Capa do livro: LEITURAS SOBRE ZYGMUNT BAUMAN E A EDUCAÇÃO

LEITURAS SOBRE ZYGMUNT BAUMAN E A EDUCAÇÃO

Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto - Evandro Consaltér (Orgs.)

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Sinopse

Zygmunt Bauman (1925-2017) tem-se afirmado como um dos mais interessantes intelectuais contemporâneos e um dos mais influentes comentadores que refletem sobre a condição humana num mundo marcado por constantes transformações. Conforme atesta um dos seus mais importantes biógrafos, Dennis Smith, “Bauman é parte da história que relata”, pois seus livros e ensaios constituem o corpo da obra mais importante para a compreensão da natureza do mundo em que vivemos. Bauman se tornou um exímio e perspicaz observador das tendências e das forças fundamentais da atualidade pelo fato de tê-las vivenciado de maneira radical. A constituição de parte dos textos que compõe a presente coletânea é resultado parcial de estudos e investigações que aconteceram junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF), que desenvolveu o projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (2016-2018), dos convênios de cooperação entre o PPGEDU/UPF com a Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx) e com a Universidad de Colima (UCOL/México), do Grupo Internacionacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Giepes/Unicamp) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Repes/Furg). A coletânea conta também com a participação de outros colaboradores de Universidades Brasileiras parceiras da PPGEDU/UPF.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3219-8
DOI: 10.24824/978854443219.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LEITURAS SOBRE ZYGMUNT BAUMAN E A EDUCAÇÃO

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em coorganização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em coorganização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em coorganização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em coorganização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em coorganização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em coorganização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em coorganização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

CARINA TONIETO
Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), Especialista em Gestão Educacional (UFSM) e Graduada em Filosofia (UPF). Pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, se destacam pela as obras Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em coorganização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em coorganização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) Leituras sobre John Dewey e a educação (em coorganização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010); Epistemologias da Docência Universitária (em coorganização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em coorganização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2018). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

EVANDRO CONSÁLTER
Doutorando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2016), Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE Marau/RS (2013). Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (2009). Publicou Interdisciplinaridade e formação docente (em coorganização com Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

SOBRE OS AUTORES
ALCEMIRA MARIA FÁVERO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1998), graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2004), Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2002 e Especialização em Metodologia do Ensino Religioso pela Instituto de Teologia e Pastoral e pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atuou como professora e coordenadora pedagógica da Escola Menino Jesus (de 1994 a 2014). Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo onde atua com as disciplinas de Iniciação ao Conhecimento Acadêmico e Ética Geral e das Profissões (em diversos cursos tais como Direito, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia dentre outros). É integrante dos grupos de Pesquisa Políticas para o Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais ligados ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior (GEPES) cadastrado junto ao CNPq.

ALEXANDRE JOSÉ HAHN
Mestre em Educação pelo PPGEdu/UPF. Licenciado em Filosofia pelo IFCH/UPF (2016). Professor de filosofia da rede privada. Participa do projeto de extensão Grupo de Estudos em Filosofia/GEF), vinculado ao IFCH/UPF, e dos projetos de pesquisa Políticas para Docência Universitária e Políticas para o Ensino de Filosofia, vinculados ao PPGEdu/UPF. É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG), e do Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES/UNICAMP).

ALI H. BORJIAN
Doctor en educación. Trabaja para mejorar la calidad de las experiencias educativas de los estudiantes con diversidad linguística. Como becario Fulbright, realizó investigaciones sobre programas de formación de docentes en América Latina. Profesor de educación en la Universidad Estatal de San Francisco, California, Estados Unidos.

ANA LUCIA KAPCZYNSKI
Mestra em Educação (PPGEdu/UP, 2017). Bacharela e licenciada em Filosofia (IFIBE,2010; UPF,2014). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Passo Fundo.

ARISTEO SANTOS LÓPEZ
Pos-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), Mestre em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México (1991), Especialista em Motivação e Direção de Recursos Humanos (UAEMéx), Especialista em Adminsitração e Organização de Instituições Educativas (ISCCEEM/Toluca/México) e licenciado em Psicologia pela Universidad Autónoma del Estado de México (1981). Coordena o convênio entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx).

ARNALDO NOGARO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – do Câmpus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim), Cataventos (UNICRUZ – Cruz Alta), Revista de Pedagogia – FABE e Revista Eletrônica Vivências (URI). Atuou como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006 até 2018. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – NEPPES. Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017). Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (CRV, 2018). Kant e a educação em diálogo permanente (CRV, 2018).

BIANCA POSSEL
Mestranda em Educação (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo na linha de Políticas Educacionais. Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Integrante. Bolsista PIBIC/CNPq do projeto Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais da UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CARINA COPATTI
Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pela Uniasselvi/SC. Licenciada em Geografia pela UPF. É professora substituta do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim) e atua como docente na rede municipal de ensino de Charrua/RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Atualmente suas pesquisas estão voltadas ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia sob a perspectiva estética.

CARMEM LUCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
Doutoranda em Educaçã pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela UPF. Especialista em Metodologia do Ensino do Primeiro e Segundo Graus e especialista em Supervisão Escolar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Carazinho e atua no Curso Técnico em Secretária Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Centro de Referência de Carazinho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações externas, IDEB, qualidade da educação pública, políticas da educação pública, formação do professor na educação superior e história da educação brasileira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CÍNTHIA ROSO OLIVEIRA
Doutora, mestre e graduada em Filosofia, atualmente é professora na Área de Ética e Conhecimento e no Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo.

CLAUDIONEI VICENTE CASSOL
Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí – 2018); Mestre em Educação (Unisinos, 2006). Licenciado em Filosofia, História Psicologia da Educação (Fafimc – 1989). Professor no CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza (Cerro Grande-RS) e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus de Frederico Westphalen – RS). Pesquisa a Escola Pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, a ambivalência enquanto possibilidade paradigmática, questões bioéticas relacionadas com a Filosofia e o Direito e Filosofia da Educação. É editor de ÁGORA Revista Eletrônica (ISSN 1809-4589) e Coordenador, em parceria com Claudir Miguel Zuchi, de Sapientia Vitae, série de publicações com discussões filosóficas da Editora da URI-FW. Também é Coordenador da Editora e Revista Eletrônica Medeia.

DENILSON DA SILVA
Doutorando em Educação na Unisinos, em São Leopoldo-RS; mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e graduado em Fisica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998). Foi secretário Municipal de Educação em Palmares do Sul/RS entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014. Foi professor efetivo de Ensino Médio (Física) em Osório vinculado a Secretaria Estadual de Educação/RS entre maio de 2000 e maio de 2016. Professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS, atua como docente em Ensino de Física e em Estágio Supervisionado e ocupa a coordenação do Curso Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação x globalização, interdisciplinaridade e saber popular. Foi bolsista Capes do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste em 2005 quando atuou na Formação Docente na Universidade Nacional Timor Lorosa’e e na reformulação curricular de cursos de graduação junto ao Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste. Atualmente articipa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI).

FRANCIELI NUNES DA ROSA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo – UPF; Especialização em Neuroaprendizagem pela Universidade Oeste do Paraná; licenciada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

JAIME MORELES VÁZQUEZ
Doctor en Educación. Profesor-Investigador de la Facultad de Pedagogía, Universidad de Colima, México, Moreles Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel 1 (programa del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología). Integrante del Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior.

JANIMARA ROCHA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo. Ingresso na turma 2017.

JUNIOR BUFON CENTENARO
Mestre em Educação (bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais; especialista em Espiritualidade pela Itepa Faculdades (2017); licenciado em Filosofia pela UPF (2016). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas para o Ensino de Filosofia”. É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG); participa do projeto de extensão “Grupo de Estudos em Filosofia”, vinculado ao curso de Filosofia do IFCH/UPF. Atua como professor de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Franciscano Cristo Rei de Marau/RS.

KATIUSCIA C. VARGAS ANTUNES
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFJFdo Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Mestrado Profissional). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/UFJF). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

LEANDRO CARLOS ODY
Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor e coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, Campus Erechim e professor do Mestrado Profissional em Educação – PPGPE – da UFFS, Campus Erechim. Participa do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais, direcionando suas pesquisas e produções a partir do falibilismo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LIDIANE L. PUIATI PAGLIARIN
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais. Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, coordenação pedagógica em escolas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LUCI MARY DUSO PACHECO
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) – Mestrado em Educação, pela mesma Universidade. Representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI. Lider do Grupo de Pesquisa em Docência, Emancipação e Direito Educativo – GPDEDE. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE – Brasil – Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da URI Campus de Frederico Westphalen. Avaliadora Ad-Hoc da Revista de Ciências Humanas da URI, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP e Em Aberto, ambas do INEP, da Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB, da Revista Perspectiva, URI e da Revista Educação e Cultura Contemporânea/REEDUC da Universidade Estácio de Sá, da Revista Educação e Realidade da UFRGS. Editora da Revista Pedagogia em Diálogo da URI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino-aprendizagem, gestão Educacional, formação de professor e educação do campo.

MARCIO GIUSTI TREVISOL
Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc.

MARCOS ANTONIO MARTINELLI MADALOZ
Mestre (2016-2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo. Pesquisador do GEPES.

MARISA FÁTIMA ROMAN
Doutora em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012); mestrado en Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001); Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas. É colaboradora estrangeira do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais do PPGEDU da UPF.

MUNIR JOSÉ LAUER
Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Educação – Universidade Passo Fundo (UPF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

MYLENE CRISTINA SANTIAGO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica(OIIIIPe).

ROGERIO AUGUSTO BILIBIO
Doutorando em História na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História Regional (UPF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – (IBPEX). Graduado em História pela Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente é professor da Unoesc, nos cursos de Direito, Psicologia e Fisioterapia, atuando nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direitos Humanos, Ciências Sociais e Pensamento jus-filosófico. Coordenou a CPA da Unoesc entre os anos de 2010 a 2017. O foco da pesquisa são as áreas da educação e história, notadamente os processos sócios históricos da atuação e formação docente.

SARA ALIRIA JIMÉNEZ GARCÍA
Doctora en Educación. Perteneciente al Sistema Nacional de Investigadores, Nivel 1 del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología). Investigo culturas, políticas y economía aplicadas a la ciencia, la educación, innovación y el desarrollo sostenible. Profesora Investigadora de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Colima, México.

SIDINEI PITHAN DA SILVA
Doutor em Educação (2010) pela Universidade Federal do Paraná; mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005); graduado em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015); graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000); e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Atualmente é professor do Curso de Educação Física (EDF) da UNIJUÍ-RS e do Mestrado e do Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS. Atua como membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de EDF. É membro do colegiado do Mestrado em Educação nas Ciências e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física – Unijuí-RS/Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Epistemologia; Teoria Crítica e Educação; Corpo, Saúde e Educação Física; Complexidade; Concepção Dialética; Conhecimento e História.