Capa do livro: O ENSINO PRÁTICO DE GEOMETRIA:  <br>da formação à atuação

O ENSINO PRÁTICO DE GEOMETRIA:
da formação à atuação

Autores: Claudete Cargnin - Adriele Carolini Waideman - Silvia Teresinha Frizzarini - Angela Mognon - Flavia Aparecida Reitz Cardoso - Thelma Pretel Brandão Vecchi

livro impresso
de R$ 65,90 por
livro digital
de R$ 65,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Os longos anos como professoras de matemática nos permitiram conhecer a dificuldade matemática apresentada por alunos de Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada, do estado do Paraná. Dificuldades estas também em relação aos conceitos, demonstrações e deduções básicas da Geometria Axiomática, que são uma constante diária presente em sala de aula. Elaborar um material que apresenta como a Geometria Axiomática pode ser trabalhada de forma concreta e manipulada foi a maneira por nós encontrada de auxiliar futuros professores, ou professores em início de carreira, e alunos na compreensão gradual e intuitiva da geometria, fundamentadamente, de conceitos que são necessários para estudos mais aprofundados em cursos posteriores. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em dez capítulos com pequenos roteiros de estudo que embasam de maneira prática o que o professor pode trabalhar durante a apresentação do conteúdo, por meio de atividades em grupos, utilização do software GeoGebra ou outras formas de ensino. Todas as atividades propostas foram elaboradas no intuito de proporcionar ao aluno, percorrendo todos os conceitos apresentados, uma oportunidade de abstração, literalmente ou com uso de recursos gráficos ou algébricos, apresentados em um processo de aprendizagem matemática.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3238-9
DOI: 10.24824/978854443238.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O ENSINO PRÁTICO DE GEOMETRIA:  <br>da formação à atuação

Autores

CLAUDETE CARGNIN
Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, com pesquisas voltadas para o uso de recursos didáticos no ensino de Matemática, em nível de Educação Básica e Ensino Superior e Formação de Professores. É professora de Matemática da UTFPR – Campo Mourão e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino de Matemática – UTFPR-LD/CP.

ADRIELE CAROLINI WAIDEMAN
Licenciada em Matemática e Mestre em Ensino de Matemática. Doutoranda em Educação para a Ciência e Educação para a Matemática. É professora de matemática do ensino superior.

SILVIA TERESINHA FRIZZARINI
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – Joinville, com doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá e estágio na Universidade de Barcelona – Espanha.

ANGELA MOGNON
Mestre, especialista e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do ensino básico, téc-nico e tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campo Mourão.
 
FLÁVIA APARECIDA REITZ CARDOSO
Licenciada em Matemática, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia e Doutora em Engenharia Química. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desenvolve pesquisa na modelagem matemática de escoamentos turbulentos com fluidos super-críticos. Realiza tratamentos estatísticos para pesquisas na área de Engenharia de Alimentos.

THELMA PRETEL BRANDÃO VECCHI
Possui Doutorado em Engenharia Química, Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia, Especialização em Educação Matemática e Licenciatura em Matemática. É professora de Matemática na UTFPR – Campo Mourão.