Capa do livro: HISTÓRIA, FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DE ENSINO NA AMAZÔNIA

HISTÓRIA, FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DE ENSINO NA AMAZÔNIA

Autores: Antonia Fladiana Nascimento dos Santos - Cristiane do Socorro dos Santos Nery - Vitor Sousa Cunha Nery (Orgs.)

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Sinopse

O entrelaçamento de conteúdos de história da educação, formação docente, estudos curriculares e práticas de ensino, ao mesmo tempo que demonstra a diversidade das pesquisas, remete à visão convergente das peculiaridades do lócus amazônico como foco permanente.
Assim, os leitores e leitoras estão diante da diversidade de temas e pesquisas, mas, também, da convergência de local, de foco e incisão específica e peculiar. E, certamente, esta constitui a principal riqueza deste livro.
Neste sentido, entrelaçar o passado retratado nas histórias da educação, com a problemática da formação docente atualizada e os avanços e dificuldades das várias práticas de ensino nos alertam para o que Le Goff chamou de “inseparabilidade do passado com o presente” e a necessidade, a meu ver, de valorizarmos cada vez mais o que denominamos história da educação do tempo presente.
Podemos constatar uma dupla aprendizagem neste livro. Uma fica evidente para os leitores e as leitoras que, pelo conteúdo veiculado, terão à sua disposição verdadeiras aulas sobre o tema geral “educação na Amazônia” focado a partir dos textos produzidos pelas pesquisas encetadas pelos autores e autoras desta coletânea. E outra aprendizagem se evidencia na própria escrita, no exercício de comunicar e de escrever – que, para o pesquisador, é absolutamente fundamental. Pesquisa que não é comunicada deixa de cumprir uma das suas tarefas principais que é a de produzir e veicular conhecimento.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2950-1
DOI: 10.24824/978854442950.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA, FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DE ENSINO NA AMAZÔNIA

Autores

ALDER DE SOUZA DIAS
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade (PPGED/UFPA), Mestre em Educação pelo PPGED da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação (PPGED/UFPA) e graduado em Pedagogia (UEPA). É docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

ANA CLÁUDIA PEIXOTO DE CRISTO LEITE
Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá. É Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão: Educação, Saberes e Cultura do Campo na Amazônia (ESACAM), e Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Amapá (NEA-AP).

ANGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP).  Atualmente é Professora Efetiva da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP). Coordenadora dos Projetos de Extensão Formação do Educador da Infância (início em 2015); Ludicidade e Saúde (desde de 2014). Coordenadora da Brinquedoteca da Universidade do Estado do Amapá. Autora do livro "Práticas de Mediação e o Brincar na Educação Infantil" publicado em 2015 pela editora Paco. Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, Jogos, brinquedos e brincadeiras, Formação de Professores e Política Públicas para a Infância.

ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista na área de Coordenação pedagógica pelo Instituto de Ensino superior do Amapá (IESAP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ludicidade Inclusão e Saúde – LIS onde coordena a linha de pesquisa ‘Jogos avaliativos no segundo segmento do Ensino Fundamental. Pesquisadora do grupo de Integração socioambiental e Educacional – GISAE. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio, Coordenação Pedagógica e Formação de professores.

CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY
Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Amapá do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (UNIFAP - Campus Binacional Oiapoque). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática (GECIM/UNIFAP/CNPq). Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

BENEDITO GONÇALVES COSTA
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Científica e Matemática pelo IEMCI-UFPA. Graduado em História pela Escola Superior Madre Celeste. Magistério com habilitação para atuar na educação infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental pelo Núcleo Pedagógico Integrado - NPI-UFPA. Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino. Membro do Grupo História da Educação na Amazônia (GHEDA). Associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação).

DAMIANA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Psicopedagoga preventiva pela Universidade do Estado do Pará (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente é Técnica em Educação na Secretaria Municipal de Educação de Barcarena. Associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) e à SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação).

EDIGLEUSA MIRANDA VAZ LEMOS
Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá. Integrante do Núcleo de Engenharia de Materiais Sustentáveis (NEMAS-UEAP).

EVALDO FERREIRA RODRIGUES
Professor da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Mestre em Educação, possui experiência na área de Formação Docente, Educação Inclusiva, Educação, Tecnologia de Informação e Comunicação com ênfase em Educação e Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Trabalho Docente, Planejamento e Gestão, Educação Inclusiva, Interdisciplinaridade e Tecnologia Educacional.

GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA/IEMCI. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: Controvérsias Sociocientíficas no ensino de Ciências, Alimentos Transgênicos, Argumentação no Ensino de Ciências, Cinema e Educação, Educação Especial.

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Pós-doutorado em Educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede de Pesquisadores Freireanos, da Rede Luso-brasileira de Educação de Jovens e Adultos e da Rede Educação Intercultural e Movimentos Sociais - Rede MOVER.

JOÃO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO
Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP).

JOSÉ ROMÁRIO MENDES RODRIGUES
Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá-UEAP, membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA.

KARLA CAROLINE TAVARES ARAÚJO
Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais em uma escola privada, integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP).

LARISSA ALMEIDA DE FREITAS
Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Foi bolsista do programa institucional de Bolsas de iniciação à docência PIBID/CAPES/UEAP.

LESLIE JOVANA SILVA SANTOS
Professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá-UEAP, Especialista em Educação Especial e em EaD e as Novas Tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Ludicidade e Saúde (LIS) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA).

MÁRCIO OLIVEIROS ALVES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é Assessor Pedagógico no Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA), Professor Colaborador no Curso de Letras – habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará/PARFOR. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Organização Social (ECOS/PPGED/ICED/UFPA), e dedica-se aos estudos da Constituição do Sujeito Biográfico no campo do Discurso narrativo, e do Núcleo de Pesquisa sobre teoria, epistemologia e método da educação (EPSTEM/PPGED/ICED/UFPA). Membro da Associado da BIOGRAPH - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, da Associado da ALB - Associação de Leitura do Brasil e da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação).

MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut de Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

OSCAR FERREIRA BARROS
Doutorando em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA. Professor da Universidade Federal do Pará (Cametá). Mestre em Educação/UFPB (2007). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social/UFPA (2005). Graduado em Pedagogia/UEPA (2003). Foi diretor da Faculdade de Educação do Campo-FECAMPO/UFPA-Cametá. É líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo na Região Tocantina (GEPECART/UFPA). Integra a Coordenação do Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta da Região Tocantina/PA-FECAF. Realiza pesquisas e formações de professores nas temáticas: Educação do Campo, Escolas Multisseriadas, EJA, Currículo e Planejamento, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Pesquisa Educacional e Educação em Espaços Não-Escolares.

RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES
Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Ambiental. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Além disso, orienta iniciação cientifica e mestrado, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá.

RAMON DE OLIVEIRA SANTANA
Doutorando em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no Curso de Licenciatura em Química. Membro do Grupo Educação, Saberes e Decolonialidades vinculado a faculdade de educação da Universidade de Brasília. 

RENATO OLIVEIRA DE SOUZA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Educacional, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente é professor efetivo de séries iniciais da Prefeitura Municipal de Macapá. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP).

SILVANA COSTA SANTA ROSA
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora substituta no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação Escolar Indígena, Formação de Professores, Formação de Professores Indígenas.

TIAGO MARCOLINO DE SOUZA
Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Engenharia de Materiais e Graduado em Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amapá. Líder do Núcleo de Engenharia de Materiais Sustentáveis (NEMAS-UEAP).

VITOR SOUSA CUNHA NERY
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), tendo feito estágio de pesquisa (na modalidade sanduíche) na PUC-Rio. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amapá. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP). Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e à SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação).

WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

WILSON MONTEIRO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
Doutorando em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amapá. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP).