Capa do livro: PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br> percursos de entrelaces e interfaces na escola pública

PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
percursos de entrelaces e interfaces na escola pública

Autores: Isabel Maria Sabino de Farias - Patrícia Almeida Moura - Tânia Maria Hetkowski (Orgs.)

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Sinopse

Este livro é o encontro dialógico e reflexivo de pesquisadores que procuram revelar as suas compreensões em torno do ato educacional de ensinar e aprender. Dessa forma, reflexões são feitas sobre as vivências e experiências dos sujeitos educacionais, enfatizando a compreensão de uma educação voltada para as práticas inovadoras na educação básica, as quais estão inseridas nos percursos de entrelaces e interfaces com a escola pública.
Destacamos que compreendemos a inovação para além da conotação de algo novo, original e de primeira mão; a algo que em determinado contexto é uma novidade, mas já pode ter um uso corrente em outros; ou que carrega um propósito distinto daquele até então vigente, por isso, implica alterações.
A proposta que trazemos aqui firma a inovação como “estratégias que expressam dinâmicas explícitas, com a intenção de alterar ideias, concepções, conteúdos e práticas em alguma direção renovadora em relação à existente” (FARIAS, 2002, p. 86). Sendo assim, esta obra nos leva a compreender a educação a partir de contextos originais, trazidos sob o olhar dos pesquisadores, levando-nos a refletir que não há como pensar a educação dissociada de um processo de construção crítico e reflexivo, além de apontar a importância de espaços educacionais libertos da imposição, verticalização e dominação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3061-3
DOI: 10.24824/978854443061.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br> percursos de entrelaces e interfaces na escola pública

Autores

ADRIANA MARQUES DE ALMEIDA CIRINO
Especialista em Educação Infantil – FAMA (Faculdade Montessoriano de Salvador). Professora da rede Municipal de Ensino da cidade de Salvador/Ba – SMED/SSA.

ANTONETE ARAÚJO SILVA XAVIER
Pedagoga (UNEB). Doutoranda em Educação (UFBA), Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC – UNEB), Especialista em Educação e Tecnologias de Comunicação e Informação (NETI – UNEB), Graduada em Pedagogia (UNEB). Professora assistente do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação (DEDC – CampusI UNEB), Coordenadora da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire. Membro dos grupos de pesquisa Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL – UFBA) e Formacce Infância Linguagens e EJA (UNEB). Desenvolve estudos no campo da cibercultura, educação online, desenho didático para ambientes virtuais de aprendizagem, multiletramentos, formação de professores, cultura da infância, lúdico como princípio formativo, brinquedoteca universitária e brincar.

CLÁUDIO REJANE ALVES DOS ANJOS
Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Mestre em Teatro pelo PPGAC-UFBA. Graduado em Teatro pela UFBA. Professor da Rede Municipal de Salvador.

CRISTINA MARIA D’ÁVILA TEIXEIRA
Pós-Doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente (2006-2007). Pós-Doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016). Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes). Líder do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Desenvolve estudos na área da Didática, Docência no ensino superior, Prática pedagógica, Mediação docente, Formação de professores, Docência na educação superior, livro didático, formação continua, Tecnologias da informação e da comunicação, Educação à distância e Material didático.

DENISE SILVA DE SOUZA
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/ UFB); Membro do Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas (CERELEPE-UFBA) e do Grupo de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais (GEINE-UFBA. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Salvador/BA (SMED).

DILZA PEDRINA NASCIMENTO
Especialista em Alfabetização Infantil-UNEB, com ênfase a jogos e brincadeiras com propósito de letramento. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental vinculada à secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/BA-SEMD/SSA.

EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI; Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

ELIS SOUZA DOS SANTOS
Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Especialista em Gestão de Políticas de Gênero e Raça/UFBA-NEIM Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC/UNEB e Professora da Rede Municipal de Salvador.

FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO
Pedagoga (UNEB). Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED). Integrante do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq).

GILMÁRIO DE SOUZA
Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas/Teatro pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2011). Mestre pelo Mestrado Profissional em Artes-PROFARTES-UFAB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC- UFBA. Professor da rede Municipal de Ensino de Salvador.

GLÁUCIO DEILSON TRAJANO DANTAS
Licenciado em Educação Física (UNIRB). Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais (UNIBAHIA). Atua como professor na rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e na Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED).

HOSANA PRADO GONÇALVES
Graduada em Normal Superior e Pedagogia pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Pró Saber. Professora na Rede Municipal de Salvador.

IAÇANÃ COSTA SIMÕES
Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação, na linha de pesquisa de Educação e Diversidade, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 2016) na linha de pesquisa História da Arte. Especializou-se em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – 2011) e graduou-se em Educação Artística (Licenciatura em Artes) pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL – 2001). Atualmente exerce atividades profissionais como professora de artes visuais na rede municipal de ensino da cidade de Salvador, além atuar como artista plástica.

JAQUELINE ALVES DO NASCIMENTO SOUZA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Catolica de Salvador (UCSAL). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Artes do Paraná. Gestora escolar da Rede Municipal de Salvador.

JÉSSICA VIEIRA SANTANA PEREIRA
Graduação em psicologia (em andamento) pela Universidade do Estado da Bahia. Possui curso técnico de Tecnologia da Informação (2014). Atualmente é membro- pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ (2016-2017). Atualmente, atua como bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à pesquisa da Bahia (FAPESB) (2017-atual). Tem experiência na área de pesquisa em educação, realizando investigações acerca de estimulação de Funções Executivas, usando jogos digitais como mediadores.

JIRLEIDE SOUZA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Especialista em Educação infantil pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e Gestão escolar pela UNIFACS. Professora e vice-diretora na Rede Municipal de Salvador.

JOÃO LUIZ DA COSTA BARROS
Doutor em Educação e Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP), com estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Ceará – UECE.

JULICE VIEIRA DE JESUS
Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1999), Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro) e mestra em Letras pela UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual e Municipal de Salvador e coordenadora do Programa de Educação Integral na Rede Estadual.

KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/Ba – SMED/SSA. Pesquisadora nas áreas de Educação com ênfase em novas tecnologias e difusão do conhecimento.

LARISSA DE CARVALHO CERQUEIRA
Graduação em psicologia (em andamento) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro-pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (PICIN-UNEB). Atou como voluntária na pesquisa acerca da mídia Gamebook Guardiões da Floresta entre 2016-2017. Possui experiência na área educacional, realizando investigações sobre estimulação de Funções executivas através de mídias digitais.

LEANDRO GILENO MILITÃO NASCIMENTO
Pedagogo pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Gestor e Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA.

LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC – UFBA.

MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
Doutora em Educação pela UFSC. Realizou Estágio de Doutoramento/Doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP/Portugal). Mestre em Educação (UFSC), Especialização em Metodologia do Ensino: Séries Iniciais (UFSC) e graduação em Letras (UFSC). Atualmente é professora no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Atuou junto à coordenação responsável pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Santa Catarina (2012-2015). É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa – NEPALP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE.

MARIA DE FÁTIMA DÓREA LUCIANO
Graduação em Psicologia (em andamento) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro-pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais (CV) da Instituição Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi voluntária no Projeto de Pesquisa sobre a mídia Gamebook Guardiões da Floresta no período 2016-2017. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB). Possui experiência no campo educacional, realizando investigações acerca da estimulação de Funções Executivas através da mediação de mídias digitais.

MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD
Doutora em Educação pela PUC-SP, com estágio de pós-doutoramento (CNPq PDJ) na mesma Universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e ao Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. É membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR, do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Pro?ssional Docente da PUC-SP.

MARCELLE GOMES DE JESUS
Graduação em Psicologia (em andamento) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é membro-pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Já atuou como monitora de extensão de projeto vinculado à mídia gamebook Guardiões da Floresta (2017). Atualmente, atua como bolsista voluntária de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e como monitora de extensão de projeto vinculado à mídia Minecraft. Possui experiência no campo educacional, realizando investigações acerca da estimulação de Funções executivas por meio de mídias digitais.

MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO
Mestre em Linguísta pela UFPI (Universidade Federal do Piauí); especialista em Literatura Brasileira pela URCA (Universidade Regional do Cariri); especialista em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Professora efetiva da rede pública Estadual de Ensino da cidade de Picos-PI.

MAX MYLLER NASCIMENTO PINTO
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Participa do grupo de pesquisa “Educação Física e suas relações interdisciplinares. É pesquisador da formação e atuação docente em Educação Física com foco nas novas tecnologias em Educação.

MONIQUE SANCHES SODRÉ
Graduada em Letras Vernáculas - Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (2009). Especialista em Educação inclusiva e diversidade pela Faculdade de Pedagogia Afonso Cláudio. Atuou como supervisora do subprojeto PIBID/ESPANHOL intitulado Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira nas Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões Entre Teoria e Prática, entre 2014 e 2018. Professora da Rede Municipal de Ensino da cidade Salvador-BA.

PRICILA LAPA DOS SANTOS
Graduação plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora na rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e na Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED).

ROBERTA PEREIRA SOUZA DO CARMO
Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Gestora na Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Professora e coordenadora de curso da Faculdade Uninassau Salvador.

SANDRA CONSTANTIN POPOFF
Doutoranda em Educação – PPGE UFBA. Mestre em Educação – FACED/UFBA. Especialista em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha (2006). Área de pesquisa: ludicidade, didática, imaginação, criatividade e criação literária. Área profissional: Escritora, palestrante e formadora nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Escrita Criativa. Desenvolve projetos de estímulo a leitura em escolas públicas e particulares e em comunidades populares. Idealizadora do Projeto Alfabetizando a Emoção que une a literatura, a educação emocional e ludicidade. Participa do GEPEL – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ludicidade da Faced/UFBA. Experiências diversas como ghost writer e storyteller.

SAULO MATOS ANDRADE
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (UCSal). Especialista em Fisiologia do Exercício (UGF). Atua como professor de Educação Física da Academia de Polícia Militar da Bahia (APM) e na Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED).

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Gestora e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural – UNEB. Licenciado em História pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.

YARASARRATH ALVIM PIRES DO CARMO LYRA
Atriz, produtora cultural e professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2014). Graduação em Licenciatura em Teatro (2011). Vinculada ao diretório de grupos do CNPQ: ao Grupo de Pesquisa IFBA Automação, Eficiência Energética e Produção; e ao GIPE-CIT Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade.