Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2944-0
DOI: 10.24824/978854442944.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AIRTON DOS REIS PEREIRA
É graduado em História (2000), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em Extensão Rural (2004), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e doutor em História (2013), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor do Departamento de Filosofa e Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Marabá. É membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de História Oral. É autor do livro
“Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará” (EdUFPE, 2015) e de diversos artigos publicados em livros, revistas e em jornais de circulação regional, nacional e internacional. Em seus estudos e pesquisas elege especialmente os seguintes temas: Ditadura civil-militar no Brasil: Amazônia; Con?itos agrários; Violência no campo; Migração; Movimentos sociais e Trabalho Escravo Contemporâneo; Educação.
HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Professora da Faculdade de Educação (Instituto de Ciências Humanas), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Mestra em Psicologia da Educação (PUC SP) doutora em Educação (UFBA) e pós-doutora em Educação (UEPA/ PNPD/CAPES). Coordena o Núcleo de Educação Especial (NEES) da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. É líder do Grupo de Pesquisas em Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD). Faz parte do corpo editorial das revistas Educação Especial em Debate (UFES) e Iniciação & Formação Docente (UFTM) Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, na Linha de Pesquisa "Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia". Filiada à Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración/Inclusión Educativa (RIIE), com sede na Universidad Nacional Autonoma do México (UNAM), à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e à Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED).
INGRID FERNANDES GOMES PEREIRA BRANDÃO
Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e Inclusiva e Educação em Direitos Humanos. Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA).É professora da rede pública, e atuou no Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Visual e como coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação(SEMED). Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Faz parte dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade; e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia / ambos pela UNIFESSPA. Filiada à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED).
JANAILSON MACÊDO LUIZ
Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob orientação da Prof.ª Tit. Maria Helena Machado. É professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), onde atuou como Diretor do Instituto de Ciências Humanas (2016-2018) e foi o primeiro coordenador do Curso de Licenciatura em História do Campus Marabá (2014-2015). Na mesma universidade, coordenou o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação -N’UMBUNTU/FACED/ICH (2015-2017). Atuou ainda como coordenador técnico (voluntário) do projeto “Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra do Brasil”, desenvolvido pela UFCG, através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2012-2015). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Comunidades Remanescentes de Quilombos; Guerrilha do Araguaia; Preservação e democratização das fontes históricas.
LUCILVANA FERREIRA BARROS
Professora efetiva do Curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, campus de Xinguara. Doutoranda em História Social da Amazônia - PPHist - UFPA. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Brasil, História da Música e História Regional. Teve experiência docente em atividades na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com o Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História Local e Produção de Material Didático. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Núcleo de Estudos Culturais em História, Historiografia e Ensino de História na Amazônia – Unifesspa. Tem interesse nas seguintes áreas temáticas: Teoria e Metodologia do Ensino de História, História e
Historiografia da Amazônia, História e Cidade, Biografa e construção identitária, História Local e Regional.
MAGNO MICHELL MARÇAL BRAGA
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), com ênfase em história do Norte/Nordeste no Brasil republicano. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas - IFAL e Doutorando em História na Universidade de Coimbra. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira.
RAFAEL ROGÉRIO NASCIMENTO DOS SANTOS
Docente do curso de História na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, Campus Xinguara. Atualmente cursa o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Pará, mestre em História pelo mesmo programa. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área de História e Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: História do Brasil, Amazônia Colonial, Diretório dos Índios, História Indígena e Indigenista, História indígena e Ensino de História. Integrante do Grupo de Pesquisa de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia -GP HINDIA.
ROBERG JANUÁRIO DOS SANTOS
Doutorando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor do Curso de História, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, Campus de Xinguara. Teve experiência docente a partir de trajetória de atividades nas Universidades: Federal de Campina Grande - UFCG; Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. É autor do livro A Invenção da Atenas Norte-Rio-Grandense: um sertão de história, poesia e tradição (2017). Tem publicado artigos científicos em livros, revistas e anais de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Amazônia, História Regional, sertão, intelectuais e construção dos espaços.