Capa do livro: ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE E TRABALHO DIDÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE:<BR> contradições, desafios e possibilidades

ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE E TRABALHO DIDÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE:
contradições, desafios e possibilidades

Autores: Sandra Aparecida Pires Franco - Diene Eire de Méllo (Orgs.)

No cenário de mudanças de paradigmas que vem ocorrendo nas últimas décadas, cresce a importância da formação pedagógica dos docentes universitários. Considerando que se deve investir de forma mais efetiva na formação do docente de Ensino Superior, dada à delimitação e caracterização das especificidades da docência neste nível de ensino. A temática Educação Superior poderá dar subsídios ao leitor para possíveis reflexões do fazer docente na Universidade.
Os estudos e produções textuais estavam envoltos em um grupo de professores que trabalham em um curso de especialização em Docência no Ensino Superior da Universidade Estadual de Londrina, mas que angustiados com o fenômeno da formação docente dialogaram com autores de outras instituições de ensino brasileiras e internacionais em que foram aprofundar seus estudos para compor um material que possibilite ao leitor encaminhamentos seguros frente às pedras que encontra pela estrada da vida profissional na academia.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2991-4
DOI: 10.24824/978854442991.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE E TRABALHO DIDÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE:<BR> contradições, desafios e possibilidades
ADRIANA REGINA DE JESUS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Bolsista PNPD/CAPES). É professora do Cursos de Pedagogia, do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atuou como Diretora Geral do Colégio de Aplicação e como Diretora Acadêmica da Pro Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Participou como pesquisadora master no Projeto Aprova Brasil–O Direito de Aprender: Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil em parceria com o MEC, INEP e UNICEF. Participa como Docente selecionado e capacitado para integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior–Básis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira–INEP-MEC. Líder dos grupos de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente e Gênero e Docência.

ÂNGELA MARIA FRANCO MARTINS COELHO DE PAIVA BALÇA
Possui doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, Portugal (2005). É Professora Auxiliar na Universidade de Évora. É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Literária, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Juvenil, Ensino da Língua Materna.

CLÁUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professora do Departamento de Educação (Centro de Educação, Comunicação e Artes-CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando com ênfase nas seguintes temáticas: didática, formação superior de professores, avaliação da aprendizagem, ensino superior, e currículo.

CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências–Unesp–Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Participa de mais dois grupos de pesquisa; Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural; (Unesp–Marília); Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (Unesp–Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE–Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS
Brasileira/Italiana–Pedagoga USC, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia das Medias para a Educação Euromime- Erasmus Mundus – Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP – BRASIL, Doutorado em Educação UNESP – BRASIL, Pós-Doutorado pela UNICAMP e a UNED,  segundo Doutorado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no proyecto COLEARN. Professora Auxiliar Universidade Aberta.

DIENE EIRE DE MÉLLO
Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós-Doutorado em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente da Universidade Estadual de Londrina no Paraná na área de Didática, Formação de Professores e Tecnologias Educativas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância.

DIRCE APARECIDA FOLETTO DE MORAES
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente 2017. Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, e Avaliação da Aprendizagem, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior.

GLAUCIA DA SILVA BRITO
Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Paraná atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Tem experiência como pesquisadora nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e formação do professor, inclusão digital. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais.

ISABELA APARECIDA RODRIGUES COSTA
Cursando Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2018).

JOÃO LUIZ GASPARIN
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavai (1970), especialização em Métodos e Técnicas do Ensino pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1976) e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Associado A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Método de ensino, didática, educação. Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação.

NEUSI APARECIDA NAVAS BERBEL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1982), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992), pós-doutorado em educação pela UNICAMP (2010). Professora aposentada da UEL / Universidade Estadual de Londrina a partir de abril/2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem, formação de professores e pesquisa.

NURIA PONS VILARDELL CAMAS
Professora Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (2008) PUCSP, Mestre em Educação no Ensino Superior, no eixo Educação a Distância e Formação de Professores (2002) PUCCamp, possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985) , especialista em Leitura Crítica (UNESP–2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e tecnologias, aprendizagem interativa, métodos e práticas na educação a distância, educação semipresencial em ensino superior e educação e uso de tecnologias digitais na educação.

MARA REGINA LEMES DE SORDI
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Enfermagem pela universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). realizou Pós-Doutorado na PUC-RJ. Atualmente é professora da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação e Saúde desenvolvendo pesquisas ligadas à formação nestes campos tanto na educação superior como na educação básica com ênfase nos temas da avaliação educacional e institucional e projetos pedagógicos. Tem desenvolvido diferentes assessorias ligadas à implementação e avaliação de projetos pedagógicos inovadores.

MARTA SILENE FERREIRA BARROS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (1991); Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ingá–UNINGÁ (2008); Especialista em – O Pensamento Educacional no Brasil – pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1995). Especialização em Terapia de Casal e Família (2012). Mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1998). Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Prática Escolares pela Universidade de São Paulo – USP (2004). Doutorado Sandwich em Sociologie de L'éducation pela Université Charles-de-Gaulle em Lille–França (2002-2003). Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília–SP (2016). Formação em Terapia de Família e Casal pela Faculdade Teológica Sul Americana (2009). Atualmente é professora Associada C- TIDE do Departamento de Educação – Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina UEL. É Lider do Grupo de Pesquisa FOCO Formação Continuada: Implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural na Prática Docente e no Desenvolvimento Humano. Participa como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Leitura e Educação: Práticas Pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica- UEL; Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação – UNESP – Campus de Marília-SP; Infância, Educação Infantil e Formação de professores – UEL. Coordena o Projeto de Pesquisa: Formação e ação docente: implicações e possibilidades do marxismo e da teoria Histórico Cultural para o desenvolvimento humano. Áreas de atuação: Formação de professores, Educação Infantil, Infância e Aprendizagem; Saberes docentes e Prática pedagógica na Perspectiva Histórico Crítica; Desenvolvimento humano na perspectiva dialética e histórico cultural.

MAURA MARIA MORITA VASCONCELLOS
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1974), graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1979), mestrado em Educacao pela Universidade Estadual de Londrina (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores, avaliação da aprendizagem, formação pedagógica e docência universitária. É docente no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação da UEL na linha Docência: Saberes e Práticas. É líder do grupo de pesquisa Ensino Superior no CNPq.

MÔNICA APARECIDA RODRIGUES LUPPI
Doutoranda em Educação pela PUS Paraná.. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua na área de Didática, Aprendizagem, e Avaliação da Aprendizagem, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior.

PAULO JAIME LAMPREIA COSTA
Doutor pela Universidade de Évora (2007). Licenciado em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Évora  (1992).

ROGÉRIO DA COSTA
Estudando doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá–UEM, possui Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina; Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina / UEL (2006); Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana / FTSA (2001); Especialista em Gestão Escolar e Orientação pelo Instituto de Estudos Avançados e pós-graduação / ESAP 2012. Atua como professor de Sociologia na Educação Básica–SEED/Paraná e no Ensino Superior na Faculdade Univale–Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, com experiência na área de sociologia, educação, gestão escolar e Filosofia. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE), vinculado à Universidade Estadual de Maringá, integrante do OBEDUC – Observatório de Educação financiado pela CAPES na Uel.

SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO
Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília–SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO–Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP–Campus Marília–SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina–UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação–UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica.