Capa do livro: APRENDER ENSINANDO, ENSINAR APRENDENDO: <br>diálogos entre formação, saberes e práticas docentes

APRENDER ENSINANDO, ENSINAR APRENDENDO:
diálogos entre formação, saberes e práticas docentes

Autores: Marta Margarida Andrade Lima - Vera Lúcia Chalegre de Freitas - Leila Nascimento da Silva (Orgs.)

livro digital
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Sinopse

Aprender ensinando, ensinar aprendendo: diálogos entre formação, saberes e práticas docentes reúne estudos, pesquisas e relatos de experiências vivenciados por professores (e seus alunos) de duas Instituições públicas de Ensino Superior, situadas na região do agreste pernambucano, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Juntos formam o Grupo de Pesquisa “Formação Docente e Processos Educativos”. A presente obra representa a continuidade das socializações do que é produzido no contexto do grupo, socializações estas já iniciadas em obra anterior, publicada em 2017. Os trabalhos aqui apresentados retratam a heterogeneidade que caracteriza o Grupo, ao mesmo tempo em que explicitam seu dialogismo e cumplicidade com o diverso, o diferente e o propositivo. As temáticas são múltiplas e plurais. Na primeira parte da obra, os escritos foram agrupados em três blocos de sentido por tratarem de temáticas relacionadas às “Linguagens, Narrativas, Diversidade e Diferenças”. Na segunda parte, as obras discutem questões relativas à “Formação Docente e Diferentes Experiências de Aprendizagens”. A obra convida o leitor a tecer reflexões sobre os fazeres docentes em diferentes áreas de conhecimento, levando-o a conhecer experiências exitosas cujo desafio principal é garantir a inclusão de todos e o espaço para a escuta com respeito às individualidades e diferenças, na perspectiva de compreender as dificuldades e as possibilidades que pautam a formação de professores e as práticas de ensino e aprendizagem, no agreste pernambucano.
Organizadoras:
Marta Margarida Andrade Lima
Vera Lúcia Chalegre de Freitas
Leila Nascimento da Silva

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2969-3
DOI: 10.24824/978854442969.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

APRENDER ENSINANDO, ENSINAR APRENDENDO: <br>diálogos entre formação, saberes e práticas docentes

Autores

AUTORAS E ORGANIZADORAS
MARTA MARGARIDA ANDRADE LIMA
Possui Licenciatura em História na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA- UFPE. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Processos Educativos, UFRPE/UAG. Trabalha com as temáticas: Aprendizagem Histórica; Livro Didático; Currículo e Formação de Professores de História. Atuou como Avaliadora de Livros Didáticos de História no PNLD (2007 a 2018). Foi Coordenadora Adjunta no PNLD, nas edições 2013, 2015, 2016 e Coordenadora Pedagógica na edição 2019. Atualmente Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas – NEPHECs/UFRPE.

VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Bióloga. Pós doutorado em Educação pela UFPel, e Doutora em Educação pela UFRN.  Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE-Campus Garanhuns). Pesquisadora e Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA, cadastrado na UPE/CNPq. Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/CNPq.  Participou da organização da obra Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar, tendo três volumes, 2017.

LEILA NASCIMENTO DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Campus Acadêmico de Garanhuns. Participa do grupo de pesquisa Educação e desafios do tempo presente. Desenvolve pesquisas referentes à prática docente e ensino de língua portuguesa, com ênfase no ciclo de Alfabetização. Atua também como membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e tem participado de vários cursos de formação de professores de redes públicas de ensino e outros trabalhos técnicos relacionados à área, tais como elaboração de pareceres para o PNLD e construção de material didático para a formação de professores.

AUTORES COLABORADORES
ANDERSON FERNANDES DE ALENCAR

Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Foi membro e consultor do Instituto Paulo Freire, no qual coordenou a área de tecnologia da informação, o setor de memória institucional e a Universitas Paulo Freire (UniFreire). Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Garanhuns, ministrando disciplinas ligadas a metodologia científica no curso de Licenciatura em Pedagogia, realizando atividades de extensão na área da informática e educação, pesquisa sobre formação docente e o(a) pedagogo(a) e inovação tecnológica por meio do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) da UFRPE. É líder do grupo de pesquisa Formação Docente e Processos Educativos da UFRPE/UAG.

ANA CLARA SERPA TOSCANO DE BRITO
Graduanda em  Pedagogia na Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.  Participa como bolsista do projeto de extensão: Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital. Desenvolve pesquisa em Tecnologias digitais para a educação e cultura do digital na formação inicial da/o pedagoga/o.

ARMINDA DE FÁTIMA ALVES DA SILVA

Doutorado em Ciência Política e Sociologia pela Universidade de Deusto (Espanha).  Graduada em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP). e Especialização no Ensino de Geografia (UFPE). Atualmente é Professora associada II da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, com dedicação exclusiva, ministrando Princípios de Sociologia Rural e Sociologia Rural nos cursos das Ciências Agrárias. Com estudos centrados na área de Educação do Campo.                                                                     

CATARINA DA SILVA SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.  Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). É Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Garanhuns. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Processos Educativos (UFRPE/UAG).

CLÁUDIO GALVÃO DE SOUZA JÚNIOR
Doutor em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Desenvolveu Estágio Pós Doutoral no Laboratório de Genética do Núcleo de Fisiologia e Bioquímica do IBT-SP. Mestrado em Genética da Universidade Federal de Pernambuco.  Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco.  É Professor Associado 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, estando como docente em Genética Animal e Biotecnologia, Ciências da Natureza e Embriologia.  Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da UFRPE/UAG/CNPq. 

DANIELE MARIA DE MORAIS
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco-UPE-Campus Garanhuns. Pós-Graduada em Metodologias do Ensino de Biologia e Química. Professora da Educação Básica na Escola Municipal em Jurema-PE. Participa do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente - GIRSFEMA (participante).

DENNYS DIKSON MARCELINO DA SILVA
Doutor em Letras e Linguística (UFAL). Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFRPE/UAG. Líder do Grupo de Pesquisa "Texto, Escrita e Sala de Aula - TEcSA", onde coordena o "Laboratório do Texto e da Retextualização Escolar - LATRE".
 
GABRIELA ALVES DE ARRUDA
Advogada. Mestra na Linha de Pesquisa História e Política da Educação, do Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do Curso de Direito da FIS (Faculdades Integradas do Sertão – Serra Talhada/PE).

GUSTAVO LIMA
Doutor em Letras (área: Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns -UFRPE/UAG. Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, onde planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e produção de material didático e formação de professores. Vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq) e do Grupo Formação Docente e Processos Educativos (CNPq).

JULIANA GALINDO DE OLIVEIRA PONTES
Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Atualmente desenvolve trabalhos na área de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

KÁTTYLLA MARIA FERREIRA FELIX

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Participa do grupo de estudos LINFOR (Linguagem e Formação Docente) e sua área de pesquisa é a Alfabetização.

LEIDIANE RAIMUNDO CORDEIRO
Graduanda do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Foi bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIC/UFRPE) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES). Atualmente é bolsista do Programa Residência Pedagógica e membro colaborador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq).

LEILA BRITTO DE AMORIM LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É graduada em Pedagogia. É docente da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e colaboradora do Centro de Estudos de Educação e Linguagem (CEEL), onde planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e elaboração de material didático e formação de professores. Experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem e Educação de Jovens e Adultos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA).

LUCIANO CAVALCANTI DO NASCIMENTO
Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Realizou estágio de formação no Institut Universitaire de Formation des Maîtres de Rennes_França. É professor assistente da UFRPE/ Unidade Acadêmica de Garanhuns, do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Educação Matemática.

MARIA EDILENE VILAÇA DE SOUZA
Graduada em História pela Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Metodologia do Ensino da História pela UPE. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Rural de Pernambuco –Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE/UAG. É membro da Comissão de Ética da UFRPE. Tem atuação nas áreas de Legislação Educacional, Avaliação Institucional, Educação Inclusiva, Gestão Educacional, Gestão e Administração Escolar e Formação Continuada de Professores e Gestores.

MARIA DO SOCORRO PEREIRA DE ALMEIDA  
Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Literatura e Interculturalidade, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É especialista em Literatura brasileira pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Tem experiência na área de Letras em teoria da literatura, literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e meio ambiente, estudo do espaço na literatura, ecocrítica, cultura, sertão, relações de gênero e literatura infantil. 

MARIA VANÍSIA JACINTO DA SILVA DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Pós graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco –UPE. Pós graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana/PY (2018). Supervisora na Secretaria Municipal de Garanhuns.  Professora dos anos iniciais (campo) da Secretaria Municipal de Correntes.

MIKAELE CLARA DE OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Participou na execução do projeto de Extensão/Bext2016, intitulado “Diagnóstico  de situação de promoção à saúde sobre parasitoses em animais domiciliados”, e como expositora de trabalho e monitoria da Feira das profissões, em 2017, da UFRPE.

NADJA GABRIELY DE OLIVEIRA COSTA
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns –UFRPE/UAG. Desenvolvendo pesquisa voltada para a prática docente na perspectiva de uma educação humanizadora em Paulo Freire.

NATALY SANTANA LUNA CAVALCANTE
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Foi participante do programa de iniciação científica (PIBIC) intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”.

NORMA ABREU E LIMA MACIEL DE LEMOS VASCONCELOS
Doutora pelo Programa de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e em Pedagogia com as Habilitações de Administração Escolar. É graduada em Educação Especial pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda –FACHO. É professora Adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG. Desenvolve pesquisas nas áreas educação de surdos, histórias de vida, formação de professores, avaliação e gestão escolar.

PAULO FABIANO CORREIA DE VERAS
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Praticante de Capoeira desde 1996.

RICARDO JOSÉ LIMA BEZERRA
Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Efetivo Doutor da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira" (UPE) e "Formação Docente e Processos Educativos" (Unidade Acadêmica de Garanhuns-UFRPE). Docente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE-Campus Garanhuns. Desenvolve e orienta atividades na graduação e na pós-graduação sobre Ensino de História Indígena, História e Cultura Indígenas no Nordeste, Livros Didáticos e Aprendizagem Histórica, bem como pesquisa sobre o ensino de História e suas práticas em escolas públicas e sobre História Regional no Agreste pernambucano.

ROSÂNGELA ESTEVÃO ALVES FALCÃO
Médica Veterinária. Doutora em Biociência Animal pela UFRPE. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Participa do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Inovação Terapêutica. Professora pesquisadora com área de atuação em produtos naturais, etnofarmacologia e ensino de Ciências.

RUTNEIA MACÁRIO DE FARIAS
Graduação em Pedagogia - UFRPE-UAG (2009), pós graduação em Psicopedagogia - UPE (2010) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - UPE (2013), mestranda em Ensino de Matemática e Ciências - UFAL (2018).  Professora da Educação Básica e Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco. Experiência como Docente, Coord. Pedagógica, coord. de Avaliações Externas, Professora Orientadora do PNAIC, Coord. Monitoramento e Organização Escolar na GRE/AM.

SÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela UFPE/CE. Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco.  Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Pernambuco, atuando nos Cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Computação. É Docente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) da Universidade de Pernambuco- UPE. Coordena o Laboratório de Aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Líder do grupo de Pesquisa APLIC/UPE/CNPQ.

SÔNIA MARIA PEREIRA DE LIMA
Graduada em História. Mestra em Educação pela UFRN.  É Prof.ª Técnica de Ensino da Educação Básica na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM), exerce atividades como Coordenadora Regional do Programa Ensino Médio Inovador (Financiado pelo MEC e monitorado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco) em escolas de ensino médio, jurisdicionado a GRE/AM. Participa do grupo de pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização docente – UFRN. 

SUELY EMILIA DE BARROS SANTOS
Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela UNICAP. Professora Adjunta da UPE/Campus Garanhuns. Coordena a Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Participa dos grupos de pesquisa: LACS - Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde e Educação e Desafios do Tempo Presente. Área de intervenção e pesquisa em Ação Clínica, Saúde, Comunidades Tradicionais e Rurais, e Formação Acadêmica e Docente.

TAÍS MELO DA SILVA LEONARDO
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE/UAG. Atua na rede privada de ensino em Garanhuns - PE desde 2014. Desenvolvendo pesquisa na área de formação e atuação docente em estabelecimentos penais no estado de Pernambuco.

TARCIA REGINA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco -UPE-Campus Garanhuns. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Líder do Grupo "A Cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil" cadastrado na UPE/CNPq. Integrante do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco (NEAB). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco -PROCADI. Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da UFRPE/UAG/CNPq. 

TATIANE LIMA DE ALMEIDA
Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco -UPE- Garanhuns. Especialista em Ensino de História pela UPE. Mestranda em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE-Garanhuns. Professora Efetiva da Rede Municipal de Educação de Capoeiras-PE e  da Rede Municipal de Educação de Jupi-PE. Integrante do Grupo de Pesquisa "Formação Docente e Processos Educativos" – FRPE/UAG. Desenvolve pesquisas sobre as representações docentes sobre o ensino de História e Cultura Indígenas em escolas públicas do agreste pernambucano.

WANESSA DA SILVA GOMES
Enfermeira Sanitarista. Doutoranda em Saúde Pública pelo IAM/Fiocruz-PE. Professora Assistente da UPE/Campus Garanhuns. Participa dos grupos de pesquisa: LASAT- Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho e LACS – Laboratório de Ação Clínica e Saúde. Área de intervenção e pesquisa em Saúde e Comunidades Tradicionais e Rurais, na graduação, residência multiprofissional em saúde mental e mestrado profissional em saúde mental.