Capa do livro: A CONSTRUÇÃO DO PESQUISADOR

A CONSTRUÇÃO DO PESQUISADOR

Autores: Leny Magalhães Mrech (Org.)

Este volume é composto por textos assinados por colegas unidos em torno de um mesmo esforço investigativo: compreender o que ocorre quando alguém decide se tornar pesquisador nas ciências humanas, ou, mais especificamente, no campo da educação, linguagem e psicologia.
Responde a questões mais amplas, tais como: O que marca as identidades, enquanto pesquisadores, dos investigadores que, no campo da educação, trabalham com temáticas que tocam as interfaces da linguagem e da psicologia? Como, ao longo de sua formação, esses pesquisadores constroem diferentes procedimentos, de modo a formular perguntas de boa qualidade e colocar-se questões a respeito do que foi feito em suas pesquisas, a ponto de repensar sua trajetória e os resultados alcançados? Por fim, como eles têm feito para partilhar os modos como suas pesquisas abriram novas possibilidades investigativas, reverberaram nos ambientes de trabalho e na lida do pesquisador com a linguagem e com o ato de pesquisar?

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3108-5
DOI: 10.24824/978854443108.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A CONSTRUÇÃO DO PESQUISADOR
GUILLERMO ARIAS BEATÓN
Profesor Titular. Presidente Cátedra L.S. Vygotski. Facultad de Psicología, Universidad de la Habana.

ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO
Bacharel e mestre em Filosofa pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; doutor em Filosofa pela PUCSP. Professor titular aposentado de Filosofa da Educação na Faculdade de Educação da USP, é atualmente docente pesquisador junto ao PPGE da Universidade Nove de Julho, em São Paulo.

CONSTANTIN XYPAS
Professor Titular aposentado de Ciências da Educação na Universidade Católica do Oeste, França, atualmente Professor Visitante no programa de pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade do Estado de Rio Grande do Norte (UERN).

ROSIANE XYPAS
Professora Adjunta de Língua e Literatura Francesa, coordenadora do Mestrado Profssional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), líder do Grupo de Estudos Franceses da Aquisição da Língua e da Literatura (GEFALL).

ÉMERSON DE PIETRI
Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, responsável pela disciplina Metodologia do Ensino de Português. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores de língua portuguesa e à história do ensino de língua materna no Brasil.

LENY MAGALHÃES MRECH (ORGANIZADORA)
Psicóloga, Socióloga, Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da FEUSP(NUPPE). Membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Membro da CLIPP – Clínica Lacaniana de Pesquisa em Psicanálise, Membro do LEPSI.

CLAUDIA RIOLF
Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professor livre-docente da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.

EMARI ANDRADE
Professora colaboradora do Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.

MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
É professora assistente do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão, campus de Bacabal. Seu mestrado e doutorado tematizaram a escrita do texto acadêmico.

ROSA IAVELBERG
Rosa Iavelberg é Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalha com formação de professores na área de Arte/Educação e é líder do Grupo de pesquisa Formação de Educadores em Arte (CNPq).

CARMEN S. G. ARANHA
Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1971), mestrado em Educação pela Boston University (1977) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). É Livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Docente Senior do Museu deArte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo entre 2011 e 2015. É autora do livro: Exercícios do Olhar. Conhecimento e Visualidade (UNESP, FUNARTE, 2008).

ALECSANDRA MATIAS DE OLIVEIRA
Graduada em História pela Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (2008) e Pós-Doutoranda no Instituto de Artes da UNESP (2017). Atualmente é especialista em cooperação e extensão universitária no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. É autora do livro: Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011).

MIRIAN CELESTE MARTINS
Com mestrado na ECA/USP e doutorado na FE/USP, hoje é docente do Programa da PósGraduação em Educação, Arte e História da Arte e no Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriano Mackenzie.

MAX BUTLEN
Professor pesquisador, honorário, Université de Cergy-Pontoise, Ecole supérieure du professorat et de l’éducation de Versailles, Laboratoires AGORA et EMA, France.