Autores: Cristina J. Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (orgs.)
Neste volume, o leitor acompanhará o desenvolvimento de propostas de ensino-aprendizagem construídas com metodologias que utilizam ambientes virtuais colaborativos, promovendo através da interatividade a superação de dificuldades de aprendizagem dos indivíduos e discussões sobre o uso de Novas Tecnologias Digitais no apoio ao ensino presencial e no apoio ao ensino Online.
O processo investigativo adotado nos estudos apresentados permitiu chegar-se a algumas conclusões: (a) a produção coletiva conseguiu beneficiar-se do processo contínuo de inovações, estabelecendo novas conexões entre os saberes, ampliando assim as funções cognitivas de jovens e adultos em escolas e empresas; (b) a construção de uma cultura interativa favoreceu mudanças de comportamento dos indivíduos frente aos desafios da atualidade, que exigem diferentes usos de ferramentas para proporcionar processos de comunicação mais rápidos e eficientes; (c) a diversidade de recursos midiáticos desenvolveu o sentimento de liberdade de participação nos processos de troca, proporcionando assim prazer no ato de aprender; (d) a internet confirma-se, como poderoso instrumento de desenvolvimento social estimulando percepção, memória e inovação; (e) a troca de conhecimentos entre os grupos contribui para uma maior agilidade na superação de dificuldades que se manifestam nos indivíduos principalmente na resistência a mudanças de comportamento; (f) a constatação da importância das teorias de aprendizagem que reforçam a necessidade de uma aprendizagem apoiada numa proposta construtivista aplicada aos programas de educação que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-176-7
DOI: 10.24824/978858042176.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Cristina Jasbinschek Haguenauer (Org.)
Francisco Cordeiro Filho (Org.)
Doutor
Ana Lúcia Quental Victorino
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou, junto LATEC/UFRJ, do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Bianca Jussara Borges Clemente
Graduada
Cíntia Regina Lacerda Rabello
Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestre
Fabiana Melo Macieira Lawinscky
Mestre
Flavia Nogueira Martins
Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ, pós-graduada
João José Bignetti Bechara
Possui graduação
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima
Doutoranda e Mestre
Marcus Vinicius Grandão Barboza
Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.
Marcus Vinicius Mussi
Possui Mestrado
Mauricio A. P. Peixoto
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Medicina (Clínica Obstétrica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Medicina (Clínica Obstétrica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Líder do GEAC-Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição, grupo de estudos reconhecido pelo CNPq. Atua em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de aprendizagem, metacognição e psicologia diferencial. Orientador de alunos de mestrado e doutorado. Suas pesquisas tem apoio do CNPq, FAPERJ e FUJB.
Tereza Cristina Moraes do Nascimento