Capa do livro: AVALIAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR EM QUESTÃO

AVALIAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR EM QUESTÃO

Autores: Francisco Ari de Andrade - Rita de Fátima Muniz - Sheila Maria Muniz (Orgs.)

livro impresso
de R$ 66,90 por
livro digital
de R$ 66,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado tendo em vista a reflexão.
Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3172-6
DOI: 10.24824/978854443172.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AVALIAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR EM QUESTÃO

Autores

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Avaliação pela Cátedra Unesco e Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Engenharia Civil pela UFC. Professora adjunta II do Departamento de Fundamentos da Educação da UFC.

ADRIANA SOUZA COLARES SANTOS
Graduada em Letras pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE, pela FAK- Faculdade Kurios. Atualmente trabalha na Rede Municipal de Canindé, Ceará.

ALBERTO FILHO MACIEL MAIA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha Avaliação Educacional. Mestrado em Educação (UFC). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UECE). Exerce a função de Pedagogo na UFC.

ALISSON DE SOUZA CUNHA
Mestre em administração com ênfase em inovação e desenvolvimento pela Unifg. Graduado em administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Estratego. Pós-graduado em gestão de projetos pela Estácio de Sá. Professor universitário.

ANTÔNIA MAGDA PONTES JUVÊNCIO
Professora de Ensino Fundamental da Escola Municipal Lenira Jurema de Magalhães e ex-coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Graduada em Estudos Sociais pelo Centro Universitário FIEO (Fundação Instituto de Ensino de Osasco).

ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM
Pedagogo e professor da UECE no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Graduado em Pedagogia pela UECE. Mestre e doutorando em Educação pela UFC, na linha História e Educação Comparada.

BALDOINO SONILDO DA NÓBREGA
Professor de Matemática do Instituto Federal da Paraíba. Mestre em Inovação e Desenvolvimento pela UniFG. Especialista em Matemática Pura e Aplicada pela UEPB e graduado em Matemática pela UFCG.

CAETANO ROBERTO SOUSA DE FREITAS
Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Licenciado em Ciências Contábeis e Matemática (UFC). Coordenador Pedagógico da Escola Estadual de Educação Profis­sional Salaberga Torquato Gomes de Matos.

DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia (UFC). Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

DIANA AGUIAR SALOMÃO
Pedagoga e Especialista em Educação Infantil e Múltiplas Linguagens. Atua na Educação Básica desde 2008 e na formação de docentes desde 2012. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Fortaleza.

EDUARDO GIRÃO SANTIAGO
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza. Mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

FABIANO SWINERD GOMES DA COSTA
Mestre em Administração - Inovação e Desenvolvimento pela UNIFG/PE. MBA em Gestão de Academias (UVA/RJ) e MBA em Gerenciamento de Projetos (UNIFG/PE). Graduado em Educação Física (UFRJ/RJ) e Administração (UNIFG/PE). Coordenador do Curso de Educação Física na UNIFG/PE.

FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ
Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Ensino de História e Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Terra Nordeste (FATENE). Mestra em Educação (UFC). Professora do Estado do Ceará e do curso de Pedagogia na Faculdade Ieducare – FIED.

FRANCISCA VALÉRIA SOARES TEIXEIRA
Professora substituta da rede pública municipal de Trairi – Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Excelência.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Faculdade de Educação – FACED e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutor pela Universidade federal de Sergipe – UFS.

FRANCISCO HELION PEREIRA OLIVEIRA
Professor da rede municipal de São Gonçalo do Amarante. Licenciado em Pedagogia (UVA/CE). Licenciado em Letras Português (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional (UVS). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (FAPSS). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE).

FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO
Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do setor de Metodologia e Pesquisa em Educação. Está realizado Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Doutor em Educação pela UECE.

GETULIANA SOUSA COLARES
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da rede municipal de Canindé. 

GILMAR PEREIRA COSTA
Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Pedagogia pela UECE, e em Artes Visuais, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É professor de arte pela SEDUC-CE.

GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pós doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Faculdade de Educação FACED/ UFC. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PosEdud).

JEAN MITCHELL ROCHA AQUINO
Graduado de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

JOYCE CARNEIRO DE OLIVEIRA
Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Instituto Federal do Ceará da área de Fundamentos da Educação, Gestão e Política Educacional.

JOSÉ MARCONE MARTINS
Bacharel em Teologia. Especialista em Gestão e Educação Ambiental e em Gestão e Coordenação Pedagógica. Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC e cursando Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Pesquisador/Bolsista do CNPq.

JOSÉ RIBAMAR FURTADO DE SOUZA
Postdoc, Orientador do Mestrado, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) – UFPA. Professor Colaborador Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) UFC.

JOSEANE SILVEIRA DE MELO
Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2014). Cursa Pedagogia na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – Estácio FMJ.

JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2018). Atualmente é Pedagoga (cargo técnico-administrativo) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

KÉTILLA MARIA VASCONCELOS PRADO
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Letras pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino do Ceará.

MARCOS ANTÔNIO MARTINS LIMA
Pós-doutor em Gestão e Avaliação (UFRN). Doutor em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Administração (UECE). Graduado em Ciências Econômicas (UFC). Membro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

MARIA GLEICE RODRIGUES
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa em desenvolvimento no eixo Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Docente nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física no IFCE campus Sobral.

MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO
Graduada/Licenciatura Plena em Pedagogia e Geografia pela UFPI. Especialista em Avaliação Educacional UFPI. Mestre em Educação no PPGed da UFPI (2015). Professora Efetiva UFPI e Doutoranda em Educação na Pós-Graduação UFC.

MARTA CAVALCANTE BENEVIDES LOUREIRO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFC. Professora vinculada ao Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos (DELLES) da UFC.

MARY HELEN ARAGÃO SOUSA
Pedagoga pela UVA. Esp. em Psicopedagogia. Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo. Professora do Curso de Pedagogia na Faculdade Ieducare – FIED em Tianguá – Ceará.

NATALIA DO NASCIMENTO ALVES
Discente do Curso de Educação Física Licenciatura da Estácio – FIC – Campus Guararapes.

NÓRLIA NABUCO PARENTE
Doutoranda em Educação. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, atuando no curso de Licenciatura em Física. Atualmente colabora com o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física.

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007). É professor Associado II da UFC e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira dessa instituição, como professor e orientador de mestrandos e doutorandos.

PAULO SÉRGIO BESSA SALGADO
Professor Ensino Médio – SEDUC-CE. Administrador Público – UFC. Especialista em Neuroaprendizagem – UNOPAR. Mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará – FACED-UFC. Master Coach.

PATRÍCIA HELENA CARVALHO HOLANDA
Psicóloga e professora da UFC. Doutora e mestra em Educação pela UFC. Pós-Doutorado pela UNB e pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora e coordenadora da linha História e Educação Comparada.

RAIMUNDO HÉLIO LEITE
Mestrado em Estatística – Florida State University (1970). Doutor em Educação e Livre Docente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor voluntário da UFC e orientador de mestrado e doutorado.

REBECCA FERREIRA BARRETO
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

RITA DE FÁTIMA MUNIZ
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC – Rio. Licenciada com habilitação em Português e Inglês – UVA. Pesquisadora/Bolsista (FUNCAP).

SHEILA MARIA MUNIZ
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Educação Especial (INTA).

SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE). Especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social (FaC). Graduada em Serviço Social (FaC). Pesquisadora/Bolsista (CAPES/PPGE/UFC).

TANIA VICENTE VIANA
Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará- UFC. Pesquisadora ligada ao Núcleo de Avaliação Educacional – NAVE. Professora da Faculdade de Educação (FACED) – UFC.

TEREZINHA CÉLIA DE SOUSA ARAÚJO
Licenciada em Língua Portuguesa e Inglesa (UECE). Pedagogia (UVA). Especialista em Língua Inglesa (Farias Brito) e Especialista em Gestão da Educação Pública (UFJF) e Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC).

VERA LÚCIA PONTES JUVÊNCIO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC. Especialista em Informática e em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia pela UFC. Graduada em Biblioteconomia pela UFC.

WENDEL MELO ANDRADE
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciado em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua como professor de matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará.