Capa do livro: BIBLIOTECA ESCOLAR:<br> memória, práticas e desafios

BIBLIOTECA ESCOLAR:
memória, práticas e desafios

Autores: Jussara Santos Pimenta - Marcos Leandro Freitas Hübner - Hélder Henriques - Márcio Ferreira da Silva (Orgs.)

 “A coletânea “Biblioteca Escolar: memória, práticas e desafios” tem como objetivo refletir sobre temáticas que auxiliem os profissionais do presente: professores, bibliotecários, gestores a pensar na biblioteca como um espaço de aprendizagem não um local de armazenamento de livros”.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2982-2
DOI: 10.24824/978854442982.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

BIBLIOTECA ESCOLAR:<br> memória, práticas e desafios
ALINE MARTINS DE ALMEIDA
Pedagoga, mestre e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. Docente dos cursos de Pedagogia e Educação Especial da Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo (FAEESP) e da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: infância, educação especial e métodos de ensino.

ALINE SANTOS COSTA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Desenvolve trabalhos acerca da História da formação de leitores no Brasil, com ênfase nas décadas de 1930 – 1940. Atua como professora de História do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, na Rede Municipal de Educação de Itaguaí (RJ).

ANGERLÂNIA REZENDE
Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, cursando Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente professora substituta do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia. Possui curso de extensão em Docência de Educação a Distância pela UFPE. Membro do grupo de pesquisa: Competência em Informação e Mediação, Vinculado a Universidade Federal de Rondônia e Certificado pela Capes.

BELKISS REGINA DEL’RIO
Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CLEUZA DIOGO ANTUNES
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Promoção da Leitura, participante dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória – Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares – Espaço de Ação pedagógica e Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural do Instituto Federal de Rondônia. Atua como Bibliotecária no IFRO Câmpus Ji-Paraná – RO onde desenvolve projetos de ensino, extensão e pesquisa sobre Biblioteca Escolar, Leitura, Competência Informacional, Estudo de Usuário e Acessibilidade. e Inclusão.

DJULI MACHADO DE LUCCA
Professora Efetiva do Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (ano de ingresso – 2016). Mestre em Ciência da Informação (2015) e Bacharel em Biblioteconomia (2012) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas relacionadas à dimensão política da competência em informação e ao desenvolvimento desta competência no grupo de idosos. Líder do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação, vinculado à Universidade Federal de Rondônia e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina.

FLÁVIA BROCCHETTO RAMOS

Professora Adjunto I na Universidade de Caxias do Sul. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Líder do Grupo Linguagem e Educação, cadastrado no CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES/INEP/MEC e do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE 2015, por indicação da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação. Integrante da Comissão Técnica da SEB/MEC do PNLD 2018.

GILMARA DE FÁTIMA PEREIRA DA SILVA

Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Minas Gerais.

HÉLDER HENRIQUES

É doutor em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, pela Universidade de Coimbra. Pós-doutoramento em Ciências da Educação. É professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Desenvolve atividade científica relacionada com a História da Educação e, em particular, com as problemáticas da infância numa perspectiva histórica.

HERTA MARIA DE AÇUCENA DO NASCIMENTO SOEIRO

Atualmente atuando como Estagiária de Nível Superior no Tribunal de Contas/RO, lotada na Biblioteca e graduanda do 6º período no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Porto Velho. Integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória MNEMOS, na Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares – Espaço de Ação Pedagógica.

JOÃO PAULO BORGES DA SILVEIRA
Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do curso de Biblioteconomia da instituição e Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando em Educação (UCS). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Educação e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Temáticas de interesse: Educação; Práticas educativas em bibliotecas; Informação e cidadania; Educação a distância; Gestão de unidades de informação; Estudos de usuários; Memória, identidade e patrimônio; e, Métricas em informação científica.

JOSÉ MARÍA HERNÁNDEZ DÍAZ
Catedrático de Historia de la Educación de la Facultad de Educación. Universidad de Salamanca. Coordinador del Programa de Doctorado en Educación por la Universidad de Salamanca. Ex-Presidente del Centro de Estudios Bejaranos.

JUSSARA SANTOS PIMENTA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES – Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente da Universidade Federal de Rondônia-UNIR e membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – PPGEE/MEPE.

LEILA KOCH
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul (2016), pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade UnyLeya (2018). Atualmente é bibliotecária do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, bibliotecário e leitura.

MAGALI DE MORAES MENTI
Possui mestrado e doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003/2006). Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Faz parte do PPGED da Uergs – Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora executiva e professora do curso de Especialização Teoria e Prática na Formação do Leitor, do PARFOR – Formação Pedagógica e do Programa Inglês Sem Fronteiras – Nucli – Ensino de Línguas Estrangeiras – pela Uergs.

MARCIO FERREIRA DA SILVA
Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Rondônia, no Departamento de Ciência da Informação, curso de Biblioteconomia. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (2009).

MARCOS LEANDRO FREITAS HÜBNER

Professor do curso de bacharelado em Biblioteconomia – Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2014), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Caxias do Sul (2000) e Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Avaliador do Programa Nacional Biblioteca da Escola.

MARIA FLÁVIA RIBEIRO RODRIGUES

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros – MG (2008).

MARÍLIA DE ABREU MARTINS DE PAIVA
Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou a graduação em Biblioteconomia. Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares.

SINDIER ANTONIA ALVES

Bibliotecária / documentalista da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais e professora da SEE-MG, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2008). Especialista em Psicopedagogia e Políticas Públicas, Democracia, República e Movimentos Sociais. Mestre em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET – MG (2011) e doutoranda em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

VANESSA LEVATI BIFF
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui especialização em Educação Estética (2013) e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Câmpus Sapiranga.

YACIARA MENDES DUARTE

Mestra em Ciência da Informação (2015), Bacharela em Biblioteconomia (2010) pela Universidade de Brasília, (UnB). Licenciada em Pedagogia (2017). Especialista em Letramento Informacional (2018) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como tema principal de pesquisa a teoria das representações sociais no contexto das bibliotecas escolares. Atua em biblioteca escolar, com ênfase nos temas: letramento informacional, bibliotecas escolares, estudos de usuário, serviços de referência e tecnologias educacionais. Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.