ANDERSON DOS SANTOS MACHADO
Doutorando em Comunicação pela PUC-RS, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Comunicação em Saúde pela ESP/RS e Unisinos. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Imaginário e Infância (PUC-RS), com ênfase no imaginário de saúde na Comunicação. Bolsista CAPES. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
ANDRETTE DA COSTA RODRIGUES
Possui Graduação em Fisioterapia – Faculdades São José; Pós-Graduado em Anatomia Humana – Universidade Estácio de Sá; Mestrado em Ciências da Atividade Física, pela Universidade Salgado de Oliveira; Atual no curso de fisioterapia, ministrando disciplinas de Neuroanatomia; Patologia Traumato-Ortopédica; Fisioterapia em Saúde Pública; Fisioterapia Desportiva; Fisioterapia em Reumatologia e Fisioterapia em Clínica Integrada Traumato-Ortopédica.
CAMILO ARAUJO MÁXIMO DE SOUZA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Educação Física e Cultura na Universidade Gama Filho. Professor das disciplinas Handebol e Teoria dos Desportos Coletivos na UERJ. Desenvolve estudos na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar.
CÉSAR SABINO
Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR). Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ. Pós-Doutor em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em História pela UERJ. Atualmente é Professor Associado de Sociologia e Sociologia Política no Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor na Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Faz parte da pesquisa “Micropolíticas e Teoria Social” e membro do Grupo “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Abordagem pelas Ciências Sociais”. É membro suplente do Conselho Universitário da UNIRIO.
CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO
Graduação em Enfermagem pela UNICAMP. Aprimoramento em Planejamento e Administração de Serviços de Saúde e Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP. Pós-Doutora em Política, Gestão e Saúde pela FSP/USP. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Americana (FAM). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Atenção Primária a Saúde, Gestão em Saúde com ênfase em apoio matricial e institucional em saúde. Ministra aulas (graduação e pós-graduação) na área de saúde coletiva, metodologia da ciência, gestão pública de saúde, gestão da clínica, estratégia de saúde da família.
DENISE SCOFANO DINIZ
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com mestrado em Educação pela Faculdade de Jandaia do Sul/PR (2001), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ (2006), e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ (2010). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Subjetividade, Gestão e Cuidado em Saúde, professora colaboradora da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e da Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e médica homeopata e acupunturista. Possui experiência na área da medicina, saúde pública e privada, e educação permanente em saúde, tendo atuado como apoiadora institucional do Ministério da Saúde e facilitadora de processos de ensino-aprendizagem para profissionais de saúde do SUS, com ênfase em Saúde Coletiva, pesquisando e desenvolvendo principalmente os seguintes temas: subjetividade, gestão e cuidado em saúde; trabalho em saúde e produção do cuidado; processos intersubjetivos/grupais, trabalho em equipe e cooperação; humanização da assistência; gestão hospitalar; organização e gestão do cuidado.
DIRCEU RIBEIRO NOGUEIRA DA GAMA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ) e Doutorado em Filosofia pela UGF-RJ. Lecionou na Universidade Católica de Petrópolis (RJ), na Universidade Estácio de Sá (RJ), na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Atividade Física (DECAF) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ, desenvolvendo pesquisas em torno das seguintes áreas de interesse: imaginário social e ensino da educação física, ética e bioética, epistemologia da educação física e esportes, ensino de filosofia, filosofia do esporte, análise da formação do educador físico, análise da intervenção pedagógica do educador físico, relações entre exercício físico e cognição.
ELIANE GRIVET
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Desportos – (UERJ). Bacharel em Fisioterapia pelo Instituto Metodista Bennett (IMB) – Rio de Janeiro.
FERNANDA ANDRESSA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE- UERJ); Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ; Graduanda em Educação Física com Habilitação em Bacharelado pelo IEFD da UERJ; Bolsista da CAPES.
FERNANDA SILVA DIAS DE AQUINO
Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ). Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, Especialização em Língua Portuguesa pela PUC-MG, Licenciatura em Letras português/inglês pela UFRJ e em português/francês pela UFRJ. Atualmente é graduanda em Português/Alemão na Faculdade de Letras da UFRJ.
FLÁVIO CHAME
Vice-diretor do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação Física (UERJ); Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ). Graduado em Fisioterapia (ESEHA). Especialista em Futebol (UERJ).
GERALDO ALBUQUERQUE MARANHÃO NETO
Possui doutorado e mestrado em Saúde Coletiva e Licenciatura Plena em Educação Física. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Atividade Física na Universidade Salgado de Oliveira. Na área acadêmica, tem experiência nas áreas de Fisiologia do Exercício e de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, neurociência, treinamento, avaliação funcional, epidemiologia e bioestatística.
GIGLIOLA RHAYD BOECHAT SALLÔTO
Possui Mestrado em Vigilância Sanitária pelo PPGVS no INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) – FIOCRUZ/RJ, graduação em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho e em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve projetos de atividades físicas para grupos especiais. Possui experiência nas áreas de Gestão Administrativa e Gerencial, Educação Física, Fisioterapia Traumato-Ortopedia e Biodiversidade Microbiana Molecular.
GUARACI KEN TANAKA
Mestre e Doutorando em Saúde Mental (UFRJ). Especialista em Neurociências Aplicadas na Reabilitação (UFRJ). Fisioterapeuta Acupunturista. Instrutor de Mindfulness certificado pela UNIFESP. Instrutor de Neurocognitive Foundations for Mindfulness (BMT, Centre of Excellence on Mindfulness, UK). Pesquisador colaborador do Mente Aberta. Professor da Pós-Graduação de Neurociências (EEFD, IPUB).
IRMA DA SILVA BRITO
Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Doutora em Enfermagem e Especialista em Saúde Comunitária. Coordenadora da rede internacional de pesquisa-ação participativa no ensino superior PEER – Peer-education Engagement and Evaluation Research (UICISA: E & IREFREA Portugal). Membro do Comité Executivo da International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR) e responsável pelo grupo PHR Training que organiza Cursos Internacionais de Pesquisa-ação Participativa.
JEFERSON JOSÉ MOEBUS RETONDAR
Professor Associado do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ. Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho-RJ. Formação em Ciências Sociais pela UFRJ. Formação em Psicanálise pelo CBP-RJ. Coordenador do Laboratório do Imaginário e das Representações Sociais Sobre as Práticas Corporais e Lúdicas (LISACEL-UERJ).
JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Educação pela UERJ. Atualmente é Técnica Educadora Física da UERJ e Professora da Escola Municipal Leitão da Cunha. É coordenadora do Projeto de Extensão Educação Física e Promoção da Saúde para servidores públicos.
JOSÉ SILVIO DE OLIVEIRA BARBOSA
Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduação em Medicina pela UERJ, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ. É médico fisiatra aposentado do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. É professor adjunto da UERJ, no Instituto de Educação Física e Desportos com atuação nas disciplinas Fisiologia do Exercício I e II, já tendo atuado nas disciplinas Educação Física e Terapêutica I e II. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Fisiatria. Atua na Educação Física principalmente nos seguintes temas: atividade física adaptada para coronariopatia, hipertensão arterial, fibromialgia, obesidade, diabetes mellitus, gestação e parto, além de promoção da saúde.
JOYCE FERREIRA CARVALHO
Profa. Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ; Departamento de Ciências da Atividade Física. Atua nas áreas de Educação Física e Terapêutica, Fisiologia do Exercício e Bioquímica. Doutora em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ. Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ.
JULIANA BRANDÃO PINTO DE CASTRO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ). Professora do Departamento de Ciências da Atividade Física (DCAF) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ).
KARINA REIS DA SILVA
Residente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
KATRINA PEREIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
LEANDRO TEÓFILO DE BRITO
Pós-Doutorando e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Colégio Pedro II. Membro do Grupo de Estudos sobre Diferença, Desigualdade e Educação Escolar da Juventude vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realiza pesquisas nas áreas de Educação e Educação Física sobre os seguintes temas: Gênero e Sexualidade, com ênfase no campo de estudos sobre Homens e Masculinidades; Diferença; Inclusão em Educação; Juventude e Educação.
LEONARDO HERNANDES DE SOUZA OLIVEIRA
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE-UERJ). Bolsista da FAPERJ no doutorado. Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE – UERJ). Foi bolsista da CAPES no mestrado. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Educação Física pela UERJ. Coordenou o Projeto Exercícios Físicos Adaptados para Gestação e Parto e atuou no Projeto Tratamento Interdisciplinar de Pacientes com Fatores de Risco para Doença Arterial Coronariana, promovidos pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física, junto ao Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ. Tem experiência nas seguintes áreas: fisiologia do exercício; prescrição do exercício para populações especiais (fibromialgia, hipertensão, diabetes, obesidade); terapêuticas coletivas de saúde; e educação em saúde voltada para a saúde coletiva.
LINA MARCIA MIGUEIS BERARDINELLI
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – PROCIÊNCIA, da UERJ. Líder do Grupo de pesquisa: Rede Participativa de Cuidado, Interdisciplinaridade e Promoção da Saúde na Cronicidade-CNPq e Membro do International Collaboration Health Research (ICPHR). Mestre em Enfermagem na área de educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LUANA MAGRI
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
MADEL THEREZINHA LUZ
Possui graduação em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Sociologia pela Université Catholique de Louvain na Bélgica e Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular aposentada da UERJ e da UFRJ. Atualmente é colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Sociologia da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: racionalidades médicas, práticas integrativas e complementares em saúde, corpo e práticas de saúde, instituições de saúde, regime de trabalho, produção científica e saúde, biociências e cultura. É líder do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas.
MAIRA CRISTINA WOLF SCHOENELL
Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Possui Licenciatura Plena em Educação Física (UNISC/RS). É Integrante do Grupo de Pesquisas em Atividades Aquáticas e Terrestres – GPAT/UFRGS e Proprietária da Academia de Hidroginástica e Natação Corpo & Água – Teutônia/RS.
MARGARETH COSTA NEVES
Mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Anatomia Humana (CRBio), Bacharel e Licenciada em Biologia pela Universidade Gama Filho (RJ), com Aperfeiçoamento em Yoga no Sri Aurobindo Ashram – Delhi Branch (New Delhi, India). Instrutora de Yoga e Professora de Cursos de Formação Profissional em Yoga.
MARIA CRISTINA MELLO MARINHO ROHR
Doutora, Ph.D. e Mestre em Medicina Integrativa (IQUIM-USA), Mestre em Dança Educação (UCLA-USA), Graduada em Educação Física (UERJ), Professora do Departamento de Ginástica do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IEFD-UERJ), Terapeuta Quântica do Fogo Sagrado-Alinhamento Energético e Ativista Quântica (Amit Goswami).
MARIA LÚCIA ALVES CAVALIERE
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Saúde Coletiva pela UERJ. Atualmente é técnica educadora física da UERJ e fundadora do Projeto de Extensão Tratamento Interdisciplinar para pacientes com Fibromialgia da UERJ.
NATHALIA APARECIDA COSTA GUEDES MIRANDA
Graduada em Enfermagem pela Faculdade Wenceslau Braz (FWB), Pós-Graduação em Enfermagem em Clínica médica nos moldes de residência pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Enfermagem pela FENF/UERJ. Atualmente, é enfermeira temporária da Marinha do Brasil na área de auditoria.
RAFAEL DA SILVA MATTOS
É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Saúde Coletiva com concentração em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ. É especialista em Direito do Trabalho pela FIS-RJ. É membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq Racionalidades Médicas e Práticas de Saúde sediado na Universidade Federal Fluminense. É pesquisador do Laboratório do Imaginário Social sobre Atividades Corporais e Lúdicas (sediado na UERJ) e do Laboratório de Fisiologia aplicado à Educação Física (sediado na UERJ). É um dos Coordenadores do Programa de Extensão “Práticas Corporais de Saúde” da UERJ, criado pela Reitoria em 2014. É Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Atividade Física do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ e Coordenador de Graduação na gestão 2016-2019. Publicou em 2012 o livro “Sobrevivendo ao Estigma da Gordura” pela Editora Vetor-SP. Em 2014 publicou o livro “Imagem Corporal: novos olhares numa perspectiva interdisciplinar para o século XXI”. Em 2015, publicou o livro “Fibromialgia: o mal-estar do século XXI” pela Editora Phorte. Em 2016, publicou o livro “Pesquisa Qualitativa em Educação Física” pela Editora CRV. Tem interesse em estudos filosóficos na saúde, na educação física e nos esportes. É orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte na UERJ.
RENATA TAREVNIC
Doutoranda em Biologia experimental e Humana (UERJ) e Mestre em Educação Física (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ) Trainer Mundo Hidro (Portugal), Autora dos DVDd's Atividades aquáticas e terrestres na gravidez e Autora do livro: Manual do Fitness aquático para gestantes e pós-parto.
RODRIGO GOMES DE SOUZA VALE
Pós-Doutor em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ). Professor Titular do curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, Cabo Frio, RJ.
RODRIGO KASKUS DO VALLE
Bacharel em Educação Física e Desportos pelo Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ.
RODRIGO SILVA PERFEITO
Graduado em Educação Física – Licenciatura – UERJ. Graduando em Educação Física – Bacharelado – UERJ. Graduado em Fisioterapia – FRASCE. Especialista em Educação Física Escolar – UERJ. Mestre em Ciências da Atividade Física – UNIVERSO. Autor do livro: A Educação Física e o Bullying: A DesUtilização da Inteligência. Autor do livro: Jogos Cooperativos Contra o Bullying: Uma Possível Ferramenta para o Combate da Violência. Autor do livro: Método Pilates: Uma Possível Intervenção para a Promoção da Saúde no Envelhecimento.
ROGERIO LOPES AZIZE
Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor Adjunto no Instituto de Medicina Social da UERJ, onde trabalha desde 2015. Foi professor da Universidade Federal Fluminense entre 2011 e 2015. Membro do LESUS – Laboratório de Estudos Sociais dos Usos de Substâncias. Tem como foco de interesse o cruzamento entre antropologia, saúde, ciência, corpo e pessoa.
ROGÉRIO SANTOS DE AGUIAR
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB). Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Preparação Física (UCB). Licenciatura Plena em Educação Física (UCB).
ROXANA MACEDO BRASIL
Doutoranda em Atividade Física e Desporto (Universidade de Valência – Espanha), Mestre em Motricidade Humana (UCB-RJ), Especialização em Treinamento Desportivo (UFRJ-RJ), Licenciatura Plena em Educação Física (UFRJ-RJ), Trainer Internacional em Exercícios Aquáticos AEA – EUA.
SIDNEI JORGE FONSECA JUNIOR
Cursou a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física na UFRRJ, as especializações lato sensu em Ciências do Treinamento de Alto Nível na UFRRJ e em Fisiologia do Exercício na FAMATH, o mestrado em Ciências da Motricidade Humana na UCB e o doutorado em Ciências Nutricionais na UFRJ-2014. Participa de atividades de desenvolvimento científico nos laboratórios Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais (DAFEE-UFRJ) e Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte (LABSAFE-UFRRJ). Tem experiência profissional em medidas e avaliações em motricidade humana, prescrição de exercício para grupos especiais, ensino e treinamento desportivo em modalidades coletivas e individuais, detecção, seleção e orientação de talentos esportivos e educação física escolar.
SIMONE FREITAS
Psicóloga Clínica (PUC-RJ e CRP). Mestre em Psicologia Social (UGF). Especialista em Psicoterapia Breve Integrada pela Souza Marques. Especialista em Psicologia Hospitalar. Coordenadora da Clínica de Estudos e Tratamento em Transtornos alimentares e Obesidade (CETTAO) no Serviço de Psiquiatria do Prof Jorge Alberto Costa e Silva- SCMRJ. Professora de Saúde mental e Psicologia médica no Curso de graduação em Medicina (UNESA – campus João Uchôa). Coordenadora de disciplinas do oitavo período do Curso de Medicina (UNESA – campus João Uchôa).
STEPHANY DE SÁ NASCIMENTO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE-UERJ). Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE – UERJ). Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Educação Física pela UERJ. Servidora da UFRJ.
WECISLEY RIBEIRO DO ESPÍRITO SANTO
Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ-2013), mestrado pelo mesmo programa (2009) e licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência nas áreas de Antropologia, Educação e Educação Física, com ênfase em Antropologia do Trabalho e dos Movimentos Sociais Urbanos, Antropologia da Educação e Antropologia do Lazer. Realizou pesquisas etnográficas com trabalhadores do Rio de Janeiro e de Pernambuco. No primeiro caso, entre professores de Educação Física em escolas públicas de Seropédica e entre costureiras de Nova Friburgo. No segundo, entre produtores/comerciantes familiares de vestuário em Caruaru. Foi pesquisador bolsista do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, onde desenvolveu uma pesquisa coletiva sobre Movimentos Sociais e Esfera Pública, em cooperação com a Secretaria Geral da Presidência da República (2012-2014). Atualmente investiga os processos de ocupação dos espaços públicos urbanos, notadamente relacionados a trabalho, lazer e sociabilidade. É professor adjunto efetivo do Instituto de Educação Física e Desportos do Centro de Educação e Humanidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro fundador do Núcleo de Antropologia do Trabalho, Estudos Biográficos e de Trajetórias (NuAT/Museu Nacional/UFRJ).