Capa do livro: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:<br> marxismo, teoria crítica e realidade social

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:
marxismo, teoria crítica e realidade social

Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Renato Almeida de Oliveira - Wildiana Kátia Monteiro Jovino (Orgs.)

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Sinopse

Os textos que compõem a presente obra pretendem pensar as questões fundamentais da educação por diversos vieses teóricos, de tal forma que possa se configurar como um recurso a mais no debate acerca da construção de uma Filosofia da Educação crítica, capaz de lançar luz sobre o obscurantismo intelectual que marca nossa época. Uma Filosofia da Educação pretende explicitar e problematizar os princípios filosóficos que fundam a ação formativa. No entanto, são diversas as correntes filosóficas de pensamento. Interessa-nos a vertente que pensa a educação ligada às condições sociais concretas de vida dos indivíduos, uma Filosofia da Educação que aflora um potencial vital de emancipação. Em outros termos, a Filosofia da Educação que trazemos na presente obra figura como um aporte crítico de compreensão das relações que os homens estabelecem na sociedade a partir das relações de produção efetivas. A proposta da obra não é apresentar os princípios de uma educação abstrata, puramente epistêmica, idealista, mas que também desperte para uma prática educacional, formativa, com contornos políticos, encarando a educação a partir da ruptura com a lógica do capital. A presente obra pretende ser uma crítica do presente. As investigações aqui expostas revelam uma orientação crítica, buscando resgatar o sentido de uma realidade humano-social emancipada e, ao mesmo tempo, pensar as condições materiais de transformação social fomentada por uma filosofia crítica da educação. Superando, assim, as lacunas do cotidiano tão marcado pela acriticidade e pelo obscurantismo.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3199-3
DOI: 10.24824/978854443199.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:<br> marxismo, teoria crítica e realidade social

Autores

ORGANIZADORES
PROF. DR. RENATO ALMEIDA

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017). Professor adjunto do curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UVA. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre filosofia política e social (UVA/GEPPS). Membro do comitê-editorial da Revista Dialectus (UFC); Revista Reflexões (UVA); Revista Helius (UVA).

PROF.ª DR.ª WILDIANA K. M. JOVINO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2015). Professora formadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE). Professora da educação básica. Membro do comitê editorial da Revista Dialectus (UFC).

PROF. DR. EDUARDO F. CHAGAS
Doutor em Filosofia pela Universität von Kassel (KASSEL, ALEMANHA, 2002). É professor efetivo (associado) do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Marxistas (GEM), do eixo de pesquisa Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação. Orientador do Programa Jovens Talentos/CNPQ. Atualmente, é Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPQ; é membro da Internationale Gesellschaft der Feuerbach-Forscher (Sociedade Internacional Feuerbach) e dedica suas pesquisas ao estudo da filosofia política, da filosofia de Hegel, do idealismo alemão e de seus críticos Feuerbach, Marx, Adorno e Habermas. Editor-chefe da Revista Dialectus (UFC).

AUTORES
ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS PEREIRA

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE campus de Quixadá-FECLESC. Mestre em Educação pela UECE e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC/ Linha: Filosofia e Sociologia da Educação / Bolsista de produtividade científica pela FUNCAP.

FRANCISCO DE ASSIS SOBRINHO
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará –UECE / Especializado em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito / Mestre em Filosofia pela UECE e Professor do Ensino Médio do Estado do Ceará.

MANOEL JARBAS VASCONCELOS CARVALHO
Doutor em Educação com ênfase em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ética e Filosofia Política e Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editor gerente da Revista Dialectus (Qualis B3).

RAYLANE MARQUES SOUSA
Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGHIS-UFMG). Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS-UnB). Bolsista Capes.

EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha. Professor Associado IV da Graduação e Pós-Graduação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Bolsista do CNPq.

PAULO EDUARDO DE SOUSA
Mestre em Filosofia Política, licenciado em Pedagogia e em História. Professor da educação básica cearense.

HERMESON CLAUDIO MENDONÇA MENEZE
Mestrando em Educação/FACED/UFC, Bolsista CAPES, Pesquisador do Laboratório de Estudos em Accountability Educacional (UFC), Pesquisador do Grupo de Rede Mapa Ceará – Gestão Democrática da Educação Pública (FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos em Educação do Campo (EDUCAMPO/FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores (GEPPGE/FACED/UFC).

CRISTIANE MARIA OLIVEIRA MENDONÇA
Mestra em Administração/FEAAC/UFC, Coordenadora do Curso de Administração da FGF, Profa. da disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA)/FGF.

GLÓRIA MARIA TOMÉ DE SOUZA

Glória Maria Tomé de Souza é licenciatura em pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui experiência como docente na rede pública municipal de Fortaleza e é funcionária pública municipal na mesma cidade. O artigo em tela é baseado em sua pesquisa monográfica Anísio Teixeira e a Educação Brasileira, orientada pelo professor José Rômulo Soares e defendida em 2011.

JOSÉ RÔMULO SOARES
José Rômulo Soares é professor associado, na Universidade Estadual do Ceará – UECE e Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

ANTONIO FRANCISCO LOPES DIAS
O texto-base deste Capítulo é parte da minha Tese de Doutoramento intitulada: “A ‘educação para todos’ como perspectiva de superação do capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx”.

FRANCISCO BRANDÃO AGUIAR
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Filosofia pela UECE. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCAM. Graduado em Filosofia pela UVA. Graduado em Pedagogia pelo ISEED.

EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Doutor em Filosofia pela Universidade Alemã de Kassel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor Geral da Revista Dialectus.

TELMANO RODRIGUES SAMPAIO
Professor da Educação Básica do Município de Fortaleza. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

CLARICE ZIENTARSKI
Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação (FACED – UFC).

HERMESON CLAUDIO MENDONÇA MENEZES
Mestrando em Educação/FACED/UFC, Bolsista CAPES, Pesquisador do Laboratório de Estudos em Accountability Educacional (UFC), Pesquisador do Grupo de Rede Mapa Ceará – Gestão Democrática da Educação Pública (FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos em Educação do Campo (EDUCAMPO/FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores (GEPPGE/FACED/UFC).

ALBERTINO SERVULO BARBOSA DE SOUSA
Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

SILVANA MARIA SANTIAGO

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará em 2016 com a pesquisa intitulada: Absurdidade, Liberdade e Formação Humana em Sartre.

PRISCILLA PONTES BEZERRA MENDES
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora substituta no curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Ensino de Filosofia (Faculdade Evolução). Graduada em Filosofia (UVA). Graduanda em Pedagogia (UFC/UAB).

HERMENEGILDO DE OLIVEIRA ARAÚJO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGEB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Licenciado em Ciências Sociais e Filosofia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Gestão Educacional – GEPPGE/UFC. Professor efetivo de Sociologia e Filosofia da Rede Básica de Educação do Estado do Ceará.

DEBORA KLIPPEL FOFANO
Professora de filosofia da Rede Básica de Ensino do Estado do Ceará. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Linha Filosofia e Sociologia da Educação. Mestre em Filosofia pela UECE.

EMANUELLE BESERRA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na linha Filosofia e Sociologia da Educação. Mestre em Filosofia pela UECE. Pesquisadora do Grupo “Walter Benjamin e a Filosofia Contemporânea” (CNPQ). Brasileira, residente em Fortaleza-CE.

RAONI CUNHA ARAGÃO DE ALBUQUERQUE
Licenciatura plena em educação física pela UFC, MBA em marketing pela FGV e bolsista CAPES no mestrado em educação brasileira pela Faculdade de educação da UFC/.

EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Graduado em filosofia pela UECE, mestre em filosofia pela UFMG, doutorado em filosofia na Alemanha pela Universität Kassel, professor associado 4 da UFC e bolsista nível 2 do CNPQ.

SIRNETO VICENTE DA SILVA
Mestre em Educação e Ensino (MAIE-FAFIDAM/FECLESC/UECE). Membro dos grupos de estudo Obra Filosófica e Histórica de Dermeval Saviani e Capitalismo e Teorias Críticas (CATE-FADIDAM/UECE). Professor da rede de ensino do município de Russas e da rede estadual cearense.

JOSÉ EUDES BAIMA BEZERRA
Doutor em Educação Brasileira – UFC. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAFIDAM/UECE e no Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-FAFIDAM/FECLESC).

MÁRCIO PEREIRA
Doutor em cotutela em Filosofia do Direito pela Universidade de Queen’s (Canadá) e em Filosofia pela USP.

LIS MARQUES
Mestranda em Antropologia pela UFBA e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição.

SANTIAGO PONTES FREIRE FIGUEIREDO
Filósofo, mestrando no Programa Mestrado Profissional em ensino de filosofia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de filosofia na EEEP Guilherme Teles Gouveia, em Granja/CE.

MAYARA ALVES DE CASTRO
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, graduanda em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA MARLY ALVES
Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora da Rede Municipal de Horizonte.

WILDIANA KÁTIA MONTEIRO JOVINO
Prof.ª Dr.ª Formadora da Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB) e professora da educação básica municipal.