Capa do livro: ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISAS QUALITATIVAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISAS QUALITATIVAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores: Márcio Urel Rodrigues (Org.)

PESQUISAS QUALITATIVAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática não se trata apenas de uma obra a respeito de um método de tratamento e análise de dados. Neste livro, os autores explicitam a maneira como registrar – descrever os passos dados – no texto das pesquisas, o movimento de cada uma das etapas da Análise de Conteúdo, atribuindo rigor metodológico ao processo de codificação e categorização dos dados em pesquisas que utilizam questionários, entrevistas, documentos e bibliografias como instrumentos de coleta de dados. A presente obra está organizada em três partes, que evidenciam algumas possibilidades da Análise de Conteúdo para pesquisas na área da Educação Matemática. Na primeira parte – quatro capítulos –, os autores apresentam o referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo como procedimento de análise de dados em pesquisas qualitativas. Na segunda parte – quatro capítulos –, os autores apresentam os trabalhos produzidos na Disciplina de Tópicos Avançados: Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Na terceira parte – seis artigos –, os autores apresentam o movimento da Análise de Conteúdo em diferentes contextos – análise de livros didáticos; análise de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática; e análise de avaliações, como o Novo ENEM. Com base nos capítulos da presente obra, os leitores (estudantes e pesquisadores) compreenderão a Análise de Conteúdo como um procedimento sistemático para organizar, tratar, codificar e interpretar dados provenientes de toda classe de documentos e textos, a fim de compreenderem em profundidade o objeto da pesquisa, descrevendo não apenas os conteúdos manifestos nos dados, mas também interpretando os conteúdos latentes das mensagens.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3232-7
DOI: 10.24824/978854443232.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 348
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISAS QUALITATIVAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MÁRCIO UREL RODRIGUES
Licenciando em Matemática pela Universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT; Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP – Rio Claro/SP; Atua como professor efetivo na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.  Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática da UNEMAT; Docente do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela UNEMAT; Diretor da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Editor da Revista COINSPIRAÇÃO – Revista de Professores que Ensinam Matemática; Atua nas linhas de (i) formação de professores de Matemática e (ii) Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática.

LUCIANO DUARTE DA SILVA
Licenciado e bacharel em Matemática pela PUC-GO; Mestre em Matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp – Rio Claro/SP. Docente r do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG), atuando principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Matemática; O ensino das disciplinas de Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática; e políticas públicas voltadas a formação de professores.

ELISANGELA APARECIDA DOS SANTOS
Licenciada Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Especialista em Educação Especial e Inclusão FIAVEC/MT. Professora da Rede Estadual de Educação – SEDUC/MT. Lotada na Escola Estadual 29 de Novembro – Tangará da Serra-MT.

JOÃO PAULO DA SILVA
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática PPGECM da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária UFMT/MT. Professor da Rede Estadual de Educação SEDUC/MT. Lotado na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon – Tangará da Serra-MT.

DÉBORA CRISTINA DA SILVA
Licenciada em Matemática pela UNEMAT – Campus de Barra do Bugres; Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (Instituto UCAM-PROMINAS. Professora de Matemática da SEDUC/MT – Escola Estadual Nova Chance – no município de Barra do Bugres.

SÔNIA MARIA DOS SANTOS FILHO
Licenciada em Matemática pela UNEMAT – Campus de Barra do Bugres; Professora de Matemática da SEDUC/MT na Escola 7 de setembro – Distrito de Assari – município de Barra do Bugres.

RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA
Licenciado Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Especialista em Gestão Educacional e Inspeção escolar, pela UCAMPROMINAS; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Licenciado em Matemática, Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino e Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências  pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT;  Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática pela Unesp – Bauru/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática da UNEMAT; Docente do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela UNEMAT; Diretor da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Editor da Revista COINSPIRAÇÃO – Revista de Professores que Ensinam Matemática; Atua nas linhas de (i) formação de professores de Matemática e (ii) Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática.

MILLAANY FELISBERTA DE SOUZA
Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

THASSYANE PERES TASSINARI
Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Tangará da Serra/MT.

MAYCON DOUGLAS FERREIRA
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT – campus de Barra do Bugres Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2017).

LIGIANE OLIVEIRA SANTOS SOUZA
Licenciada em Matemática pela UNEMAT – Campus de Barra do Bugres e em Pedagogia pela Faculdade Shalom de Ensino Superior; Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Prominas Brasil; Professora de Matemática na SEDUC/MT – CEJA 15 de outubro – no município de Barra do Bugres.

LUCINÉIA OENNING
Licenciada Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Especialista em Educação Interdisciplinar pela Faculdade Católica Dom Aquino de Cuiabá – FAC; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT. Professora de Matemática na Educação Básica – SEDUC/MT.

JOÃO BOSCO HERNANDES EL HAGE
Licenciado em Matemática pela UNEMAT – Campus de Barra do Bugres; Professor de Matemática na SMEC no município de Barra do Bugres.

EDIEL PEREIRA DE MACEDO
Licenciado Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres; Professor de Matemática em serviço na Educação Básica.

ACELMO DE JESUS BRITO
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso– UNEMAT Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras – UFLA/MG; Mestre em Recursos Hídricos – PPGRH – UFMT – Cuiabá/MT. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) da UNEMAT.

ÁGUILA PRISCILLA SILVA DE ABREU
Licenciada em Matemática pela UNEMAT – Campus de Barra do Bugres; Professora de Matemática na SEDUC/MT no município de Tangará da Serra/MT.

JAQUELINE MICHELE NUNES SILVA
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres.

ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres. Professora de Matemática da SEDUC/MT.

ALAN KARDEC MESSIAS DA SILVA
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática – EAD/DEAD – UNEMAT – Polo UAB/São Felix do Araguaia desde 01/08/2017 sob portaria 2987/2017 – Reitoria UNEMAT; Membro dos Projeto de Pesquisa “Conhecimentos Necessários à Docência e a Formação Inicial de Professores de matemática no Estado de Mato Grosso” e “Tecnologias Digitais para Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática: Composição, implementação e estudo de uma estrutura tecnológica com base no GeoGebra, ambiente Moodle e o conceito de Interação colaborativa” e Membro do Projeto de Extensão: “Criação de um Ambiente Virtual de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Matemática”. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) da UNEMAT.

JUNIOR CESAR ALVES SOARES

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT; Mestre e Doutor em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso. – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT.  Coordenador e docente do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela UNEMAT.

DANIELA SILVEIRA ROCHA
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres.

LUCIANA BERTHOLDI MACHADO
Licenciada Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Mestre em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres; Coordenadora Interina do Curso de Licenciatura de Matemática/Barra do Bugres – MT.

MARIA MADALENA DA SILVA ANTUNES
Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

MARIA SOCORRO DUARTE DA SILVA COUTO
Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – UFG – Goiânia/GO; Mestra em Matemática, na área de Equações Diferenciais Parciais, pela UFG – Goiânia/GO e Doutora em Ciências Ambientais – UFG – Goiânia/GO. Tendo defendido a tese Modelagem Matemática para Seleção de Áreas Prioritárias para Conservação: Métodos, Cenários e Contribuições para Gestão Territorial em Goiás e Distrito Federal recebendo Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese – Edição 2010, na área Interdisciplinar. Docente lotada no Instituto Federal Goiano – Trindade/GO; Docente titular do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis no Instituto Federal de Goiás (IFG).