Capa do livro: EDUCAÇÃO SUPERIOR:  <br>políticas, gestão e docência

EDUCAÇÃO SUPERIOR:
políticas, gestão e docência

Autores: Gabriela Sousa Rêgo Pimentel - Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz - Simone Leal Souza Coité (Orgs.)

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Sinopse

Este livro é resultado de um esforço coletivo para abordar questões significativas sobre políticas, gestão e docência que emergem do campo da educação superior brasileira, as quais podem provocar reflexões críticas a respeito do papel desse nível educacional, de sua função social materializada pelas diferentes instituições, condições de formação, produção e disseminação de conhecimento no contexto da contemporaneidade. Tratando-se de políticas públicas educacionais, artigos analisam a educação superior em termos de promoção dos direitos humanos, do processo de democratização do acesso, da permanência, da avaliação regulatória e do conceito Enade. Pelo foco da gestão, artigos relatam experiências sobre a emergente proposta de curricularização da extensão e os desafios inerentes à implementação no âmbito das instituições. A docência é contemplada com artigos que apresentam a complexidade de questões teórico-metodológicas inerentes à formação de professores para a educação básica e à docência universitária. Em conjunto, as produções instigam um profícuo debate sobre a educação superior.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3298-3
DOI: 10.24824/978854443298.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO SUPERIOR:  <br>políticas, gestão e docência

Autores

ADRIANA DOS SANTOS MARMORI LIMA
Doutora em Difusão do Conhecimento/UFBA – Pró-Reitora de Extensão/UNEB.

ANDERSON DANTAS DA SILVA BRITO
Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFRN (2004); graduado em Educação Física (Licenciatura) pela UERN (2007); Mestre em História (Área de Concentração: História e Espaços) pelo PPgH – UFRN (2012) e Doutor em Educação pelo PPGEd – UFRN (2019). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas/temas: Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História e História Regional/Local; História da Educação (1889-1930), (1930-1947); Ensino de História e Toponímia; Educação Física, Atletismo Escolar, Corpo e Movimento. Professor da área de Ensino de História/Estágio Supervisionado da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

CANDIDO ALBERTO GOMES
Foi assessor legislativo concursado do Senado Federal e da Assembleia Nacional Constituinte. Autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos em vários idiomas, exerce funções de consultor independente em âmbito nacional e internacional, com especial interesse em educação e trabalho, custos e financiamento da educação, educação comparada e sociologia da educação. É professor catedrático da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal.

CARLOS ÂNGELO DE MENESES SOUSA
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universidade de Bonn (Alemanha). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília e pesquisador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.

CÉLIO DA CUNHA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB (aposentado). Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC.

CÍNTIA DIAS DE MATTOS TOYOSHIMA CARNEIRO
SEC/BA, UFOB Mestre em Educação pela Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP), Professora da Secretaria de Educação da Bahia (SEC/BA), Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

CHRISTIANE ANDRADE REGIS TAVARES
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998) e Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009), Especialização em Orientação Educacional pela UNIVERSO (2001), Administração em Marketing e Recursos Humanos pela UNYAHNA (2005) e História Social pela Faculdade João Calvino (2008). Mestra (2012) e Doutoranda (Em curso) em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSAL. Membro do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação de Políticas e Projetos Sociais – GAPPS, Formação de Professor e Currículo e EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação, ambos vinculados ao CNPQ. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação (docência e gestão), com ênfase em Educação Superior – Extensão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Extensão Universitária, Educação Superior, Gestão, Introdução à Filosofia, Filosofia e Ética Profissional.

DAHYSE DE OLIVEIRA E OLIVEIRA

Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano/UNIFACS – Analista Universitário/UNEB.

DELYANA SANTANA DE BRITTO MARINHO
Graduada em Direito (2005). Especialização em Docência Universitária pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2016), e em Direito Processual Civil pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2011). Mestranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (em curso). Membro do Grupo de Pesquisa EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professora da Educação Superior, ministrando aulas na Graduação e Pós-Graduação lato sensu. Atualmente é Professora Substituta na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e professora da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB. É advogada no Escritório Santos Marinho Advogados. Atua profissionalmente na área de Educação Superior e na área jurídica: Direito Educacional, Direito Público, Direito Civil, Direito do Consumidor.

DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universidade de Montréal/Centro de Pesquisa Interuniversitário de Formação e Profissão Docente (Canadá). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

EMÍLIA KARLA DE ARAÚJO AMARAL
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2011). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia desde 2011 e professora titular da Faculdade São Francisco de Barreiras desde 2004. Nesta instituição coordena também o Setor de Pesquisa e Extensão e o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Na docência atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa e prática em educação, estágio supervisionado; educação infantil e processos de alfabetização.

FERNANDA MARSARO DOS SANTOS
Pós-Doutora em Educação (2017), com Doutorado na mesma área: Política e Administração da Educação pela Universidade Católica de Brasília (2014). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007). Especialista em Docência do Ensino Superior, Educação a Distância, Administração Escolar, Orientação Educacional e Gestão Educacional. MBA em Gestão Pública pela FGV (cursando). Graduada em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Atualmente é Assessora Técnica no Conselho de Educação do Distrito Federal. Foi Diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica na SETEC. Foi Diretora de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica na SETEC. Foi Coordenadora de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Coordenou as Diretorias de Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. Tutora de cursos de Especialização. Foi Diretora da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi Assessora Especial na Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal. Foi Diretora de Ensino da Fundação Bradesco. Professora concursada da Rede Pública de Ensino. Possui experiência na gestão e execução de Projetos, Programas e Políticas Públicas: PRONATEC, Rede e-TEC, Profuncionário, PROEMI, Programa Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador.

GABRIELA SOUSA RÊGO PIMENTEL
Pós-Doutora e Doutora em Educação, com ênfase em Politicas Publicas, Economia e Gestão da Educação. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professora Adjunta e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Professora Permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu promovido pela UFBA, UNEB, IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC e UEFS.

GRACY KELLY ANDRADE PIGNATA OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais, cadastrado no CNPq. Membro da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

IVAR CÉSAR OLIVEIRA DE VASCONCELOS
Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com estudos na Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais (Portugal). Professor titular do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista (UNIP).

JANETE PALAZZO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, na área de Política e Administração da Educação. Atuou como Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec) e como Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação. Atualmente, exerce funções de consultora independente de educação. Participante do grupo de pesquisa EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação da Universidade do Estado da Bahia.

JOSÉ VIEIRA DE SOUSA
Licenciado em Pedagogia e Letras, Mestre em Educação e Doutor em Sociologia. Professor associado da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e pós-graduação em educação Coordenador do GT 11 – Política de Educação Superior da ANPEd (2013 a 2017). Líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES). Autor de livros e diversos capítulos de livros e periódicos com ênfase na avaliação da educação superior, gestão acadêmica e avaliação institucional. Membro do BASIS como avaliador de IES e de cursos/INEP.

JÚLIO BISPO DOS SANTOS JÚNIOR
Professor da Universidade Federal de Alagoas, Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.

KELLI CONSUÊLO ALMEIDA DE LIMA QUEIROZ
Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia/ Centro das Humanidades. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES).

PAOLA MATOS DA HORA
Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Pesquisadora-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e atua na Diretoria de Avaliação da Educação Superior, na Coordenação Geral do Enade. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES).

ROBERTO MARDEN LUCENA
Professor da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) desde 2001. Doutor em Educação pela UNICAMP, atua na docência universitária há mais de 20 anos. Exerce a função de assessor especial do IAESB/FASB, sendo pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa-Ação CONSER FASB e Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva (DGP/CNPq – UEPB/IFPB/FASB).

ROSA MARIA SILVA FURTADO
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF) e EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação.

SIMONE LEAL SOUZA COITÉ
Doutora em Educação, com ênfase em Currículo, Ensino e Formação Docente. Membro do Grupo de pesquisa EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação (UNEB); Formação de Professor e Currículo (UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Técnica em Assuntos Educacionais/Gestora do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).