Capa do livro: O ENSINO DE FILOSOFIA NUM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA:  <br>ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico-participativo?

O ENSINO DE FILOSOFIA NUM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA:
ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico-participativo?

Autores: Márcio Antônio Cardoso Lima

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

“Além de oferecer uma reflexão teórica de envergadura, o livro de Márcio Antônio Cardoso Lima traz [...] um bom exemplo de pesquisa que trabalha com a concepção de teoria como expressão da prática no sentido expresso por Bernardo [...]: ‘uma teoria é sempre a teoria de uma prática e não de qualquer realidade material que transcende o processo dessa prática, nem dessa realidade enquanto não praticada. O homem não reflete sobre o mundo, mas reflete a sua prática sobre o mundo’. Com o rigor científico necessário e a coerência interna, ambos decorrentes desta base epistemológica, o autor possibilita ao leitor a apropriação do processo de produção na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento. Assim sendo, essa obra é de fundamental importância para todos aqueles que, cotidianamente, enfrentam os desafios em desenvolver uma prática pedagógica no ensino de Filosofia e que buscam ultrapassar a mera informação em vista à reflexão crítica e consciente dos problemas do nosso tempo. Da mesma forma, sua leitura é essencial para os que pretendem desenvolver um trabalho de pesquisa na modalidade pesquisa-ensino apoiado na concepção da teoria como expressão da prática. Trata-se, sem dúvida, de um dos bons exemplos dessa modalidade e abordagem de pesquisa”.


"O LIVRO É DESTAQUE NO SITE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS", confira no link abaixo:

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3286-0
DOI: 10.24824/978854443286.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O ENSINO DE FILOSOFIA NUM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA:  <br>ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico-participativo?

Autores

MÁRCIO ANTÔNIO CARDOSO LIMA
Graduação em Filosofia (1982) e Estudos Sociais/História (1984), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e Pedagogia/ Supervisão Escolar (1987), pela Universidade Vale do Rio Doce. Especialista em História Econômica (1989), pela Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Teófilo Otoni (MG), e em Metodologia do Ensino Superior (1992), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Pura Lúcia Oliver Martins. Atualmente, é lotado no curso de Pedagogia, como Professor Associado III, no Campus Universitário de Miracema/UFT. Autor dos seguintes livros: “A pesquisa-ação e o ensino de filosofia” (2013), “O ensino de filosofia e a pesquisa-ação” (2016) e “Considerações sobre o ensino de filosofia em teses e dissertações (1988-2001)” (2018) pela Editora CRV.  Há, também, de sua autoria, um capítulo do livro “Escritos sobre o sentido da escola” (2013), pela Editora Mercado de Letras. Por fim, vários artigos pela Revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.