Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: <br>sobre sonhos possíveis

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE:
sobre sonhos possíveis

Autores: Dídima Maria de Mello Andrade - Roberta Abreu (Orgs.)

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Sinopse

Compreender o campo do lúdico como uma das bases da formação de professores é vital para criarmos a cultura de práticas pedagógicas lúdicas nos espaços escolares. Para além disso, é humanizar o processo formativo e considerar as singularidades nas trajetórias do vir a ser; é criar espaços de falas, de escutas, de trocas, de saberes que conferem aos sujeitos possibilidades de olhar para si e poder, – quem sabe – retomar o curso das coisas sob outros ângulos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3203-7
DOI: 10.24824/978854443203.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: <br>sobre sonhos possíveis

Autores

ALAN VICTOR DE AZEVEDO ABREU
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC da Universidade do Estado da Bahia \ UNEB, graduando em licenciatura em Pedagogia, graduado em Comunicação Social pela UNEB (2004), especialista em Relações Públicas pela UNEB (2006) e MBA em Comunicação Empresarial e Marketing pela FACCEBA (2009). Experiência em coordenação acadêmica de cursos superiores de tecnologia (CSTs) \ tecnólogos: gestão comercial, gestão da tecnologia da Informação e logística, tendo reconhecido estes cursos. Campos de estudo e pesquisa: formação do educador, docência no ensino superior, CST – Curso Superior de Tecnologia \ tecnólogos, pesquisa e prática pedagógica.

ARNAUD SOARES DE LIMA JUNIOR
Graduação em Lic. Plena em Pedagogia – UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) – PPGEduC/ UNEB, do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Mestrado Profissional) – GESTEC/UNEB, período de 2010 a 2014, líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação – TECINTED/ CNPq, Coordenador da Linha de Pesquisa “Educação, Currículo e Processos Tecnológicos” (PPGEduC), Foi Coordenador Coordenador da Área de Processos Tecnológicos e Redes Sociais (GESTEC), período de 2010 a 2013. Psicanalista do Instituto Freudiano de Orientação Lacania (IFOL) – BA/SE. Avaliador da Áre Multidisciplinar da CAPES, da Câmara de Sociais e Humanidades (2010 – 2011). Estudos Avançados e pesquisas nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo.

CÉLIA VERÔNICA PARANHOS DE JESUS ALMEIDA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Possui Especialização em Metodologia da História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura de Santo Amaro com atuação na Educação Infantil e Educação Fundamental. Participou do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, promovido pelo MEC na função de Orientadora de Estudos nos anos de 2013 a 2016. Atuou como tutora do curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial: formação de professores na Área da Deficiência Visual na modalidade a distância e financiado pela Universidade Aberta do Brasil/MEC. Possui publicações e cursos de formação na área da Educação Especial/Educação Inclusiva.

CLÁUDIA PARANHOS DE JESUS PORTELA
É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 – 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional e em Educação a Distância. Autora de livro, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES), é líder do grupo de pesquisa Educação, Inclusão Educacional e Diversidade, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Docência e Diversidade na Educação Básica. É membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia e compõe o Comitê Gestor Institucional de Formação Docente da UNEB. É membro do Colegiado da Rede Baiana de Educação Inclusiva e compõe o Banco de Avaliadores do MEC/INEP/BASIS, onde atua como avaliadora do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. Coordenou a Comissão Setorial de Avaliação do DEDC I. Atuou de 2008 a 2009 como coordenadora do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB/2000. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 2007 a 2010 através do Curso de Formação de professores na área da Deficiência Visual – SECADI/CAPES//FNDE. Acumula experiência docente na Gestão da Educação Superior e da Educação Básica, Coordenação Pedagógica da Educação Superior e da Educação Básica, Autorização e Reconhecimento de cursos nas modalidades presencial e a distância, e em ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação Especial/Educação Inclusiva, Família de Pessoas com Deficiência, Educação a Distância, Pesquisa e Prática Educativa, Pesquisa e Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Formação de Professores e na Educação Básica. Atuou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica.

CLAUDIA URPIA ROSA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em  Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/Uneb), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), especialização em Supervisão Escola e Empresa pela Faculdade de Educação Olga Mettig (1994), em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Federal da Bahia (2000) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2016). Coordenadora Pedagógica concursada da Secretaria Municipal de Educação e vice-gestora da unidade escolar; é Assessora Psicopedagógica do Centro de Estudos Pequenópolis. Membro do Grupo de Pesquisa Umanità: Educação e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação e formação de professores e acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem.

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Professora Titular da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Doutora em Educação Profa Permanente Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar Pedagoga./PPGEDUC,programa de Mestrado e Doutorado, da Universidade do Estado da Bahia- Profa. Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação, Profa de Graduação DEDC I Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa (UMANITA) MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade – EELIS e Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio,Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior , Currículo.e Ludicidade,Estágio em Educação Infantil,Estágio Ensino Fundamental, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação.Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Parecerista ad hoc da Revista Entreideias/ UFBA/ FACED: educação,cultura e sociedade UFBA. Avaliadora ad hoc do MEC. Membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana/UNEB.

JOZIMEIRE ANGÉLICA STOCCO DE CAMARGO NEVES DA SILVA
Pós-Doutorado em Educação:Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Doutorado em Educação:Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2016). Membra do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC/SP, certificado pelo CNPq, sob a liderança da Professora Dra. Marina Graziela Feldmann. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP/SP (2002- aprovada com louvor e distinção, na linha de Pesquisa Formação de Professores). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo- FDSBC/SP (1989). Docente da Educação Básica (1983-Ensino Fundamental até o 5º ano) e Docente com Especialização em Educação Infantil (1984). Parecerista ad hoc do Comitê Avaliador da Revista de Educação de Políticas Públicas Supranacionais da Universidade Autônoma de Madri/Espanha. Colunista na área da Educação da Revista CHK. Integrante do Banco de Especialistas em Direito Educacional da Associação Brasileira em Direito Educacional-ABRADE. Associada da ABEDi (Associação Brasileira de Ensino de Direito). Autora de livros e inúmeros artigos publicados na área da Educação. Atualmente é Diretora Geral do Curso Stocco Ltda. Tem experiência na área de Educação (educação básica e superior), com ênfase em aprendizagem, currículo, avaliação, formação de professores, metodologia de ensino e gestão educacional. Atua principalmente com os temas: 1. Aprendizagem; 2. Currículo; 3. Avaliação; 4. Formação de Professores; 5. Profissionalidade Docente; 6. Metodologia de Ensino; 7. Proposta Pedagógica; 8. Gestão Educacional. ORCID: 0000-0002-8958-246X.

JULIMAR SANTIAGO ROCHA
Mestranda em Educação pela UNEB – Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (2016). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade social (UFBA). Especialista em Gestão Escolar (UFBA). Participante do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação (GP-GEPE). Aluna especial no GESTEC- UNEB nas disciplinas Pesquisa Aplicada a Gestão Educacional e Escolar (2015) e Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Gestores (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador. Foi professora da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Escola de Salvador. Atualmente atua como professor/vice-diretor na EJA- Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Educação, gestão escolar, EJA e formação de professores.

LORAMES BISPO DOS SANTOS CRUZ
Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Administração pela Faculdade Castro Alves (2010). Pós Graduada com especialização em MBA de Gestão de Negócios pela UNIME (Lauro de Freitas – 2014) e cursando especialização em Alfabetização e Letramento. Aluna Especial do Mestrado em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2018). Participante do grupo de pesquisa: Umanitá/ UNEB

LÚCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE
Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-doutora pela UFBA. Doutora em Educação pela UFSCar. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Docência, Pedagogia Universitária, Desenvolvimento Profissional, Educação e Linguagem. Orienta estudos relativos aos temas da Docência Universitária, Desenvolvimento profissional de professores, Identidade, Saberes e práticas docentes.

LUCIANE FERREIRA BOMFIM
Possui graduação em Pedagogia (2010). Professora de educação especial. Especialista em LIBRAS (2013) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2014) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Especial. Mestrado pelo Programa de Gestão e Tecnologia aplicados a educação -GESTEC (2018). Atualmente é pesquisadora do TIPEMSE – Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB e o do TECINTED- Tecnologias Inteligentes e Educação.

MARA APARECIDA ALVES DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do curso de Licenciatura Plena em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB).Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Ciências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2001) e mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, experimentação, CTS.

MARIA AUXILIADORA FREITAS PIMENTA DE ARAÚJO

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Mestranda em Educação de Jovens e Adultos- UNEB. Pertence ao Grupo de Pesquisa de Educação Inclusiva da UNEB – PROGEI. Atualmente é Coordenadora na Divisão de ensino especial – Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Coordenadora Pedagógica da modalidade Educação de Jovens e Adultos – Colégio Estadual Agostinho Froés da Mota. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL e EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ministrou disciplinas no Curso de Pedagogia – PAR FOR no Campus XI – Serrinha – BA. Atuou como Professora Tutora do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Psicopedagogia – pelo Instituto de Educação Casa do Professor. Cruz das Almas – BA. Atua como formadora dos Encontros com Profissionais de Salas de Recursos Multifuncionais em Feira de Santana. Participa da Equipe de Inclusão e Diversidade e da Equipe de Implantação e implementação do Atendimento Pedagógico Domiciliar na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana.

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1984), Licenciatura Curta em Técnicas Comerciais pela Universidade do Estado da Bahia (1981), Especialização em Políticas Pública (1996), Mestradoem Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia (2004) e Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2009), Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017), com estágio doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA). Atua com os seguintes temas: leitura, aprendizagem, políticas públicas, história da educação, estágio supervisionado, gestão educacional, educação de jovens e adultos, didática, metodologia do ensino e científica, educação infantil, currículo, políticas públicas, tecnologias da informação e comunicação (TIC).

MÔNICA GOMES ALBERGARIA A. SILVA
Mestranda no Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia e Metodologia de Ensino para a Educação Profissional (UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (HUMANITÀ) da Universidade do Estado da Bahia e participa do Grupo de Estudos Avançados nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB). Professora da Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC).

NAYANE ARAÚJO ANDRADE
Possui Bacharelado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2008); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018); Aluna Especial do Mestrado em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2018); Facilitadora/Coordenadora do Projeto Espelho – PMBA (2018); Facilitadora do Projeto Ciranda Rural com a Ronda Maria da Penha – PMBA (2018). Atua com os seguintes temas: Gênero e Educação; Direitos Humanos; Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher.

PATRÍCIA CARLA DA HORA CORREIA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (2009-2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial (1999 – 2002). Possui graduação em Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia – Faculdade de Educação da Bahia (1991 – 1993). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (1994) atuando no curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pos-graduação – Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA.Foi coordenadora do colegiado do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação – campus I / UNEB. É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva – PROGEI, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais GEINE da Universidade Federal da Bahia – UFBA e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, coordenando a linha de pesquisa Etnias, Educação e Inclusão Compreensiva, desenvolvendo pesquisa na área de Deficiencia físicas e sensoriais nas comunidades Indígenas do Estado da Bahia e Fulni-ó em Águas Belas Pernanbuco; É pesquisadora no Centro de pesquisa educacional e desenvolvimento regional – CPEDR. Atuou de 2007 a 2013 como colaboradora do o Ministério da Educação através da coordenação do Curso de Formação de professores na área da Deficiencia Visual – SECADI/CAPES//FNDE. Atualmente coordena o PROGEI – Programa de Educação inclusiva, financiado pelo PROEXT, realizando projetos de ensino-pesquisa-extensão na área de formação de professores de jovens e adultos na Penitenciária em uma perspectiva inclusiva; curso de LIBRAS, BRAILLE; adaptando o currículo na escola regular das crianças com necessidade educacional especial; É coordenadora do Fórum sobre Deficiência e Comunidades Indígenas na Universidade do Estado da Bahia. É pesquisador do Projeto DIVERCULT que consiste no desenvolvimento de jogo digital com as temáticas Direitos Humanos e Inclusão. Tem experiência na área de Educação, atuando como consultora nas áreas de planejamento, didática, políticas públicas com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação indígena, prática pedagógica, currículo e educação inclusiva, políticas públicas nos diversos níveis e modalidades de ensino. Trabalhou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica.

RITA DE CÁSSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia da Educação (Aprendizagem e Desenvolvimento), atuando principalmente nos seguintes temas: violência psicológica, relação professor-aluno, dificuldades de aprendizagem, educação infantil.

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é docente das disciplinas Didática, Avaliação da Aprendizagem e Estágio Curricular Supervisionado. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade Federal da Bahia. As principais publicações concentram-se nas áreas: formação de professores; ensino e pesquisa; prática docente; pesquisa em educação; epistemologia e educação.