Capa do livro: OS CLÁSSICOS E A EDUCAÇÃO: <br>um retorno necessário em tempos de crise

OS CLÁSSICOS E A EDUCAÇÃO:
um retorno necessário em tempos de crise

Autores: João Luiz Gasparin - Glaciane Cristina Xavier Mashiba (Orgs.)

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Sinopse

“Os clássicos e a educação: um retorno necessário em tempos de crise” origina-se em um momento de embates ideológicos e políticos que trazem fortes consequências à educação brasileira, que se depara com a necessidade de enfrentar os desafios presentes na sociedade líquido-moderna. Recorrer aos clássicos, nestas circunstâncias, parece uma contradição e um retrocesso. Todavia, é progredir. O livro apresenta a contribuição de alguns pensadores que fazem jus ao título de clássicos por sua leitura pertinente do momento histórico em que viveram e produziram suas obras como expressão e resposta a seu tempo. Este livro é destinado, principalmente, a estudantes do Curso de Pedagogia, demais licenciaturas e educadores. Àqueles, possibilitando-lhes o acesso à parte da bagagem cultural advinda dos clássicos em educação aqui selecionados, com intuito de que logrem desvendar, ainda que parcialmente, o objeto estudado. E a estes, como uma maneira de estabelecer o diálogo e a troca de conhecimentos acerca da educação, estabelecendo uma ligação entre a leitura de mundo de cada pensador analisado e a contemporaneidade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2878-8
DOI: 10.24824/978854442878.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

OS CLÁSSICOS E A EDUCAÇÃO: <br>um retorno necessário em tempos de crise

Autores

CLAUDIVAN SANCHES LOPES

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia (EDUPROGEO).

GABRIELA DE ANGELIS BARROS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atualmente é pedagoga do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação Especial, Ensino Fundamental, Médio, Superior, Artes e Gestão Escolar.


GILMARA BELMIRO DA SILVA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atualmente é professora na FAPAN de Paraíso do Norte e diretora-coordenadora do Centro de Educação Infantil Primeiros Passos em São Carlos do Ivaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, em nível superior, Ensino Fundamental e Educação Infantil.


LACIANE CRISTINA XAVIER MASHIBA

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Estética, Mídia e Educação Contemporânea.  


HERMÍNIA MARQUES

Mestre em Ciências da Informação e Documentação. Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Baião Portugal. É professora de História e tem dedicado seu tempo de investigação a estudar o impacto das TIC nos processos de aprendizagem.


JOÃO LUIZ GASPARIN

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC/RS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Autor dos livros: Comênio ou da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos Totalmente e Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica.


JOSÉ REIS LAGARTO

Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Comunicação Educacional, multimídia pela Universidade Aberta de Portugal. Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Sistemas de Ensino a distância, dedica sua investigação à utilização do elearning e das TIC nas práticas letivas.


MARIA ANGÉLICA CARDOSO

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e sociais da mesma instituição.  Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, organização do trabalho didático, escolas isoladas e escolas multisseriadas. 


SANDINO HOFF

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e atualmente é professor pesquisador da Universidade Anhanguera-Uniderp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação, educação e história filosofia da educação e história da organização do trabalho didático.


MARTA REGINA FURLAN DE OLIVEIRA

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).  Atualmente é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua como Coordenadora do Curso de Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil de UEL. Líder do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância da UEL (GEPEI). Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na primeira infância: da semiformação à emancipação humana da UEL. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, indústria cultural e educação infantil.


MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).  Atualmente é professora Associada da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.


JOSÉ MATEUS BIDO

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).  Mestre em Filosofia pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Toledo-PR), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente do Campus Avançado Goioerê do Instituto Federal do Paraná.


RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atua como professora no Departamento de Teoria e Prática na mesma instituição. Sua produção acadêmica é constituída por trabalhos em que foca o ensino-aprendizagem. Atua como professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela UEM.