Capa do livro: INTERFACES DA PSICOLOGIA

INTERFACES DA PSICOLOGIA

Autores: Daniele Mejia Cavalcante (Org.)

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Sinopse

Os leitores irão encontrar nesta obra diferentes leituras teórico-metodológicas, denotando as contribuições da Psicologia em interface com outras áreas do saber. Os diversos textos abordam questões de Processos Educativos (relações interculturais dentro da escola, a importância da arte na construção da identidade de adolescentes em processo de escolarização, aspectos históricos das ações afirmativas no Brasil, os desafios da avaliação educacional); Processos de Saúde/Psicologia do trabalho (mudanças no mundo do trabalho e como estas afetam a saúde física e mental de diferentes profissões), Psicologia Jurídica em diferentes contextos sociais (loucura, perversão, perversidade e subsídios teóricos para interpretar situações de abuso sexual em contextos familiares). Como proposta de intervenção são apresentados dois protocolos que auxiliam na realização de diagnósticos mais precisos por parte dos profissionais da área de saúde mental e, ainda, discute-se a partir da terapia comportamental a questão da obesidade e a proposta de elaboração de um programa de perda de peso.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3058-3
DOI: 10.24824/978854443058.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 366
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INTERFACES DA PSICOLOGIA

Autores

ORGANIZADORA:
DANIELE MEJIA CAVALCANTE

Docente Instituições de Ensino Superior. Mestre em Psicologia/Área Saúde – Universidade Federal de Rondônia. Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Rondônia. Especialização Gestão de Pessoas/Psicologia do Trânsito/Psicopedagogia.

AUTORES:
ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRUM

Advogado. Professor no Centro Universitário São Lucas e na Universidade Federal de Rondônia. Analista Processual na Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia. Especialista em Direito Civil e Processual Civil (Faculdade Católica de Rondônia) e Mestre em Psicologia (Universidade Federal de Rondônia).

ANA MARIA DE LIMA SOUZA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

DAMIANA GUEDES
Enfermeira. Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil. Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão/PR.

ERALDO CARLOS BATISTA
Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)/ Faculdade católica de Rondônia (FCR), Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialista em saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande.

ELIZABETH ANTONIA LEONEL DE MORAES MARTINES
Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - atual IBILCE (1973) e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências.

EMANUELLY CRISTINY VIEIRA RODRIGUES
Bacharelada e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade Paulista. Mestre em Psicologia/Área Educação pela Universidade Federal de Rondônia.

FABIO BIASOTTO FEITOSA
Pós-doutor pela University College London (UCL)/CAPES em Tratamento e Prevenção Psicológica. Docente do Departamento de psicologia da Universidade Federal de Rondônia .

FAGNER ALFREDO ARDISSON CIRINO CAMPOS
Enfermeiro Psiquiátrico. Especialista em Gestão de Pessoas, Gestão em Enfermagem e Terapia Familiar. Mestre em psicologia. Experiência em saúde mental na reabilitação psicossocial de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, nos Leitos de Saúde Mental do Hospital de Urgência e Emergência (HUERB), da Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Enfermeiro Assistencialista do Hospital de Doenças Tropicais (CEMETRON), da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia. Consultor, Gerenciador de Casos e Palestrante em Saúde Mental.

GÉSICA BORGES BERGAMINI
Graduada em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/ULBRA). Especialista em Neuropsicologia, Neurociência e Psicopedagogia, Matemática Financeira e Estatística, Gestão em Saúde Mental, Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia.  Mestra em Psicologia pela UNIR. Coordenadora do Serviço Psicopedagógico de Apoio e Docente da Faculdade de educação e Meio Ambiente – FAEMA.

GISELE CAROLINE NASCIMENTO DOS SANTOS
Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR - 2015), linha de Pesquisa: Psicologia Escolar e Processos Educativos; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Porto Velho (FIP - 2013); Licenciada em Pedagogia, com habilitação para Docência na Educação Infantil, Séries Iniciais, Supervisão e Gestão Escolar (UNIR - 2012). Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), junto a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP).

IOLANDA LOURDES RIBEIRO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2004). Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2007). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Acre (UFAC/2011). Especialista em Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFAC/2015). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2016). Cursando Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM). Atualmente atua como psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (IFAC).

JOSÉ JULIANO CEDARO
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

JORGE LUÍS DE SOUZA RISCADO
Doutor em Ciências - Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ (2009-2013). Possui Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Possui Licenciatura Plena em Psicologia e Graduação em Psicologia pela Universidade Celso Lisboa. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas. Professor Efetivo do Mestrado de Ensino em Saúde, com aporte na Pesquisa Qualitativa. Professor Efetivo do Mestrado Profissional em Estratégia da Saúde da Família.

LYERKA KALLYANE RAMOS FERNANDES
Graduada em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/ULBRA). Mestrado acadêmico em psicologia da saúde e processos psicossociais pela Universidade Federal de Rondônia.

LUCYANA OLIVEIRA DE MELO GOMES
Especialista em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica pela pela Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília - FAMEMA. Especialista em Especialista em Psicologia Clínica em Psiquiatria pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CSDRH) e FAMEMA. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia MAPSI/UNIR.Docente dos cursos de Psicologia e Medicina do Centro Universitário Uninorte. Psicóloga do Caps Ad III/SESACRE.  Secretaria do CRP 20 Seção Acre.

LUCIANO SÉRGIO DE SOUSA GUEDES
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Letras pela Faculdade de Educação de Porto Velho. Atualmente trabalha como professor na Rede Estadual de Ensino, em Rondônia.

LUCILENE ZANOL
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

MARIA IVANILDES SILVA DE AZEVEDO
Mestrado acadêmico em psicologia da saúde e processos psicossociais pela Universidade Federal de Rondônia. Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Neuropsicóloga, trabalha com abordagem em terapia cognitivo e comportamental. Professora no Centro Universitário São Lucas, na graduação de psicologia.

MARIA IVONETE BARBOSA TAMBORIL
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

MARIA ROSIMÉRE SALVIANO DE MOURA
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Psicologia Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR - 2009); Psicóloga Escolar e Diretora de Assuntos Estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). 

MARLENE RODRIGUES
Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008); Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC (2000); Especialista em Psicopedagogia (1999), Metodologia do Ensino Superior (1994) e Supervisão e Administração Escolar (1993); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988).

MELISSA ANDREA VIEIRA DE MEDEIROS
Docente do departamento de Psicologia Universidade Federal de Rondônia. Pós-doutora em teoria psicanalítica PUC-RS. Doutorado e Mestrado em Psicologia do desenvolvimento humano USP. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia.

PAULO RENATO VITÓRIA CALHEIROS
Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1980), Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor adjunto da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenador do Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais que Lidam com o Usuário de Crack e Outras Drogas e seus Familiares (CRR-SENAD-UNIR).

PATRÍCIA LAUBINO BORBA-RODEGHER
Licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado e Doutorado (2011) pela mesma instituição. Lecionou na UFRGS (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) e na Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa.

SUZANA ROCHA DE SOUZA AZEVEDO
Mestra em Psicologia, linha 1: Psicologia Escolar e Processos Educativos - MAPSI pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Rondônia (1997) e graduação em Ciências de Primeiro Grau - Faculdades Integradas de Ariquemes (1992).Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE- Instituto Cuiabano de Educação (2003).Especialização em Metodologia e Didática do Ensino da Língua Portuguesa e Educação Matemática - FAROL - Faculdade de Rolim de Moura (2011).

TOMÁS DANIEL MENÉNDEZ RODRÍGUEZ
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Superior Pedagógico "Juan Marinello" de Matanzas (1982) . Doutorado em Matemática na Saint Petersburg State University (1992). Pós-Doutorado em Matemáticas na Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA , Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professor titular da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. É Professor de Métodos Quantitativos de Pesquisa do Mestrado de Administração da UNIR e Professor do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

VANDERLÉIA DE L. D CASTEL CHLINDWEIN
Doutora Docente do Departamento de Psicologia (DEPSI) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI) da Universidade Federal de Rondônia.