Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM TEMPOS DE DITADURA (1964 a 1985)

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM TEMPOS DE DITADURA (1964 a 1985)

Autores: Clarice Nascimento de Melo - Genylton Odilon Rego da Rocha - Maria José Aviz do Rosário (Orgs.)

livro impresso
de R$ 34,90 por
livro digital
de R$ 34,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra Formação de professoras/es em tempos de ditadura (1964 a 1985), organizada por Clarice Nascimento de Melo, Genylton Odilon Rego da Rocha e Maria José Aviz do Rosário, resulta do esforço de pesquisadores e estudiosos brasileiros que atuam no campo da história, sobretudo na história da educação brasileira, e procuram contribuir com o desenvolvimento da temática no período da ditadura militar no Brasil, entendendo-a como um passado recente que não pode ser esquecido, pois o desconhecimento do passado alicerça o discurso único e poder dos vencedores que, hegemonicamente, passam a deter a verdade.
No Estado do Pará, os conflitos pela terra não cessaram e as feridas provocadas pelo silêncio da maior guerrilha brasileira, a Guerrilha do Araguaia, ainda “esquecida”, são, portanto, marcadas na memória de parcela da população, que guarda o rosto de assassinos de gente e da democracia. Uma obra que, ao discutir a formação de professoras/es no contexto da ditadura, cumpre a função de resgate dessa história e é de fundamental importância para a educação brasileira.
Urge, então, lembrar aquilo que não pode ser esquecido. Eis o papel desta obra.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2202-1
DOI: 10.24824/978854442202.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM TEMPOS DE DITADURA (1964 a 1985)

Autores

CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB.

GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará. Exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica.

MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO
Professora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica- NEB - UFPA, nos cursos de graduação em Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB (mestrado).

HUMBERTO CUNHA
Diretor Presidente do Instituto de Planejamento e Estudos Socioambientais – IPES, Doutor em Educação, Engenheiro Agrônomo.

WELLINGTON FERREIRA DE JESUS
Doutor em Educação pela UFG e professor do PPGE da Universidade Católica de Brasília (UCB).

MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira-UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPEB. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

RENATO PINHEIRO DA COSTA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira-UFPA. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará.

REGINA CELI ALVARENGA DE MOURA CASTRO
Professora da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira-UFPA. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais.

SERGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em História com doutorado em educação. Professor da rede estadual de educação do Pará.

VIVIAN DA SILVA LOBATO
Professora Adjunta da Faculdade de Educação e Ciências Sociais da UFPA – Campus de Abaetetuba. Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Universidade Federal do Pará/UFPA.

ROGÉRIO GUIMARÃES MALHEIROS
Mestre em Educação pela UFPA.

ALINE EWERTON DE SOUZA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).