ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Possui Graduação em Pedagogia (1986), Mestrado em Educação (1999) e Doutorado em Educação (2010), na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora do Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação/UnB. Tem experiência na área de financiamento, planejamento e gestão educacional, com ênfase na gestão de instituições de ensino.
ALINE ANJOS DA ROSA
Possui graduação História – Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006), Especialização em Sociologia e Política com ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas, (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2016). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na UFGD. É membro da Rede Universitas/BR. É membro da Comissão Permanente de Validação de Autodeclaração Étnico Racial da UFGD. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Educação (GEPRAFE). Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da educação, educação superior, ações afirmativas.
ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990), Especialização em Historiografia Colonial (1996), Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorados realizados no Observatório da Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e na Universidade do Algarve (2016). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia, lotada provisoriamente no Departamento de Fundamentos e Política da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro do Grupo Interdisciplinar de avaliação de Políticas públicas (GIAPP/UFRN), pesquisadora da Rede Universitas/ Br, grupo ligado ao GT 11 – Política de Educação Superior da ANPED. Experiência e publicações na área de políticas educacionais em nível superior, com ênfase atualmente nas políticas de inclusão e de formação de professores na modalidade a distância.
ANITA GUAZZELLI BERNARDES
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul (2002), Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul (2006) e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Psicologia Social e Saúde, com ênfase principalmente nos seguintes temas: política públicas, formas de subjetivação, psicologia do trabalho. Este texto contou com o financiamento do CNPq e CAPES
BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
Doutora em História pela PUCRS. Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, e do Mestrado Profissional de Ensino em História/PROFHIST da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e do mestrado em Antropologia Social da UFGD. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE da UEMS. Desenvolve pesquisa com financiamento da FUNDECT/MS, por meio do projeto “O ensino superior para povos indígenas na UEMS: acesso, evasão, permanência e sucesso acadêmico pós adesão ao SISU”.
CARINA ELISABETH MACIEL
Doutora em educação pela universidade federal de mato grosso do sul (UFMS), com pós-doutorado em educação pela UNEMAT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior –GEPPES/MB; integrante da Rede Universitas/BR.
CATARINA DE ALMEIDA SANTOS
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998), Mestrado em Educação pela mesma universidade e Doutorado pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UnB.
DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ed. Artística Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Administração Escolar e Metodologia da Educação Superior. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É professora Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação/UnB, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais.
ELIANE SOUZA DE CARVALHO
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Língua Portuguesa pela UFMS, mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutoranda em Educação pela UFGD. Professora efetiva da rede municipal de ensino desde 2000. Editora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2006, lotada na Divisão de publicações. Atuou na EaD/UFGD nas funções de professora/tutora (2013), professora/revisora (2013-2015) e Professora/formadora (2016).
EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
Doutora em Educação pela UFSCAR, com pós-doutorado em educação pela UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFGD, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações étnico-raciais e formação de professores GEPRAFE- UFGD. Coordenadora do GT21 Anped. Integrante da Rede Universitas/Br.
FELIPE VIEIRA GIMENEZ
Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), doutorando em educação pela mesma universidade. Professor da rede básica de educação no município de Campo grande/MS (pública). Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior – GEPPES/MB.
GISELLE CRISTINA MARTINS REAL
Licenciada em pedagogia e mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Direito pela Sociedade Civil da Grande Dourados (SOCIGRAN). Tem doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na graduação e na pós-graduação, com orientação de mestrado e doutorado. Atuou como gestora em universidades públicas e privada. Desenvolve estudos e pesquisas na área de política, gestão e avaliação da educação básica e superior, com financiamento de órgãos de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acerca da temática. Autora de livros e diversos capítulos de livros e artigos em periódicos científicos.
JONAS DE PAULA OLIVEIRA
Graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Especialização em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Já atuou como professor do ensino básico, ensino técnico e superior. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais lotado na Divisão de Avaliação e Monitoramento na UFGD. Vinculado à Rede Universitas-BR – PROJETO OBEDUC-CAPES-INEP, que investiga as políticas de expansão, acesso e permanência da educação superior no Brasil. Autor de diversos capítulos de livros e artigos relacionado ao acesso e permanência na educação superior.
LEIA TEIXEIRA LACERDA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente no Curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação, Unidade Universitária de Campo Grande (UEMS). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade (CNPq/UEMS); coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade – (CELMI/UEMS).
MAURICIO JOSÉ DOS SANTOS SILVA
Graduado em Educação Física (2008) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Possui especialização em Gestão de políticas públicas para gênero e raça (2013) e em Antropologia e história dos povos indígenas (2017) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Mestre em Educação (2018) pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, onde integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores – GEPRAFE, desenvolvendo estudos sobre educação superior, com ênfase em relações étnico-raciais e identidade. Pesquisador da Rede Universitas/Br e do GT 21 da ANPED. Autor de capítulos de livros e artigos sobre a presença dos indígenas na educação superior e seus desdobramentos. É Indigenista Especializado na Fundação Nacional do Índio.
MÁRCIA CAMBUÍ ROSADO DA SILVEIRA
Graduação em Letras com Habilitação em Língua Francesa (UFRN – 2004); graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (UFRN – 2013). Docente na Secretaria Municipal de Educação de Natal. Curso de Alfabetização e Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento Para Crianças Especiais. Atualmente se especializando em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática Numa Perspectiva Transdisciplinar – IFRN. Bolsista CNPq.
MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Doutora em Educação – Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMT). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente no Curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação, Unidade Universitária de Paranaíba (UEMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS). Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS). Coordenadora do Comitê Gestor/UEMS do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos.
SILENE DE PAULINO LOZZI
Professora na Universidade de Brasília, com graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Gestão Universitária pela UnB, mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília. Atuou como Coordenadora do Curso de Avaliação do Ensino de Graduação no Decanato de Ensino de Graduação da UnB e dedica-se a pesquisa na área de avaliação da educação superior no Brasil, integrando, como orientadora, o Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Biologia, o ProfBio.
SUZANIR FERNANDA MAIA
Possui Graduação em Serviço Social (2006), Mestrado em Educação (2009), Doutorado em Psicologia (2017) todos pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco sob o acompanhamento da Professora Anita Guazzelli Bernardes. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior – GEPPES Mariluce Bittar e Editora Júnior da Revista Psicologia e Saúde. Tem experiência nas áreas de Assistência Social e Educação Superior principalmente a temas relacionados aos modos de acesso àquelas Políticas Públicas. Dourados (UFGD), atuando na graduação e na pós-graduação, com orientação de mestrado e doutorado. Atuou como gestora em universidades públicas e privada. Desenvolve estudos e pesquisas na área de política, gestão e avaliação da educação básica e superior, com financiamento de órgãos de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acerca da temática. Autora de livros e diversos capítulos.