Capa do livro: MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS INDÍGENAS: <br>Conquistas e Desafios

MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS INDÍGENAS:
Conquistas e Desafios

Autores: Regina Abreu - José Ribamar Bessa Freire (Orgs.)

Este volume aborda o tema das "Musealizações e Patrimonializações Indígenas", que são processos complexos, pois implicam múltiplos movimentos e dobras de memórias gestadas em contextos singulares. Na perspectiva indígena, as fontes de memoração são muitas e transitam por universos coetâneos que resistem às nossas classificações e separações entre humanos e não humanos, naturais e sobrenaturais, e todo um conjunto de categorias como arte, cultura, trabalho, ritual, performance. Na ótica ocidental, temos o predomínio da forma "museu" e da forma "patrimônio" como lugares de consagração e revitalização de expressões fadadas ao desaparecimento ou a destinos improváveis. O encontro ou desencontro entre formas de memoração e patrimonialização indígenas e ocidentais vêm inspirando reflexões e estimulando a criação de novos lugares materiais e de pensamento. Este livro é uma produção conjunta de um coletivo de pesquisadores que, de diferentes maneiras e em momentos diversos, vêm escrevendo sobre o tema das memórias e dos patrimônios indígenas. Temos em comum o fato de pertencermos ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS), da UNIRIO, e à linha de pesquisa "Memória e Patrimônio".

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2900-6
DOI: 10.24824/978854442900.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS INDÍGENAS: <br>Conquistas e Desafios
ADRIANA RUSSI
Pós-Doutoranda no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2018-2019). Doutora em Memória Social pela UNIRIO (2014), artista plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Desde 2006 é docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento de Artes e Estudos Culturais, no campus de Rio das Ostras. Atuou por mais de uma década como arte/educadora no ensino básico e na formação de educadores. Temas de interesse: coleções etnográficas, museologia social, educação patrimonial, artesanato, arte/educação, patrimônio indígena. Desenvolve pesquisas e projetos extensionistas multidisciplinares na confluência entre educação, memória, patrimônio cultural, cultura material e museologia social. Desde 2008 coordena o Programa de extensão da UFF denominado Educação Patrimonial em Oriximiná (PA). Atua como docente no programa de pós-graduação lato sensu em Etnoeducação da UFF. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Etnoeducação, Cultura e Patrimônio. Pesquisadora participante do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, através do LABIM e do grupo de pesquisa Memória, Cultura e Patrimônio.

ANANDA MACHADO
Doutora em História Social pela UFRJ (2016), mestre em Memória Social pela UNIRIO (2008), especialista em Educação Indígena pela UFF (2007) e em Democracia e Movimentos Sociais pela UFMG (2011). Professora do curso Gestão Territorial Indígena no Instituto Insikiran – UFRR, com ênfase em Patrimônio Indígena desde 2009. Coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana (PRAE/PRPPG – UFRR). Na extensão universitária, desde 2009 se dedica ao ensino de línguas indígenas, de artesanato, cantos e danças indígenas na UFRR. A partir de 2010 começou a realizar oficinas e cursos também nas comunidades indígenas (Narrativas visuais da Tabalascada: Registros Gráficos; Narrativas Orais da Tabalascada: Registros Teatrais; oficina de cerâmica e língua Macuxi; oficina de Trançado e Língua Wapichana; Oficina de Remédios caseiros em língua Wapichana; Oficina de história em quadrinhos em língua Wapichana; Oficina de Arqueologia). Licenciada em Artes Cênicas pela UNIRIO, com experiência em arte educação, educação patrimonial, etnografia dos objetos Guarani e Wapichana, produção de materiais didáticos em línguas indígenas, políticas linguísticas (cooficialização de línguas a nível municipal) e documentação Cultural e Linguística (audiovisual). Com formação, pesquisas e publicações interdisciplinares nas áreas de história oral, biografias indígenas, memória e patrimônio, antropologia, letras (narrativas orais e línguas indígenas), Linguística (lexicologia e sociolinguística), artes (teatro educação e teatro de animação).

ANA PAULA DA SILVA
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS-UNIRIO, 2016), onde obteve o diploma de mestrado em Memória Social (2011). Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2007). Atualmente é pesquisadora do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROINDIO/UERJ), onde atua como formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE Núcleo UERJ/UFMG), e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Oralidade (LABORAL/UNIRIO). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Índios na cidade, memória, fontes históricas, educação, saberes tradicionais e diplomacia indígena.

ELENA GUIMARÃES
Mestre em Memória Social, na linha Memória e Patrimônio, pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Unirio (2015) e graduada em Comunicação Social pela UFRJ (2007), vem atuando em projetos culturais desde 2006. Participou como assistente de curadoria e produção nas exposições Império de João, Trem de Prata e Museu como Lugar, no Museu Imperial/Petrópolis, no período de 2006 a 2008, quando ingressou no curso especialização em Curadoria e Educação e Museus de Arte, oferecido pelo MAC/USP; e nas mostras Projetos (in)Provados (Caixa Cultural), Poética Expositiva (Parque Lage), em 2010/11. Nesse mesmo período desenvolveu atividades de consultoria em organização de acervos e coleções de artistas. Ingressou em 2012 no Museu do Índio/Funai, como Indigenista Especializada, atuando junto ao então Núcleo de Biblioteca e Arquivo, atual Serviço de Referências Documentais, até 2017. Em 2012, quando testemunha a redescoberta do Relatório Figueiredo, inicia pesquisa sobre o tema, orientada pelo professor Dr. José Ribamar Bessa Freire. A pesquisa resulta na dissertação de Mestrado: Relatório Figueiredo – entre Tempos, Narrativas e Memórias, defendida em 2015. Em 2017 assume a chefia do Serviço de Atividades Culturais, retornando à atuação em projetos educativos e culturais, e em 2018 ingressa no curso de Pós-Graduação em Gestão de Museus pela Associação Brasileira de Gestão Cultural/Museu de Arte do Rio.

GIANE DA SILVA MARIANO LESSA
Pós-doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (2018), Doutora em Memória Social pela UNIRIO (2012), Mestre em Linguística-aplicada pela UFRJ (2004), Especialista em Tradução pela UGF (2006) Graduada em Letras Português-Espanhol (2004) e Português-Alemão pela UFRJ (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Latino-americanos da UNILA, na linha de pesquisa Trânsitos Culturais e professora do curso de Graduação Letras, Artes e Mediação Cultural da mesma instituição. Avaliadora PNLD-MEC, Língua Espanhola. Tradutora na área de Educação e Interculturalidade. Tem experiência na área de tradução, oralidade, memória e trânsitos culturais.

IONE HELENA PEREIRA COUTO
Museóloga graduada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 1994 assumiu a chefia do Serviço de Conservação patrimonial do Museu do Índio. Em 2009 defendeu a tese intitulada “Armazém da Memória da Seção de Estudos do Serviço de Proteção aos Índios – SPI, no programa de Memória Social de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora de Patrimônio Cultural do Museu do Índio, respondendo pelas atividades de tratamento, processamento técnico e difusão dos documentos que compõem o acervo institucional, de natureza etnográfica, bibliográfica e Arquivística.  

JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE
Professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde orienta pesquisas de doutorado e mestrado e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas. Obteve os diplomas de professor normalista pelo Instituto de Educação do Amazonas (1965), de graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), de Especialização em Sociologie du Développement pelo IRFED, França (1971-72) e de Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Cursou o doutorado em História na École Des Hautes Études em Sciences Sociales, EHESS, França (1980-83). Foi professor no Programa de Mestria da Universidad Nacional de Educación, em Lima, da Faculdade de Educação da PUC-Peru e da Univeridad Particular Ricardo Palma (1974-1976), bem como da Universidade Federal do Amazonas (1977-1986). Ministrou módulos em cursos de pós-graduação de várias universidades públicas: UFAM, UFAC, UFRr, UFF, UFG, na Escola de Magistratura (EMERJ) e em Licenciaturas Interculturais: UFSC, UFMG, UEA. Ministra cursos de formação de professores indígenas em diferentes regiões do Brasil, assessorando a produção de material didático. Membro do Comitê Editorial e parecerista de várias revistas especializadas. Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História Social da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura oral, memória, patrimônio, fontes históricas, história indígena, línguas indígenas e Amazônia. Escreveu, organizou e coorganizou vários livros, entre os quais Rio Babel – a história das línguas na Amazônia (2011-2ª. edição), Políticas de línguas no novo mundo (2012), Essa Manaus que se vai (2012), Línguas Gerais – Política Linguística e catequese na América do Sul no Período Colonial (2003), Os aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro (2009 – 2ª edição),Os índios em Arquivos do Rio de Janeiro (1995-1996), A Amazônia no período colonial (2008 – 7ª edição), Cem anos de Imprensa no Amazonas (1990 – 2ª edição), além capítulos de livros, artigos em revistas especializadas no Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, México, França, Alemanha, Itália e Japão. Mantém coluna semanal em jornais do Amazonas desde 1984 aos dias de hoje.

JOSUÉ CARVALHO
Pesquisador de pós-doutoramento vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus-USP e ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – MAE-USP – sob supervisão de Marília Xavier Cury). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Comunicador Social formado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). Ministra cursos de extensão na esfera acadêmica nas áreas de: Educação e Infância Indígena; Currículo; Didática e Museologia indígena. Ministra aulas em cursos de formação de professores indígenas (Licenciaturas e Magistérios) nas disciplinas de: Educação e Infância Indígena, Currículo e didática na educação infantil. Atua como Professor Doutor na formação de professores da rede pública e privada de ensino, ao que diz respeito à Lei nº 11.645 que trata da obrigatoriedade da inclusão no currículo escolar do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. É também pesquisador consultor empresarial em instituições públicas e privadas voltado a programas de Educação e Cultura, principalmente ao que se refere a impactos causados pelas instituições em comunidades tradicionais. Na literatura, publica escritos acadêmicos científicos nas áreas do conhecimento: Antropologia da Criança, Educação, Educação Escolar Indígena, Ensino Superior Indígena, Museologia e Educação, Imagem e Comunicação. A contribuição dos estudos nos diferentes campos do conhecimento volta-se a constituição dos diferentes espaços, como espaços de participação e autonarrativas com a perspectiva de um diálogo ativo com o ‘outro’ e que traz para tais campos do conhecimento no presente.

LIVIA DA SILVA NASCENTE
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em História, pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MÁRCIO MEIRA
Márcio Meira é graduado em História pela UFPA, mestre em Antropologia Social pela UNICAMP e doutor em Memória Social pela UNIRIO. Desde 1988 é pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Atua nas áreas de etnologia, história indígena e do processo colonial, nos temas do extrativismo florestal e das memórias e estruturação do sistema de aviamento, com ênfase nos povos indígenas Aruak, Tukano e Maku, no Noroeste Amazônico. Foi Presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI (2007-2012); Secretário de Articulação Institucional e Secretário de Patrimônio, Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura (2003-2007); Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL (1998-2002) e Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará – APEP (1995-1997). Participou da demarcação de terras indígenas do médio rio Negro (Amazonas) na década de 1990. É membro do Grupo de Pesquisa HINDIA (História Indígena e do Indigenismo na Amazônia) do CNPq.

MARIA CRISTINA REZENDE DE CAMPOS
Pós-doutoranda em Educação pela UERJ-ProPed (2018), doutora em Memória Social pela UniRio (2012), mestre, em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ (2007), licenciada em Ed. Artística- História da Arte pela UERJ (1981). Professora aposentada em Arte pela SEEDUC e efetiva na FME/Niterói. Desde 2015, atua como assessora da Avaliação Institucional da FME, contribuindo para a implementação do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) – portaria SMECT/FME nº 005/2015.Tem experiência na área de avaliação institucional,  currículo e avaliação, arte e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional participativa, antropologia da arte, arte corporal indígena e performance ritual.

PEDRO LIBANIO
Graduado em Comunicação Social (1999) no Centro Universitário da Cidade, tem mestrado (2013) e doutorado (2017) em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalhou como pesquisador, revisor e redator para diversas instituições. Focou sua pesquisa e produção acadêmica nas áreas de história e patrimônio, com dedicação aos temas ligados à formação da identidade brasileira e à observação da inserção efetiva do indígena na identidade brasileira durante o período da Primeira República.

REGINA ABREU
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Bolsista de Produtividade do CNPq 2; Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (20112/2013). Atuou como pesquisadora visitante no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (2014/2016); no Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux-IRIS; Especialização em Recherches en Sciences Sociales (EHESS), Professora Associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Orientadora de Mestrado e doutorado com 118 concluidas e dez orientações em andamento, sendo que duas delas em regime de cotutela com a Université d’ Avignon e a Universidade Lusófona. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO), líder do grupo de pesquisa do CNPq Memória, Cultura e Patrimônio, Consultora Internacional do Projeto SOMA (Inet-md-Universidade de Aveiro); coordenadora da Rede de Estudos e Pesquisas de Práticas Patrimoniais juntamente com a Profa. Dra. Susana Sardo (Inet-md-Uni. Aveiro) e do Prof. Dr. Paulo Peixoto (CES – Univ. Coimbra).

RENATA DE ALMEIDA OLIVEIRA
Pós-Doutoranda em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (2019) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019-2020). Doutora (2017) e Mestre (2011) em Memória Social pena Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharel e licenciada em História (2009) pela mesma Universidade, pós-graduada em Produção Cultural (2019) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ “Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro” desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM e apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora do Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias. Atuou como Consultora no Projeto Igarité, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho no Amazonas (2010) e do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) (2013). Atuou como Pesquisadora (2014), Relatora (2014-2015), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos Socioambientais (2017-2018) na ONG Viva Rio (2014-2018). Atualmente é Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de “Produção Cultural”; Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”, atua como professora de cursos livres EAD da Universidade Estácio de Sá e é Diretora de Gestão de Projetos na empresa “A Dona da Casa Produções”.