
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
abordagens teóricas e experiências concretas
Autores: Viviane Scalon Fachin - Fabrício Antonio Deffacci - Kátia Resende de Assis Machado (Orgs.)
Sinopse
A educação é entendida como um dos traços que definem a natureza humana, portanto, essencial para que a humanidade construa alternativas aos problemas que marcam o nosso tempo e colocam em risco a vida na Terra. Para a maioria dos brasileiros, a educação é importante para o desenvolvimento do país, por outro lado, a má educação prejudica o desenvolvimento do Brasil. Essa percepção da população de forma positiva é de suma importância para os rumos da educação no país, pois a construção e implementação de qualquer política educacional depende do envolvimento de todos, mapeando como a população está sentindo este problema. Esta relação entre escolaridade e riqueza nacional tem resultado direto na vida do indivíduo, pois oportuniza melhores possibilidades salariais no mercado do trabalho, resultando no desenvolvimento da sociedade. Nessa perspectiva, para os autores, apesar da importância do determinante econômico, a ideia de desenvolvimento não pode ser reduzida a esta dimensão. Vale destacar o impacto coletivo da educação, que não se traduz diretamente sobre a renda, mas que ajuda o país no desenvolvimento de longo prazo, como por exemplo a redução de mortalidade infantil, melhoria de saúde, participação política e formação humana e cultural de uma nação. Alguns destes resultados positivos da educação no desenvolvimento regional são apresentados neste livro. Os autores ressaltam a importância da teoria, atrelada à vivência prática em diversas frentes de atuação, com o intuito de garantir o acesso e permitir o desenvolvimento humano, social, econômico, turístico e ambiental da região contemplada com estas ações. A missão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) se faz presente nesta obra, pois os estudos aqui elencados servirão de base para novas experiências e tomadas de decisões no âmbito local e/ou regional, com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.
Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho
Vice-Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho
Vice-Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3118-4
DOI: 10.24824/978854443118.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
ORGANIZADORES
KATIA RESENDE DE ASSIS MACHADO
Mestra em Letras pela UEMS, linha de pesquisa: ensino de linguagens. Pós-graduada pela UEMS, especialização em Letras, área de concentração Linguística e Ensino. Graduada em Letras habilitação Português/Inglês pela UEMS. Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2006. Atuou como docente do Curso de Ciências Sociais da UEMS/Amambai no período de 2015 a 2017 e como docente do Curso de Ciências Sociais EaD no ano de 2018.
VIVIANE SCALON FACHIN
Doutora em História, Mestre em Educação, Graduada em História é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), concursada em História, onde ministra aulas nos cursos de graduação em História e Ciências Sociais (EaD), no mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e no mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. É membro eleita do Conselho Universitário (COUNI) e ocupa a Gerência da Unidade Universitária de Amambai, desde 1995. Executa pesquisas nas áreas de Educação, Ensino de História e Questões Agrárias.
FABRICIO A DEFFACCI
VIVIANE SCALON FACHIN
Doutora em História, Mestre em Educação, Graduada em História é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), concursada em História, onde ministra aulas nos cursos de graduação em História e Ciências Sociais (EaD), no mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e no mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. É membro eleita do Conselho Universitário (COUNI) e ocupa a Gerência da Unidade Universitária de Amambai, desde 1995. Executa pesquisas nas áreas de Educação, Ensino de História e Questões Agrárias.
FABRICIO A DEFFACCI
Graduação em Ciências Sociais na UNIOESTE/Toledo. Mestrado em Ciências Sociais na UFSCAR/São Carlos. Doutorado em Ciências Sociais na UNESP/Araraquara. Docente em Ciência Política na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com vínculo nas Graduações de Ciências Sociais e História no Município de Amambai/MS. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS - Ponta Porã) e coordenador do Curso de Ciências Sociais EaD/UEMS com turmas nos Municípios de Água Clara/MS, Bela Vista/MS, Camapuã/MS, Japorã/MS e Miranda/MS.
AUTORES
BRUNA MARIA OLIVEIRA BENITES FERREIRA
CARLOS OTÁVIO ZAMBERLAN
CLAUDIA CRISTINA WESENDONCK
CLÁUDIA MARIA SONAGLIO
CLAUDIA VERA DA SILVEIRA
CRISTINA HORST PEREIRA
DANIEL ARRUDA CORONEL
DORES CRISTINA GRECHI
EDSON PEREIRA DE SOUZA
FERNANDA VIEIRA DAROLD
GLÁUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PÉCLAT
HEROS AUGUSTO SANTOS LOBO
ISABELA BARCHET
JOÃO EVANIO BORBA CAETANO
KATIA RESENDE DE ASSIS MACHADO
LIS THAMIRYS D. BAPTISTA
LOSANDRO ANTÔNIO TEDESCHI
MARCELINO ARMINDO MONTEIRO
MARIA DE LOURDES BERNARTT
MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
MOACIR PIFFER
MOISÉS CENTENARO
NEIMAR FOLLMANN
NELSON GUILHERME MACHADO PINTO
NEYDE APARECIDA CILIAX TAVARES
NILTON MARQUES DE OLIVEIRA
PATRÍCIA CRISTINA S. MARTINS
SABRINA BRÜNE
SILVIO CEZAR AREND
SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
TANIA REGINA ZIMMERMANN
VIVIANE SCALON FACHIN
WILSON ITAMAR GODOY
ZELIMAR SOARES BIDARR