Capa do livro: MARKETING DE RELACIONAMENTO: <br> estratégias, processos e aplicações em setores específicos

MARKETING DE RELACIONAMENTO:
estratégias, processos e aplicações em setores específicos

Autores: Nadia Kassouf Pizzinatto (Org.)

livro impresso
de R$ 67,90 por
livro digital
de R$ 67,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra representa o resultado da produção conjunta, em rede, de professores Doutores e Pós-Doutores e Mestres de diversas instituições de ensino da capital e interior do Estado de São Paulo e também de outros estados, como Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais, sobre Marketing de Relacionamento, o mais atual enfoque do marketing, focado no cliente. Com seus trabalhos buscam contribuir para o enriquecimento do conhecimento na área de marketing, esclarecendo a questionamentos como: em que consiste o Marketing de Relacionamento? Como pode ser aplicado em setores diferentes da economia? Quais instrumentos principais em sua aplicação? Em relação a respaldo teórico, enfatiza desde a definição do Marketing de Relacionamento, sua distinção em relação ao Marketing tradicional, o Transacional, mostra a evolução das pesquisas sobre o tema, apresenta como instrumentos o Endomarketing, a Pesquisa de Marketing, o CRM (Customer Relationship Marketing) e o Social Customer Relationship Management (SCRM).
Como aplicações setoriais, os capítulos relatam experiências metodológicas, estratégias e resultados da implantação do Marketing de Relacionamento em diversas atividades e setores de atividade: na Política, em Serviços (Clínicas Veterinárias, Restaurantes, Educação Superior, Prestação de Serviços de Mobilidade); em Associações e cooperativas; no Varejo de Materiais da Construção Civil; na Indústria, em especial na Cadeia de Suprimentos da Indústria Automobilística Brasileira, e no setor de Distribuição de Equipamentos Pesados para Infraestrutura e Mineração no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3205-1
DOI: 10.24824/978854443205.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 312
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MARKETING DE RELACIONAMENTO: <br> estratégias, processos e aplicações em setores específicos

Autores

NADIA KASSOUF PIZZINATTO (ORGANIZADORA)
Pós-Doutorado em Administração e Marketing (Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla – UPAE México). Doutora, Mestre e Especialista em Administração (EAESP/FGV). Pesquisadora e Consultora Organizacional. Professora do Curso de Doutorado em Administração-PPGA-UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Co-organizadora das obras: Planejamento estratégico municipal: a agenda 21 de Piracicaba: segunda revisão 2016 a 2025 (2015); Gestión y Marketing en la Realidad Latinoamericana: estúdios setoriales (2015) e Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing (2012). Autora de artigos científicos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

ADRIANO DIAS DE CARVALHO
Doutor em Administração. Mestre em Administração de Empresas e Gestão Estratégica Organizacional. Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira com Graduação em Ciências Contábeis. Atualmente é professor da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Mococa e do UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino FAE São João da Boa Vista. Autor do livro O Cooperativismo sob a ótica da Gestão Estratégica Global, possui diversos artigos nacionais e internacionais publicados em revistas acadêmicas científicas.

ANDRÉ LUIZ BAPTISTA GALVÃO
Doutor e Mestre em Clínica Médica de Pequenos Animais com ênfase em Nefrologia e Urologia. Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais pelo programa de Aprimoramento realizado no Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" - FCAV/Unesp - Jaboticabal (SP). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Campo Grande (MS)

ANDREA KASSOUF PIZZINATTO
Doutora em Administração (UNINOVE–PPGA), Mestre em Administração de Empresas (UNIMEP), Especialista de Marketing (Universidad FGV-Ohio). Administradora (UNIMEP) Professora e Pesquisadora do Curso de Doutorado em Administração PPGA-UNIMEP. Autora e coautora de livros e artigos científicos no campo do marketing. Atua nas áreas de Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor e Gestão de Marcas.

ANTONIO CARLOS GIULIANI
Pós-doutorado em Marketing, PhD na Universidad de Sevilla / Espanha e na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla - UPAEP / México. Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração–UNIMEP. Analista de Perfil Comportamental APC – Profiler Solides LCC (USA) e Solides Tecnologia S/A. Formação Profissional em Coaching e Mentoring, High Performance Coaching HPC, Modalidade Business – ISI INFINITY. Professor de cursos de pós-graduação na FGV-IBE Business Education e coordenador curso de pós-graduação em Marketing SENAC. Autor de 30 livros na área de marketing e varejo, editados no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos.

CARLOS EDUARDO FRANCISCHETTI
Doutor e Mestre em Administração pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Economista. Coach e Mentor financeiro, coordenador do curso de Ciências Contábeis e docente das Faculdades Integradas Einstein e Faculdade Anhanguera (Limeira-S.P.), Avaliador ad-hoc do INEP/MEC, Auditor e Consultor em contabilometria, gestão financeira, Planejamento Estratégico e Econômico em empresas. Autor de livros e capítulos de livros na área de Contabilidade, Controladoria, Contabilometria, Administração Financeira, Gestão e Estratégia.

CÉLIO ALVES DE CASTRO
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UNIMEP), possui especialização em Marketing (MBA) - Fundação Getúlio Vargas (2012), graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Brasileiras (2007). Atualmente é professor da Faculdade Santa Bárbara e professor - Faculdades Integradas Brasileiras. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, marketing, satisfação e liderança.

CLAYTON DANIEL MASQUIETTO
Mestre em Administração, especialista em Geoprocessamento e graduado em Ciências Econômicas. Atualmente é doutorando do Curso de Doutorado em Administração-PPGA-UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), Gerente de Integração Escola-Empresa da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) e professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Autor de capítulos de livros na área de Marketing e Gestão Estratégica, além de artigos científicos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

DANYLO AUGUSTO ARMELIN
Mestre em Administração. Graduado em Direito. Graduado em Administração. Graduado em Ciências Contábeis. Graduado em Pedagogia. Graduado em CST em Logística.  Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Metodologia (2010) e Gestão em Educação a Distância (2012) pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Portaria nº 483, de 04 de junho de 2018.  Docente e coordenador EaD do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e docente no Claretiano – Faculdades.

EDNA DE SOUZA MACHADO SANTOS
Doutora em Administração pela UNINOVE, Mestre em Administração Estratégica pela FECAP. Bacharel em Administração de Empresas e Tecnóloga em Processamento de Dados. Pós-Graduação em: Análise de Sistemas, Administração Sistêmica, Administração em Marketing e Administração Geral. Coordenadora do Curso de Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE de 2007 a 2016. Professora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE desde 2001 desenvolvendo pesquisas nas áreas de Comportamento do Consumidor, Estratégia, Marketing, Empreendedor.

EVANDRO LUIZ LOPES
Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Administração pala Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Autor de diversos artigos publicados em relevantes periódicos de marketing nacionais e internacionais, também é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ-CNPq).

GRAZIELA OSTE GRAZIANO CREMONEZI

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIMEP. Professora da Escola de Engenharia de Piracicaba. Professora na Faculdade Dom Bosco e pesquisadora e consultora na área de Gestão de Pessoas. Possui publicação de artigos em periódicos e livros nacionais e internacionais.

JOSÉ ALBERTO MOREIRA
Mestre em Administração (UNIMEP). MBA em Formação para executivos (FIA-USP). Engenheiro mecânico. Executivo por cerca de 15 anos em empresas multinacionais no ramo de equipamentos para perfuração e produção de petróleo. CEO e sócio de organização no ramo de distribuição de equipamentos hidráulicos para infraestrutura e mineração, importados da Europa e Japão. Grande experiência internacional em diversos continentes.

JOSÉ ANTONIO SOARES
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (UNIMEP), Pós-Doutorado em Redação Científica, Universidade de Lisboa, Portugal e UNESP Botucatu); Graduação em Administração e Tecnologia (Processos de Produção),  Professional Master Coach (SLAC), São Paulo, SP, Brasil. Professor de Fundamentos de Administração em Medicina Veterinária (FAMV) e Fundamentos de Marketing em Medicina Veterinária (FMMV), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), FMVA, UNESP, Araçatuba, SP, Brasil; Professor na Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC); Faculdade do Sudoeste Paulista (FSP); FKB, FII) Itapetininga, SP, Brasil.

JOSÉ EDSON MOYSÉS FILHO
Doutor em Administração pela UNINOVE e Universidad Complutense de Madrid, Mestre em Administração pela UNINOVE-SP, Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luís-SP. Geólogo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor na Rede Gonzaga de Ensino Superior - REGES- Dracena e REGES - Tupi Paulista e na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Adamantina. Secretário da Educação de Irapuru-SP. Possui vários artigos publicados em revistas científicas e capítulos de livros.

JULIA CESTARI PIERUCCI

Mestre em Reprodução Animal (UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Jaboticabal, S.P.)  Graduação em Medicina Veterinária (UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Jaboticabal, S.P. Médica Veterinária responsável e administradora da Fazenda Jequitibá da São Luiz, Rancharia, São Paulo.

KATIA DENISE SARAIVA BRESCIANI
Pós-Doutorado em Redação Científica, Universidade de Lisboa, Portugal e UNESP Botucatu); Mestrado em Patologia Animal; Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva; Graduação em Medicina Veterinária;Professional Master Coach (SLAC), São Paulo, SP, Brasil. Livre Docente em Enfermidades Parasitárias dos Animais da UNESP-Araçatuba.
Professora das Disciplinas de Fundamentos de Administração em Medicina Veterinária (FAMV) e Fundamentos de Marketing em Medicina Veterinária (FMMV), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e da Disciplina de Empreendedorismo na Graduação da FMVA, UNESP, Araçatuba, SP, Brasil.

LEONARDO AURELIANO DA SILVA

Pós-Doutor (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM). Doutor e Mestre em Administração (PPGA-Universidade Nove de Julho – UNINOVE), Professor e pesquisador do Mestrado Profissional de Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi. Professor de Marketing da ESPM-SP. Autor de diversas publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais.

LUCAS REIS MACIEL
Mestre em Administração pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba.  Engenheiro de Produção pela Universidade São Francisco. Atuação profissional: Robert Bosch. Professor orientador de MBA pela USP/PECEGE.

LUCAS VINICIUS SHIGAKI DE MATOS
Doutor e Mestre em Medicina Veterinária Preventiva (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV), Graduação em Medicina Veterinária (UNESP). Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA), Araçatuba, São Paulo, Brasil.Jaboticabal, São Paulo, Brasil. Pesquisador Visitante na Universidade Tufts Cummings, Department of Infectious Disease and Global Health, North Grafton, EUA por dois anos. Pesquisador no Setor de Parasitologia pelo Centro de Pesquisas de Animais do Brasil, Amparo, SP, Brasil por dois anos.

LUIZ HENRIQUE LIMA FARIA

Doutor em Administração. Mestre em Ciências Contábeis. Graduado em Administração. Graduado em Ciências Contábeis. Graduado em Psicologia.  Pesquisador Líder do NEPGEST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão). Pesquisador Líder do GEMAD (Grupo de Estudos em Manufatura Digital). Docente do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo).

MARCELO BONGAGNA
Mestre em Administração. Especialista em Marketing. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Professor Universitário na Fatep, Anhanguera, Faculdade de Americana, Unifacens e Senac Piracicaba em nível da graduação e de pós-graduação, atuando nas áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, Logística, Planejamento e Estratégia. Autor e coautor de artigos publicados em periódicos e anais de eventos científicos. Conteudista de material didático para o ensino superior. Membro da equipe MEC/Inep para o processo de construção e elaboração do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Professor-Orientador de Pós-Graduação em Marketing e Varejo da ESALQ-USP.

OSVALDO ELIAS FARAH

Pós-Doutorado em Administração (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – (FEARP-USP). Doutor em Administração (Faculdade de Economia, Administração da Universidade de S.Paulo - FEA-USP). Mestre em Administração (EAESP/FGV). Economista (Centro Universitário Moura Lacerda). Coordenador e Autor de livros em Administração, Estratégia, Marketing e Empreendedorismo, como “Gestão Estratégica de Negócios” (Cengage, 2018) Pesquisador do CNPq e da FAPESP. Auditor e Consultor de Negócios.

PAULO MARCELO CAETANO DA SILVA
Doutorando em Engenharia Mecânica (UNICAMP), Mestre em Administração (UNIMEP), MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas e Universidade da Califórnia Irvine), Especialista em Gestão da Qualidade (Centro Universitário FEI - IECAT), Graduação em Engenharia Mecânica (Centro Universitário FEI). Professor universitário na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (Mogi Guaçu, SP) e na UNIMOGI (Mogi Guaçu, SP). Consultor em Gestão Empresarial e Gestão da Qualidade. Vivência de mais de 30 anos em indústrias de autopeças nas áreas de Engenharia, Qualidade, Logística e Industrial.

RENATO FERREIRA PIMENTA
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração também pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso Superior de Marketing na UNINOVE - SP. Autor de diversos artigos publicados em relevantes periódicos da área mercadológica. CMO da Marketing Pepper Consulting e realiza pesquisas científicas e aplicadas na área de marketing.

REGINA MAZZINI RODRIGUES BISCALCHIN
Administradora de empresas pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP - 2009), mestranda em Administração de Empresas na área de Gestão de Pessoas pela Unimep (2016). MBA em Agronegócio pelo Pecege/ Esalq-USP (2011). Analista de Mercado do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/ USP na área de proteína animal, com ênfase nos mercados de suínos, aves e ovos.

ROSANA BORGES ZACCARIA
Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Publicidade em publicidade e propaganda. Professora do PPGA- Programa de Mestrado em Administração Profissional da Unimep e dos cursos de especialização Lato Sensu: MBA Marketing; MBA Marketing e Gestão de Negócios e MBA em Gestão Digital e Mídias Sociais Atua nas áreas de marketing e criatividade. Membro dos grupos de Pesquisa Marketing e Estratégia e Comunicação na era digital: cultura, cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação.

THEL AUGUSTO MONTEIRO
Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenador do MBA em Marketing e Negociação, High Performance Coach pelo Instituto ISI Infinity, Mestre em Administração, Especialista em Marketing Estratégico, e Bacharel em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Metodista de Piracicaba, leciona disciplinas relacionadas a área de Marketing e Comportamento do Consumidor. Autor de artigos científicos e capítulos de livros sobre marketing, estratégias de marketing e comportamento do consumidor. Editor-chefe da Revista "Caderno Profissional de Marketing" da UNIMEP.

VALÉRIA RUEDA ELIAS SPERS
Doutora em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCCSP). Mestre em Educação (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Marketing (Universidade São Judas Tadeu). Administradora (Centro Universitário Salesiano Dom Bosco). Docente permanente do PPGA - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da UNIMEP até julho de 2018. Docente do Centro Universitário Atenas-MG. Consultora na área de Gestão e Educação. Atua em Administração, com ênfase em Estudo Organizacionais, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Governança Corporativa e Gestão Turística.