Autores: Verônica Maria de Araújo Pontes
Diante do contexto atual em que a infância é considerada como fase da vida distinta da vida adulta e como tal merece cuidados especiais, e a imaginação é presença reconhecidamente marcante no pensamento infantil, como a escola se comporta?
Será que continuamos distantes entre o que opera o discurso e o que opera de fato a prática pedagógica escolar? Será que a escola está preocupada em formar pessoas pensantes de fato, e capazes de expandir a imaginação, estabelecendo assim uma relação ampla e profunda entre pensamento, linguagem e imaginário?
Desde 1992 que percorremos caminhos direcionados à investigação da leitura, da prática desta em contexto escolar. Com essas pesquisas, financiadas pela UERN, conforme Pontes (1998), chegamos à conclusão de que muito ainda deve e pode ser feito no contexto escolar em torno da leitura e da formação do leitor, e a receptividade dos contos de fadas, das obras literárias infantis trabalhadas, fizeram-nos perceber que um trabalho mais direcionado a essas leituras faz-se necessário para que o nosso aluno possa, em contato com os diversos textos literários, tornar-se um leitor de literatura.
Nasceu então a nossa preocupação em fazer surgir uma pesquisa para que comprovasse, o valor da leitura de literatura infantil, principalmente da leitura dos contos e do contexto maravilhoso e fantástico da obra literária e sua relação direta com a formação do leitor. Pois é, leitor(a), é disso que trataremos neste livro: elementos que nos possibilitem perceber até onde a escola, ao formar leitores, tem se preocupado com os elementos fantásticos e maravilhosos da literatura de potencial recepção infantil.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-280-1
DOI: 10.24824/978858042280.1
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES
Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho-Portugal, em 2009, graduada em Pedagogia e mestra em Educação e Comunicação pela UFRN em 1998. Atua como professora Adj.IV da UERN, chefe do Departamento de Educação, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento desde 2002, e avaliadora do INEP/MEC desde 2001. Professora de disciplinas na área de literatura infantil, educação infantil, alfabetização, psicologia da aprendizagem, da criança, da educação em cursos de graduação, especialização e mestrado.