Rede de Colégios Maristas.

TAIS MOURA TAVARES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Paraná, pertence ao Núcleo de Política, Gestão e Financiamento da Educação-NuPE e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional e gestão educacional.

TANIA DA COSTA FERNANDES
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Especialista em Artes (Teatro) pela Universidade São Judas Tadeu-USJT/SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco-UNICASTELO/SP. Experiência Profissional: Professora de Graduação, Pós-graduação (lato-sensu) e Mestrado em Educação da UEL.

CLAUDIANE APARECIDA ERRAM
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas da Educação, núcleo de Políticas Educacionais (2017), especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e graduada em Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Atualmente, professora – Colégio Estadual Olavo Bilac.

EDWYLSON DE LIMA MARINHEIRO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2016), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Licenciado em Geografia (2005) pela Universidade Estadual de Londrina (2005); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Atualmente exerce a função de Gerente de Gestão Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Londrina; Pedagogo na rede estadual de educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, financiamento da educação e políticas públicas para a educação.

ELAINE VIEIRA PINHEIRO
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

GISELE DE PAULA RODRIGUES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná (2007) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atua como técnica pedagógica no Núcleo Regional de Educação de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, planejamento, avaliação e ensino-aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, vinculada ao projeto de pesquisa Programas Governamentais e Democratização da Escola Pública: Princípios e Concepções de Gestão Escolar.

LORENA DOMINIQUE FREIBERG
Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

NATÁLIA DA SILVA BUGANÇA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Pedagoga, especialista em Educação Especial e Gestão escolar. Assessora pedagógica no Departamento de Educação e Cultura de Jataizinho-PR e tutora na Universidade Norte do Paraná.