Capa do livro: TRANSFORMAÇÕES DO PRESENTE: <br>experiências com a tecnologia para a educação do futuro

TRANSFORMAÇÕES DO PRESENTE:
experiências com a tecnologia para a educação do futuro

Autores: Andréa Karla Ferreira Nunes - Anne Alilma Silva Souza Ferrrete - Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Orgs.)

O livro é uma coletânea de artigos com autores nacionais e internacionais que a partir de suas pesquisas e experiências contribuem para pensar e fazer educação, a partir de três cenários que tratam das Tecnologias na Educação em suas diversas formas de aplicação no ambiente educacional.
 


ENTREVISTA PARA A TV GAZETA - ALAGOAS

Impresso
de R$ 98,12 por
R$ 75,48
Digital
de R$ 98,12 por
R$ 68,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3123-8
DOI: 10.24824/978854443123.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRANSFORMAÇÕES DO PRESENTE: <br>experiências com a tecnologia para a educação do futuro
ACÁSSIA ARAÚJO BARRETO
Mestre em Educação pela PUCSP, Especialista em “Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias” (PUCSP) e em “Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas” (UNB). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia – NUCA – UFS/CNPq.

ALBA PATRICIA GUZMÁN DUQUE
Docente de Administración de Empresas por ciclos propedéuticos con la utilización de simuladores virtuales y juegos didácticos en las Unidades Tecnológicas de Santander. Facultad de Ciencias Socioeconómicas y Empresariales. Dirige el Grupo GICSE y la línea de investigación TIC en las organizaciones y la competitividad. Ha publicado diversos artículos científicos relacionados con el impacto de la tecnología en las organizaciones y en los procesos académicos.

ANA MARIA PLECH DE BRITO
Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2013). Atuou como coordenadora Pedagógica de Projeto de Graduação na Modalidade a Distância dos cursos da Universidade Tiradentes. Atua como Assessora Educacional Senior na Superintendência Acadêmica da UNIT. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC – UNIT).

ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC – UNIT).

ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e professora do Programa de Pós-Graduacão em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa, Aplicativos Educacionais e Formação de Professores.

AURORA CUEVAS-CERVERÓ
Doutora em Documentação com prêmio extraordinário pela Universidade Carlos III deMadri. Licenciada em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Atualmente é professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação pela UCM.

CARLOS ALBERTO VASCONCELOS
Mestrado (2000), Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015- UFPE). Professor adjunto do Departamento de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Progrma de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na UFS.

CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Servidor público do Instituto Federal de Sergipe. Experiência de 20 anos na Educação.

DANIEL AUGUSTO MONTEIRO DE BARROS
Professor do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FACIMA/ASSUPERO/UNIP). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAL, ligado ao Grupo de Pesquisa TICFORPROD. Especialista em Marketing e Publicidade. Graduações em Comunicação Social (Relações Públicas) e Sistemas de Informação, pela UFAL.

FÁBIO GOMES ROCHA
Es profesor adjunto en la Universidad Tiradentes, bachiller en Sistemas de Información, Especialista en Ingeniería de Sistemas, Master en Ciencias de la Computación (UFS) y doctorando en Educación (Unidad), líder del GPITIC. Sus principales áreas son: Tecnología Educativa, Desarrollo de Software, metodologías de enseñanza.
?
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ) e Docência do Ensino Superior (UCB/EB). Pesquisa sobre os seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto e pesquisador na Universidade Federal de Alagoas.

GUILLERMO RODRÍGUEZ
Es investigador de la Facultad de Ciencias Exactas de Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA-Argentina) desde 2010. Obtuvo el título de Ingeniero de Sistemas en 2010 y el título de Doctor en Ciencias de la Computación (UNCPBA) en 2014. Sus principales áreas son: Desarrollo de Software e Inteligencia Artificial.

GUSTAVO PEREIRA PESSOA
Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestre em Gestão Social, Educação e desenvolvimento local no Centro Universitário UNA (2010) e Doutor em Educação pela PUC-Minas (2017). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas desde de 2010.

JOÃO CARLOS DINIZ MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2017). Especialista – MBA em Gestão Estratégica Avançada de Negócios UFAL (2008); Graduado em Administração de Empresas (Bacharelado) na Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2006); Tecnólogo em Turismo, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas – CEFET/AL (2005);

JOÃO MATTAR
Pós-doutorado interdisciplinar pela Stanford University, onde foi visiting scholar. É pesquisador, orientador e professor no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Centro Universitário Uninter e no TIDD — PUC–SP. É vice-presidente da ABT — Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e diretor da ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância.

JORGE SIMÕES
Doutor em Engenharia Telemática pela Universidade de Vigo, tendo desenvolvido a sua tese de doutoramento na área da gamificação aplicada à educação. Publicou diversos artigos científicos nesta área e tem desenvolvido as suas atividades de investigação nas temáticas do e-learning, redes sociais, web 2.0 e gamificação.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO
Ph.D em Mathematics Education – University Of Texas At Austin (1999). Professor Titular da UFC, Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto UFC Virtual. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004.

JOSÉ GOMES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade de eslamanca, Espanha. Mestre em TIC na Educação pela universidade de Salamanca. Professor titular I do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Tiradentes – Sergipe. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

JOSÉ RICARDO LOPES FERREIRA
Mestre em Educação do (CEDU/UFAL) a Nível de Mestrado, na linha de pesquisa em Tecnologia das Informação e Comunicação – TIC. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas Campus Maceió

KARLA ANGÉLICA SILVA DO NASCIMENTO
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016). Professora de graduação e pós-graduação de cursos presenciais e à distância. É colaboradora do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

KELLY CRISTINY BORGES LARSEN
Graduanda em Licenciatura em Matemática no Centro Universitário Internacional UNINTER, integrante do Programa de Iniciação Científica, coordenado pelo Professor João Mattar. Atua como professora na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental I E II na Escola Amarelinha/ Yellow – Campo Grande/ MS    

LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANÇA
Pós-Doutora em Comunicação (FABICO/UFRS), Pós-Doutora em História da Arte (IFCH/UNICAMP), Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Prof. Titular do Depart. de Comunicação Social da UFS e dos Mestrados em Comunicação (PPGCOM) e Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE).

MARCELO PARANHOS
Mestrando na área de Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Atualmente é professor-tutor do ensino superior dos cursos de Engenharia do Centro Universitário Internacional Uninter, atuando nas modalidades presencial e EaD.

MARÍA ESTHER DEL MORAL PÉREZ
Catedrática de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Oviedo (España). Imparte Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) aplicadas a la Educación. Facultad de Formación del Profesorado y Educación. Dirige el Grupo Tecn@, centrado en: Diseño y evaluación de recursos digitales. Serious Games, Videojuegos, Gamificación. Realidad Aumentada. Entornos virtuales. Redes sociales. Estancias de investigación en Poitiers, Francia; Calgary, Canadá; Génova, Italia; Friburgo, Alemania.

MARIA NEIDE SOBRAL
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), Doutorado Sanduíche pela Universidade Aberta, em Portugal (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós-doutoramento na Universidade Aberta, em Portugal. É professora do Departamento de Educação e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe.

ORIANA GAIO
Graduada Administração pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE. Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Há dois anos atua na área de Educação Superior, desempenhando atividades de tutoria presencial na Universidade Paulista.

PABLO BOAVENTURA S. PAIXÃO
Doutor em Ciências da Documentação pela Universidade Complutense de Madri. Mestre em Educação e Bacharel em Comunicação Social (2004), pela Universidade Tiradentes – UNIT. Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade – GECES (UNIT/CNPq).

PATRÍCIA DA SILVA TRISTÃO
Mestranda em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional Uninter, especialista em Docência Universitária e Educação a Distância e graduada em Administração de Empresas pela FAE. Atualmente é supervisora de produção de materiais digitais e designer educacional do Núcleo de Educação a Distância da FAE.

RICARDO MARQUES NICOLAU
Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Politécnica de Uberlândia (2008). Especializou-se em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Professor do curso de Engenharia de Computação da Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete – MG. Doutorando em Educação.

RITA DE CASSIA AMORIM BARROSO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Professora do Progrma de Pós-Graduação em Educação da UNIT. Líder do grupo de pesquisa GRTPED/UNITD.

RODRIGO BOZI FERRETE
Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Mestrado em Educação Profissional do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT).