Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:<br> currículo, saberes e práticas pedagógicas

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:
currículo, saberes e práticas pedagógicas

Autores: Damião Rocha, Ilma Passos Veiga, Jocyléia Santana e Liliane Campos Machado (Orgs.)

O livro retrata o cenário educacional de regiões brasileiras, que vivenciam assimetrias regionais em termos de financiamento a pesquisas, do número de programas de pós-graduação entre outros, que se refletem na produção intelectual. Uma produção coletiva da Rede Rides, então, evidencia a importância das publicações em Rede na busca de fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Educação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, oportunizando a socialização do conhecimento sobre a educação básica e superior dessas regiões, cujos contextos expressam uma diversidade de sujeitos, saberes e experiências educacionais. Traz para o debate as políticas públicas, currículo, estágio supervisionado, memórias e narrativas históricas, saberes, práticas educacionais, educação do campo, formação de professores, iniciação científica à docência, prova Brasil, ser professor em comunidade indígena, trabalho docente, o dualismo da escola pública, metodologia do ensino, identidade quilombola, entre outros. São textos apresentados no VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (ENFORSUP) e II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (INTERFOR), realizados na cidade de Palmas, capital do Tocantins, em 2017, região Norte do Brasil.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3078-1
DOI: 10.24824/978854443078.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 498
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:<br> currículo, saberes e práticas pedagógicas
ADEMIR BRANDÃO COSTA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPPGE/UFT. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. É membro do Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás – CMECC. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/PA e pela Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás – SEMED/CC.

ADÍLIO JORGE SABINO
Mestrando em Educação PPGE/UFT. Especialista em Artes na Educação (2014) e em Educação Matemática (2013) pela FACIMAB; Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2007). Licenciado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2014), Campus Gurupi.

ADRIANA DEMITE STEPHANI
Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é docente (Adjunto II) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, em Arraias, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT/Porto Nacional.

AMANDA CAVALCANTE RODRIGUES
Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UEG (1988). Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC – Rio (2006) e Inspeção Escolar pela UNITINS (2004). É funcionária de carreira da Seduc/TO.

ANA LEIDE RODRIGUES DE SENA GÓIS
Orientadora educacional. Articuladora municipal do Selo UNICEF-2013-2016.Coordenadora local do PNAIC. Lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC. Professora da FIESC/UNIESP.

ÂNGELA NOLETO DA SILVA
Doutoranda no PPGE/FE/UnB. Mestre em Educação pela UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG. Professora efetiva no curso de Pedagogia da UFT.

CLERISLENE DA ROCHA MORAIS NOGUEIRA
Mestre em educação pelo PPGE/UFT. Graduada em Pedagogia pela UFT. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em educação do Campo. Especialista em educação infantil pela UFT. É professora da Educação Básica (desde 2002) no Município de Miracema do Tocantins – TO.

DAMIÃO ROCHA
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPPGE/UFT. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira pela UFG. Docente do PPGE/UFT E PPPGE/UFT. Professor Associado do curso de Pedagogia da UFT. Associado RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

DARLENE ARAÚJO GOMES
Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Especialista em Orientação Educacional pela Universo. Graduada em Pedagogia pela UEPA. Atua como especialista em educação na Unidade Regional de Ensino (15ª URE/PA) e Professora Substituta da UEPA/campus de Conceição do Araguaia/PA.

DENISE AQUINO ALVES MARTINS
Doutora em Educação pela UFPel. Mestre em Educação pela PUC-RS. Especialização na área de ensino pela UFPel. Licenciada em Educação Física pela UFPel. Professora adjunta do curso de Pedagogia da UFT.

DENISE DE BARROS CAPUZZO
Doutora em educação pela PUC-GO. Mestre em Psicologia pela PUC-GO. Professora adjunta da UFT do curso de Pedagogia.

DILSILENE MARIA AYRES DE SANTANA
Doutoranda em educação pela UFSCar. Mestre em Educação Brasileira pela UFG. Professora da UFT do curso de Pedagogia.

DORACY DIAS AGUIAR DE CARVALHO
Possui graduação em Serviço Social pelo Ceulp/Ulbra. Atua como assistente social na UFT.

EDER AHMAD CHARAF EDDINE
Doutorando em Educação pela USp. Mestre em Educação pela PPGE/UFMS. Formação de Psicólogo pela UFMS. É professor da UFT.

EDUARDO JOSÉ CEZARI
Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT/REAMEC. Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT. Especialista em Docência do Ensino Superior – FALBE. Graduado em Ciências Biológicas – Ceulp/Ulbra. Docente do PPPGE/UFT. Professor Adjunto da UFT do curso de Pedagogia.

ETIENE FABBRIN PIRES OLIVEIRA
Pós-Doutorado em Geociências pela UFRGS. Mestrado e Doutorado em Geociências pela UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT. Professora Adjunta da UFT.

GEORGE BRITO
Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas PGMCS/UFT e do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos PPJDH/UFT. Mestrado em Engenharia Elétrica pela USP e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UnB. Professor Associado da UFT.

GIANNINA BRUNO
Mestranda em Educação pelo PPPGE/UFT. Possui graduação em Administração pela Unitins. Atualmente é professora na Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) em Araguaína – TO.

GISLAINE LOPES DA SILVA
Graduação em Direito pela UNIVATES. Técnico Segurança do Trabalho pelo Colégio Martin Luther – RS. Técnico em Enfermagem – Univates – RS. Professora de Educação Profissional em Teutônia-RS.

GRACIENE REIS DE SOUSA
Mestranda pelo PPPGE/UFT. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Uema. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Uema.

IDEMAR VIZOLLI
Professor PPGE/UFT e PPPGE/UFT. Coordenador estadual da REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – Doutorado. Coordenador estadual do PNAIC. Doutorado em Educação pela UFPR. Mestrado em Educação pela UFSC.

ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da UnB. Pós-doutorado e doutorado em Educação pela Unicamp. Associada a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
Coordenadora do PPPGE/UFT. Doutorado e Mestrado em História pela UFPE. Professora associada da UFT do curso de Pedagogia. Docente do PPGE/UFT e PPPGE/UFT. Associada a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

JONATHAN FERREIRA BRITO
Mestrando PPGE/UFT. Possui graduação em Medicina pela UFT. Tem experiência na área de medicina preventiva e educação em saúde.

JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
Pós-Doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha. Professor Titular aposentado da UFG. Professor Titular da PUC-GO, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor e Mestre em Filosofia e História da Educação pela PUC/SP.

JOSÉ LAURO MARTINS
Coordenador do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho – Portugal. Mestrado em Ciência da Educação – Universidad Autónoma de Asunción – Paraguai.

JOSÉ LUIS DOS SANTOS SOUSA
Mestrando em educação pelo PPGE/UFT. Graduado em Ciências Biológicas pela UFMA. Possui graduação em Pedagogia pela FACINTER.

JUCILEY EVANGELISTA
Docente do PPPGE/UFT. Graduada em Pedagogia pela UFT. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo PPGE/UFG. Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia.

KATIA CRISTINA C. F. BRITO
Doutoranda em Educação pela UFSCar. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professora Adjunta da UFT.

KATIUCIA DA SILVA NARDES
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins – Campus Araguaína. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em Coordenação Pedagógica pela UFT

KELY BARCELOS DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Mestranda em Políticas e Gestão da Educação Básica pela Universidade de Brasília-UNB.

LEONARDO VICTOR DOS SANTOS
Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Concursado da Rede Estadual de Ensino como Professor da Educação Básica.

LILIANE CAMPOS MACHADO
Pós-Doutorado em Educação pela UnB. Professora adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior – RIDES. Diretora da FE/UnB. Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela UFU.

LÍVIA FREITAS BORGES
Graduada em Pedagogia e História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela UnB. Professora Associada da FE/UnB. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo: concepções teóricas e práticas educativas. Associada a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

LUCIANO ZILLI
Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Mestrado em Ciências Bíblicas e Arqueológicas, pela Pontificia Universita Antonianum Studium Biblicum Franciscanum na Itália. Graduação em Teologia e Filosofia.

LUIZ FERNANDES DOURADO
Pós-Doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS). Professor Titular e Emérito da UFG, Doutor em Educação pela UFRJ. Mestre em Educação pela UFG.

MÂNIA MARISTANE NEVES SILVEIRA MAIA
Mestre em Educação, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção – Paraguai. Associada a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

MARCOS ANTÔNIO GONÇALVES JUNIOR
Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFMG.

MARCOS FELIPE GONÇALVES MAIA
Mestre em Educação (UFT). Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais – Sp. Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidade e Direitos (UFT).

MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA
Mestrando em Educação pela UFT. Graduado em Pedagogia pela UNITINS. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada. Especialista em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO. Associado a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior).

MARIA DO CARMO NASCIMENTO DINIZ
Doutora em Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distância – ESPANHA/Madri. Pós-doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Instituto de Educação – Braga/Portugal. Mestrado em Educação pela UCB.

MARIA JOSÉ DE PINHO
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora no Programa de Pós-Graduação Educação PPGE/UFT e PPPGE/UFT. Mestre m Educação pela UFPE. Doutorado em Educação e Currículo pela PUC-Sp. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha).

MARISA GOMES DOS SANTOS
Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e especialista em Educação Matemática pela UFG. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPMECM-UFG).

MARLON MAGNO
Mestrando PPPGE/UFT. Especialista em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de texto pela Faculdade de Educação São Luis (Jaboticabal – SP). Atualmente é professor da Faculdade Dom Orione (FACDO) Araguaína – TO.

MARLUCE ZACARIOTTI
Vice-Coordenadora do PPPGE/UFT. Docente do PPPGE/UFT. Graduação em Comunicação Social pela UFG. Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela USp. Mestrado em Ciências da Comunicação pela USp. Doutora em Educação – PUC-Goiás.

MAURO JÚNIO PRADO
Especialista em Matemática na Faculdade Internacional Signorelli. Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Divinópolis. Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de São João del – Rei.

MEIRE LÚCIA ANDRADE DA SILVA
Mestranda em Educação pelo PPGE/UFT. Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo IFTO. Licenciada em Pedagogia. Participa do Projeto de Pesquisa da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino); e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE).

MILIANA AUGUSTA PEREIRA SAMPAIO
Mestranda do PPPGE/UFT. Possui graduação em Pedagogia. Especialista em Planejamento e Docência para o Ensino Superior. Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins.

NEIDE APARECIDA RIBEIRO
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui graduação em Direito pela UFG. Mestrado em Direito Público pela UFG.

NÍVEA MARIA COELHO BARBOSA DE ALMEIDA
Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Docente da UEPA.

OTÍLIA MARIA A. N. A. DANTAS
Docente da UnB. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFRN e PHD em Educação pela UnB.

PAULO ALEXANDRIA

Graduação em Psicologia pela UFPA. Psicólogo do Hospital Regional Público de Araguaína. Professor da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

QUÉZIA FRAGOSO XABREGAS
Mestra em Educação pelo PPGE/UFOPA. Possui Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar pela UNAMA. É coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Santarém/PA.

ROBERTO APARICI
Licenciado em Ciencias de la Educación pela Universidade de Buenos Aires – Argentina. Doutorado pela Faculdade de Filosofia e Ciencia de la Educación da UNED, Espanha. Docente da UNED – Espanha.

ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO
Mestrado em Educação Brasileira pela UFG. Doutorado pela UFG. Professor Adjunto da UFT. Docente do PPPGE/UFT.

ROGER TRINDADE PEREIRA
Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia pela UFT. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino/UFT.

ROSÁRIA HELENA RUIZ NAKASHIMA

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela FE/USp. Professora Adjunta da UFT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território/UFT.

ROSILENE LAGARES
Doutora e Mestre em Educação pela UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG. Professora da UFT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFT e PPPGE/UFT.

SILVANIA PEREIRA DE AQUINO
Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. Docente do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esporte de Goiás.

SIMONE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA SILVA
Mestranda em Educação pela FE/UnB. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Fortium. Servidora Pública da Secretaria de Educação de Brasília/DF.

SIMONE LIMA DE ARRUDA IRIGON
Graduação em Pedagogia pela UNIRG. Especialista em Educação Especial pela UFSM. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

TÂNIA LOBATO
Pós-Doutorado PUC-RIO. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/Sp. Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC/Sp. Graduada em Pedagogia pela UFPA. É professora titular da UEPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação CCSE/UEPA.

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO

Pós-Doutorado em Psicologia pela USP com Estagio Pós Doutoral na Universidad de La Havana – Cuba. Doutorado em Educação – Universidad Rovira i Virgili/Espanha. Professora titular da UFOPA. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA.

TOMAZ MARTINS FILHO
Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

VALDER ALMEIDA NOGUEIRA
Mestrando do PPPGE/UFT. Possui graduação em Pedagogia pela UEPA. Docente da rede municipal de educação no município de Canaã dos Carajás – Pará.

VALDIRENE CASSIA DA SILVA
Doutora e Mestre em Educação pela UFBA. Especialista em Comunicação, Estratégias e Linguagens pela Unimontes. Professora do Ceulp/Ulbra de Palmas – TO.

VÂNIA MARIA ARAÚJO PASSOS
Doutora em Educação pela UFG. Mestre em Educação pela UnB. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Filosofia e Letras de Araguari, MG. Professora do Curso de Pedagogia da UFT. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPPGE/UFT.